O Homem Que Viaja Fora do Corpo





                                                                


 INGO SWANN

O Homem Que Viaja Fora do Corpo

Ele é capaz de mover e alterar a temperatura de objetos a distância e conhece algumas de suas vidas passadas. Mas sua mais impressionante faculdade paranormal é o desdobramento voluntário (viagem fora do corpo), que já foi comprovado cientificamente. Swann é também pintor de talento, procurando transmitir em seus quadros o que vê em suas viagens astrais. Nesta entrevista, ele fala de seus poderes e afirma que qualquer pessoa pode obtê-los, desde que realize sua condição de ser espiritual.

Quando foi que você percebeu ser dotado de poderes psíquicos ?

Primeiro acho que a palavra "psíquico" não se aplica bem ao meu caso. Nunca entrei em estado de transe, não dou consultas mediúnicas, nem uso, conscientemente, a telepatia. O que acontece comigo, desde sempre, é que tenho a capacidade de entrar em outros níveis de consciência, níveis esses às vezes muito extensos, e que ainda são desconhecidos pela ciência.

E quanto à sua habilidade de desdobrar-se, isto é, projetar a sua consciência para fora do corpo físico ? Quando isso lhe aconteceu pela primeira vez ?

Quando era criança, costumava sair do corpo e mergulhar terra adentro, acompanhando os veios metálicos. Nasci na região das Montanhas Rochosas, muito rica em jazidas minerais. Percorria em "vôos" rapidíssimos os veios, até que eles terminassem na superfície da terra.

Você teve também experiências espontâneas de saída do corpo físico ?

Sim, como quando operei as amígdalas, com a idade de três anos. Estava anestesiado, mas, desdobrado, podia ver o meu corpo deitado na mesa operatória, e o médico trabalhando. O bisturi, em certo momento, escorregou, e produziu um pequeno corte em minha garganta. O cirurgião extraiu as amígdalas e colocou-as num vaso, que escondeu atrás de dois rolos de papel, no interior de uma salinha adjacente. Ao acordar, a primeira coisa que fiz foi reclamar do corte acidental produzido na minha garganta. Em seguida, pedi que me dessem as amígdalas, para guardá-las como lembrança. O médico respondeu que as tinha jogado fora, mas eu repliquei que não era verdade, que elas estavam dentro do vaso atrás dos rolos de papel. É claro que o pobre médico ficou abismado comigo.

Quando foi que você se submeteu pela primeira vez a testes de laboratório ?

Em outubro de 1971, alguns cientistas tiraram fotos minhas no momento em que tentava criar formas de energia. Estávamos num quarto escuro, e eles usaram filmes infravermelhos muito sensíveis. Esses filmes captaram as bolas luminosas que eu estava tentando produzir.

Como conseguiu produzir essas formas ?

Procurei sair fora do corpo e, de fora, dirigir a energia para formar bolas luminosas nas minhas mãos.

Que outras experiências você fez ?

Na Sociedade Americana para a Pesquisa Psíquica fui submetido a testes bem sucedidos de visão e descrição de cenas e objetos em outros locais que não o da experiência. Esses locais distavam às vezes muitos quilômetros. Contudo, não estou certo de que o fenômeno da visão a distância seja sempre e necessariamente um fenômeno de desdobramento.

E as suas experiências de psicocinesia - a habilidade de mover ou influenciar a matéria com a mente ?

Submetido a testes, consegui efetuar, a distância, pequenas alterações na posição de objetos. No Colégio da Cidade de New York, com a doutora Gertrude Schmeidler, conseguiu aumentar e diminuir a temperatura de uma pequena peça de grafite colocada a distância variáveis de um a três metros.

Como você consegue produzir esses efeitos físicos ?

Poderia dizer que o segredo de tudo está na aproximação espiritual consciente com aquela pequena parte do universo físico - no caso, o objeto cuja posição será modificada, ou cuja temperatura será alterada. O ser espiritual é capaz de se deslocar e produzir tais efeitos, de forma análoga à que produz o corpo físico.


OS CINCO SENTIDOS NÃO CHEGAM PARA ENTENDER A REALIDADE


Quer dizer que você acredita que as pessoas existem ao mesmo tempo nesta dimensão e também numa outra, "espiritual" ?

Certo. Este conceito sempre foi aceito pelo psiquismo histórico, mas até hoje pouquíssima pesquisa cientifica foi empreendida para comprová-lo. Nossa tendência é interpretar os fenômenos psíquicos reduzindo-os a dimensões apreciáveis pelos nossos cinco sentidos. Essa atitude é completamente errônea, e não levará a nada. Na verdade, temos que estabelecer outras formas de percepção para captar a realidade desses fenômenos.
Se alguém consegue se ver como um ser espiritual, poderá agir como um ser espiritual, poderá agira em qualquer parte do universo usando simplesmente a sua determinação de fazê-lo. É claro que naquilo que chamamos de dimensão espiritual não temos mãos ou outros instrumentos para agir. Precisamos então usar a maior habilidade que um ser espiritual pode ter - a vontade. Na dimensão espiritual basta querer que algo mude, e a mudança ocorrerá.

Existe alguma relação entre o que você faz e a chamada mediunidade ?

Não creio. Pelo menos nos termos em que o médium é habitualmente descrito. Isto é, alguém que serve de intermediário entre o nosso plano físico e o plano espiritual. Eu não me sinto um intermediário. Tudo que faço, faço voluntariamente, sempre num estado de consciência bem desperta.

Você tem a capacidade de prever o futuro ?

Não faço profecia. Mas acho que uma forma de profecia será reabilitada. Temos que desenvolver a consciência de que cada pequena ação que praticamos hoje importará para o futuro em termos de ecologia, população, finanças, educação, etc. Essa necessidade tira a arte da profecia das mãos dos profetas, colocando-as nas mãos dos que controlam nossa política social - e nas mãos de cada um de nós.

A sua arte, a pintura, está ligada às suas capacidades paranormais ?

Sim, comecei pintando auras ao redor de corpos, rochas, plantas, não como as auras são tradicionalmente retratadas, mas, sim, como eu as via através da clarividência. Assim, as auras que pinto são coloridas e cheias de formas e movimentos, como bolhas, pontos luminosos, relâmpagos, clarões de energia. O resultado é muito parecido com o obtido pelas fotografias Kirlian, que só foram divulgadas muitos anos depois que comecei a pintar.
Posteriormente, muito dos meus quadros visavam reproduzir as impressões que tenho quando estou no espaço, durante viagens fora do corpo. O meu objetivo, como artista, é recriar nas mentes das pessoas as mesmas condições que possibilitaram meu despertar para os níveis superiores de consciência que experimento. As minhas pinturas são todas de um tipo intelectual espiritual psicológico, procurando transmitir ao apreciador as mesmas sensações que tive ao viver a experiência retratada.


FOI CONSELHEIRO TELEPATA DE UM REI MEDIEVAL


Você consegue se lembrar de vidas passadas ?

Sim, lembro-me principalmente de um período no passado em que pessoas dotadas de capacidade paranormais eram muito apreciadas. Fui conselheiro de um conquistador europeu que tinha muita confiança em pessoas desse tipo, e as empregava como colaboradores importantes. Naquela época, para mim era muito fácil ler o que ia na mente das pessoas. Eu alertava o rei quando a verdadeira motivação de uma pessoa que lhe solicitava audiência não era a que ela ostentava na aparência. Acho que essa vida anterior aconteceu em meados do século 8.

Como você vê, hoje, o fenômeno reencarnatório ?

Acho que o conceito de reencarnação hoje está excessivamente generalizado. Acredito, por um lado, que pessoas que tenham plena consciência de si mesmas como seres espirituais possam Ter a capacidade de escolher um outro corpo quando perdem o anterior.  Isso é bem diverso do conceito comum de reencarnação, que inclui necessariamente a doutrina da lei do karma. Quero dizer que uma pessoa que não desenvolveu a plena consciência viverá sua próxima vida em termos das coisas que ela mais temia na vida anterior. Tal pessoa não terá ainda a possibilidade de tomar voluntariamente um corpo ou outro, para poder voltar ao plano físico e poder agir de forma positiva e responsável na edificação do futuro coletivo. Ela reencarnará como um mero resultado do seu passado.
É por esta razão que eu não estou muito interessado em saber se a lei do karma existe ou não. O que me interessa é colaborar na criação de um bom futuro, e não viver como um resultado do passado.

Por causa da sua vida anterior como conselheiro de um conquistador, você conserva até hoje capacidades telepáticas ?

Essa capacidade é agora muito difícil para mim. Provavelmente porque não me interesso muito por ela. Quero dizer, por estar sintonizado com tantas pessoas, em tantos lugares, todas carregando seu arsenal de problemas ? Naquele tempo, isso tinha um propósito, mas hoje não.


O DESDOBRAMENTO É UMA PROVA DE SOBREVIVÊNCIA ?


Qual seria a melhor forma para chegarmos a definir melhor os fenômenos menos paranormais ?

Certamente procurando entender melhor o Homem como ser espiritual, em lugar de limitarmos nosso interesse aos corpos e cérebros. Já sabemos muito sobre nossos corpos físicos, e algumas coisa sobre nossos cérebros, mas praticamente nada desses conhecimentos serve para nos dar melhor compreensão das habilidades paranormais.

A Sociedade Americana para a Pesquisa Psíquica chamou-o para realizar experiências de desdobramento. Esse interesse tinha algo a ver com a pesquisa da sobrevivência da consciência à morte física ?

Sem dúvida. Quando se assume que a consciência de um ser vivo pode abandonar o corpo e passear por outros lugares, voltando depois ao corpo e conservando a memória do que fez, do que viu, do que experimentou, não há razão para deixar de supor que essa consciência possa também sobreviver à morte do corpo físico.

Durante essas viagens fora do corpo físico, você já teve experiências com os chamados desencarnados ?


Já percebi outros seres ao meu redor, e sabia que não estavam habitando um corpo físico. Mas nunca pensei nesses seres como fantasmas, ou pessoas que partiram para mundos mais ou menos elevados. Na verdade, a maioria deles parecia estar num estado existencial muito problemático. Pareciam indivíduos muito torturados, sofredores. Li muito sobre fantasmas e espíritos, e confesso que já procurei essas coisas ou seres, mas nunca senti que eles estivessem se comunicando comigo.

Como você "vê" quando está fora do corpo, já que não tem olhos ?

Vejo por percepção direta das coisas. Posso fazer uma analogia com os sonhos. Quando uma pessoa sonha, seus olhos estão fechados, mas ela se lembra das imagens do sonho. Isso quer dizer que o ser humano, quando se encontra em certos outros níveis de consciência, tem a capacidade de perceber as coisas diretamente. Tais percepções são semelhantes às oculares, mas nada têm a ver com os olhos físicos.

Quando você viaja fora do corpo tem a sensação de viajar ?

Às vezes, sim. Sinto claramente o meu deslocar no tempo e no espaço.

Já encontrou algo estranho nessas viagens ?

Já disse que encontrei outros seres flutuando nas proximidades.

Seres humanos ou animais ?

É difícil saber se são humanos, animais, ou outras formas que não conhecemos na dimensão física.

Seriam espécies de assombrações ?

Assombrações talvez no sentido de que são formas desconhecidas, e que por isso podem assustar. Mas não fazem nenhum mal. Eu costumo esclarecer nesse sentido as pessoas que começam a desenvolver a capacidade da viagem fora do corpo. Enfatizo também que são necessárias muitas precauções em tais empreendimentos.


O PERIGO DAS VIAGENS COM A DROGA


Os perigos, a meu ver, não estão na experiência do desdobramento em si, e sim, nos métodos adotados para conseguí-lo. Muitas pessoas experimentam o desdobramento quando estão em momentos de crise, quando estão sob o efeito de drogas. Todos esses estados podem ser extremamente nocivos para o corpo. Por isso, não recomendo nenhum método violento para se conseguir a viagem fora do corpo.

Você acha que essa experiência está relacionada com a religião ?

Não no sentido corrente de religião. Mas é possível que todas essas experiências diretamente ligadas à consciência de ser espiritual tenham algo a ver com uma verdadeira religião. Ou seja, uma religião viável, que se confunda com a evolução da consciência, e não um sistema de idéias que seja apenas um escapismo e consolo para as penas humanas.

Você acha que existe hoje um renascimento espiritual no Ocidente ?

Até hoje, em termos reais, não percebi nada disso. O que está acontecendo é que muitas pessoas confundem suas idéias sobre esse renascimento com a realidade do fato.

Pode-se considerar o atual interesse pela parapsicologia como uma forma de buscar a espiritualidade ?

O atual interesse pela parapsicologia é apenas uma mania. Mas é uma mania necessária. Num planeta que cada vez limita mais seu próprio futuro, é preciso descobrir mais sobre nós mesmos como seres conscientes, dotados de um corpo e de um espírito. Nesse sentido, a parapsicologia abre novas fronteiras.

Você acha que as outras pessoas podem apreender a desenvolver habilidades paranormais ?

Sim, desde que aprendam a conhecer a si mesmas como aquilo que realmente são: seres espirituais. De maneira geral, creio que tais habilidades despertam, naturalmente, com a ampliação dos níveis de consciência.


O PARANORMAL DEVE SER FELIZ, SAUDÁVEL E CRIATIVO


Existem outros pré requisitos para esse desenvolvimento ?

Um deles é que a pessoa viva uma vida feliz. Se a pessoa for infeliz, se estiver envolvida em problemas insolúveis, não terá tempo nem condições para isso. Para o desenvolvimento positivo da consciência superior, e consequentemente desabrochar dos poderes paranormais, é preciso que a pessoa tenha uma forma de vida saudável e criativa.

A atividade paranormal modificou substancialmente sua maneira de ser ?

Ainda não estou certo disso. A minha atividade paranormal é muito intensa, mas não confundo isso com uma mudança na minha maneira de ser, no meu estilo de vida. Sou exatamente como era muito tempo atrás, antes de entrar nisso tudo.

Você já pensou em usar os seus poderes paranormais para ganhar dinheiro ?

No momento, ainda estou demasiadamente empenhado em pesquisar junto a instituições científicas para preocupar-me com isso. Mas, passado este período, pretendo dedicar parte do meu tempo em projetos onde minhas capacidades possam ser usadas de alguma forma criativa, em benefício de mim mesmo e dos meus semelhantes.

Como, por exemplo, descobrir lençóis de petróleo ou reserva de minérios ?

Até que essa não é má idéia. Acho que, daqui para frente, teremos que retirar as capacidades paranormais do âmbito restrito dos laboratórios, e colocá-las no grande laboratório da vida, para ver se elas podem melhorar um pouco a qualidade do nosso cotidiano.

Você tem alguma linha filosófica para aconselhar as pessoas ?

Acho necessário que todos procuremos novos preceitos para o futuro, e que nos perguntemos se a linha que escolhemos na vida é realmente viável e criativa.

Você acha que as capacidades psíquicas contribuirão de forma decisiva na construção de um futuro mais viável e mais criativo ?

Gostaria de acreditar nisso, mas a partir do que sei sobre essas capacidades, penso que suas possibilidades são muito pequenas. Existem, de fato, indivíduos dotados que provaram que as suas vidas realmente foram um benefício, e não um desperdício. Mas outros, por não encaminharem os seus poderes num sentido criativo, para o bem-estar comum, apenas contribuíram para o estado de grande confusão em que hoje vivemos.

Você acha que há necessidade de uma nova ética espiritual ?

Uma nova ética espiritual não pode ser desenvolvida deliberadamente. Ela surge espontaneamente, a partir da própria necessidade. Quando muitas idéias novas são introduzidas numa cultura, ocorre uma gradual modificação dos padrões éticos.

Qual é a sua idéia de Deus ?

Sempre tive certeza da existência de uma certa Eminência. Mas essa certeza não tem nada a ver com o retrato de Deus que nos foi historicamente apresentado.

Como é que você vê o universo ?

O Universo é um raio de lugar ! Um dos maiores problemas do ser espiritual é entender como o Homem faz interagir em si mesmo a consciência, a matéria, a energia, o espaço e o tempo. A vida permanecerá um mistério ameaçador enquanto não resolvermos essa grande equação. Mas, à medida que o Homem desenvolve seu conhecimento a respeito dela, todo o universo torna-se potencialmente sua propriedade.

Você quer dizer por participação ?

Não, por direito de propriedade. Porque, se sabemos que podemos interagir, poderemos conscientemente começar a fazê-lo através do poder da vontade e da determinação. Isso significa que podemos mudar as circunstâncias, dentro de nós e ao nosso redor. Eu admiro a grandeza e o esplendor do universo, mas não mais me sinto diminuído diante dele.






Postagens mais visitadas deste blog

ENTIDADES III (Entendendo a vampirização II )

UM CASO DE VAMPIRISMO

BREVE INTRODUÇÃO MAGICA III