A Natureza Prática da Feitiçaria




A Natureza Prática da Feitiçaria

Anton LaVey, para o The National Insider, 1969






O texto abaixo é um dos primeiros artigos escritos por Anton LaVey e faz parte de uma coluna semanal que ele mantinha no tablóide californiano 'The National Insider' no início dos anos 1970, no período imediatamente posterior a publicação da Bíblia Satânica e fundação da Church of Satan. Neste primeiro artigo podemos ver o nascimento de muitos conceitos que posteriormente seriam melhor desenvolvidos em suas obras seguintes. Uma oportunidade interessante para analisar o nascimento do pensamento layeano assim como completar a argumentação do "Livro de Lúcifer" com alguns exemplos e argumentos que não foram mencionados na sua primeira obra e desta forma não apenas vislumbrar a mente do fundador do Satanismo Moderno, mas também de ver como o próprio Satanismo evoluiu nos seus primeiros anos.

A Natureza Prática da Feitiçaria



Semana passada, dediquei este espaço em minha coluna à descrição de algumas das falácias mais comuns sobre o que é popularmente aceito como necessário para se tornar uma bruxa ou bruxo de sucesso. Agora, permitam-me expor alguns dos requisitos reais para a pessoa que deseja praticar a verdadeira arte da manipulação mágica dos seres humanos, a natureza prática da feitiçaria.
Antes de tudo, ninguém deve entrar no estudo da bruxaria prática de maneira desesperada. Muitas pessoas esperam balançar uma varinha mágica e resolver todos os seus problemas. Todos querem um atalho, um caminho fácil, um sistema. Ninguém sabe isso melhor do que Satã. Todo mundo quer conseguir alguma coisa em troca de nada. Os milhões de concursos, rifas, loterias, amostras grátis e ofertas especiais são prova disso. Assim como a miríade de livros, panfletos, cursos e grupos de estudo que prometem ensinar os "grandes segredos" ou a "sabedoria oculta" deste ou daquele mestre. O verdadeiro mago sabe com certeza de uma coisa, e este é um adágio tão velho que dificilmente é dito, embora seja brutalmente verdadeiro:
"Você consegue da vida exatamente aquilo que coloca nela."

O homem que vem a mim, depois de falhar em tudo que ele já realizou e espera que o diabo tenha pena dele só porque está passando necessidade e decidiu assinar seu nome na linha pontilhada é alguém tristemente iludido. Uma das perguntas não respondidas no livro e no filme "O Bebê de Rosemary" é porque a menina que foi originalmente viver com o casal de idosos morreu. Ela caiu na calçada do prédio; mas pulou, escorregou ou foi empurrada?

Para o Satanista a resposta é óbvia. A menina em questão representava claramente o papel da "perdedora" na história. Satã, ao escolher a mulher adequada para engravidar, não gostaria que fosse alguém assim. Para carregar seu filho (seus frutos) ela deveria ter entusiasmo pela vida. Ninguém teve que empurrar a menina para fora da janela. Ela estava destinada a perder, por suas próprias ações. Sua própria propensão a acidentes lhe causou destruição, motivada pelo medo do desconhecido que ela evidenciava.

PODER NA MAGIA

Há, de fato, grande poder na magia, mas você deve estar preparado para ser capaz de tomar vantagem dele. Se uma pessoa é uma perdedora perene, não pode esperar saber como garantir seu sucesso, quando e se ele um dia ele chegar. Mesmo se pudesse aprender como virar um feiticeiro da noite para o dia, ainda assim não teria a personalidade necessária para prosseguir com o conhecimento que possui. A regra numero 1 na prática da verdadeira magia é: Você deve ser capaz de conduzir uma vida boa para você mesmo! Na história do mundo está estabelecido que os ricos ficam mais ricos, os pobres mais pobres. Agora, mesmo que você não tenha uma maldita coisa por onde começar, você deve começar por, pelo menos, fingir que  tem alguma coisa! A solteirona que olhar debaixo da cama todas as noites para encontrar um homem pode nunca achar ele ali, mas logo será vista com um homem fora do seu quarto. Será dito por alguns, neste ponto que o que estou ensinando não é nada mais do que psicologia aplicada.

É surpreendente o tanto de gente que aparentemente sabe tudo sobre psicologia aplicada, mas que nunca consegue aplicá-la em sua vida. Para ser uma bruxa ou bruxo competente deve-se primeiro aprender e utilizar estes princípios psicológicos. Todos vocês, velhos sujos que acham que vão transar com uma linda moça apenas porque falaram um encantamento ou compraram um kit de vodu, mudem de estratégia! Todas vocês mulheres sem curvas e atarracadas que sentem que um belo rapaz deve adorá-las por sua "beleza interior" são apenas tolas enganado a si mesmas! Se você é um perdedor e espera que Satã o acolha depois que Deus lhe deu um pé na bunda, existe a possibilidade que você simplesmente tenha jogado no time errado todo este tempo e precisa, simplesmente, de uma mudança de postura. Mas, se você mudar de religião e não conquistar novo, não culpe Satã e seu conceito mundano de vida. Não culpe também seu ultrapassado conceito de Deus por seus fracassos. Culpe a si mesmo por querer perder!

DESCULPA CONVENIENTE

Outra pessoa, situação ou deus sempre são desculpas convenientes para nossos próprios atalhos e derrotas na vida. O vencedor comete erros e aprende com eles para não errar novamente. O perdedor comete erros e nunca aprende nada. Dito isso passaremos para o próximo passo; a preparação do glamour próprio da feitiçaria. Glamour é o termo usado há muitos anos para se referir aos encantos e manipulações de bruxas e magos. Agora, o significado da palavra mudou para denotar uma exibição deslumbrante de beleza. Nós simplesmente definimos glamour como algo que controla a atenção visual de outra pessoa, que distrai o espectador de outras coisas. Muito próxima a esta encontramos outra palavra muito usada em conexão com a feitiçaria - Fascinação. Tem sido dito que você não pode julgar um livro pela capa, mas mesmo assim as pessoas fazem isso o tempo todo! De fato, se a maioria das pessoas não julgasse livros pela capa, não haveria necessidade de um ditado como este.

Uma bruxa bem sucedida deve ter glamour em sua presença, seja em seu sex appeal, sua feiúra ou sua estranheza, nos utensílios que usa, no cenário ao seu redor ou no lugar em que vive. Nenhuma garota que apresentar uma aparência desleixada e desinteressante terá sucesso como bruxa. A razão para as pessoas ficarem intrigadas com magia e bruxaria é em primeiro lugar é porque ela representa uma das facetas secretas da vida - o elemento da fantasia. Se é o fascínio pelo ocultismo em si que o torna tão popular, então é lógico que qualquer coisa que intrigue, fascine ou cause fantasias, causará a mesma reação por parte dos observadores - potencialmente compulsivos. Apenas observe qualquer prostituta de sucesso; invariavelmente ela vai estar vestida de uma maneira que vai atrair os homens e afastar as mulheres. Sua escolha de roupas é o que vai excitar, intrigar e atrair a atenção dos seus potenciais clientes, em suma, uma promessa das coisas maiores e melhores que ela oferece. Quem é o homem mais provável de causar uma excitação nas mulheres em uma reunião social? Certamente não é o barulhento, violento e totalmente extrovertido, mas o cara que é obviamente diferente de todo o resto na sua aparência, mas que parece ser uma força subjacente sensual, uma promessa de emoções profundas. Ainda somos animais, apesar de nossas tentativas de esconder este fato. O intelecto é algo magnífico, mas é a ancestral reação instintiva que vai ganhar a briga todas as vezes.

CONCEITOS DE DEUS

É por isso que sempre foi tão fácil para o diabo governar o mundo. O espiritual, os planos elevados, as idéias divinas, são basicamente desenvolvimentos intelectuais, invenções idealistas que devem ser consideradas segundo sua utilidade. Por outro lado, as necessidades, os desejos, os prazeres e as compulsões são puramente emocionais e não necessitam de nenhuma análise para serem colocadas em funcionamento!
Assim, o aspirante a bruxo ou bruxa deve aprender bem a importância dos apelos emocionais e o primeiro em ordem de importância é o Estimulo Visual. Existe uma regra simples e rápida que pode ser aplicada ao estimulo visual de natureza sexual - uma regra que vai sempre funcionar para a bruxa que for suficientemente atraente par fascinar os outros. A regra é: O que mais fascina é aquilo que não deve ser visto. Isso é facilmente comprovável pelos homens em clubes de topless que desviarão o olhar de uma garota completamente nua, balançando seu corpo com erotismo para olhar para a mulher que está acompanhando seu marido no bar e que ao assistir o show exibe sem querer uma generosa quantidade de sua coxa entre a barra da saia e o final da meia-calça. A diferença entre a mulher do palco e a mulher da plateia é que a garota lá em cima é vista por todos, incluindo pelas outras mulheres numa secreta identificação pessoal. Já a jovem garota com sua aparente falta de cuidado com sua saia é observada por outras mulheres presentes de uma forma ressentida e crítica. A razão para a desaprovação das outras mulheres e os olhares furtivos de aprovação dos homens é óbvia para quem conhece a regra. A mulher sentada no bar, bem vestida, com cabelos presos e salto alto está oferecendo um show muito melhor com sua perna e um ocasional vislumbre de sua calcinha do que a mulher quase nua no palco, pois a garota casada (que provavelmente tem três filhos em casa) está mostrando algo que NÃO DEVERIA SER VISTO! Você sabe qual a coisa mais frustrante do mundo para o Diabo? Coisas como "visual andrógino", quando você não consegue diferenciar os rapazes das garotas; Um homossexual honesto gosta de homossexuais que se parecem com homens.

TRAVESTISMO ESCLARECIDO

Um travesti saudável quer parecer com uma mulher bem vestida! Uma lésbica esclarecida vai procurar mulheres que pareçam com rapazes ou mulheres que pareçam com mulheres, mas não os dois! As pessoas ou não devem vestir nenhuma roupa ou deveriam vestir roupas que inferissem claramente um ou outro sexo. Se uma mulher tem um charme feminino ela deveria mostrá-los. Se um homem tem apelo sexual, dele deveria exibi-lo. As 'braquilhas"[1] usadas na idade média não são nada diferente das "saqueiras" de hoje do mundo gay - ambas mostram algo que não deveria ser visto! É claro que todos esses usos da fascinação sexual são resultado de culpas infundadas estabelecidas pelos homens de "Deus", mas seja como for ela está aqui agora e nós estamos presos com ela, por isso podemos muito bem usá-la e apreciá-la. Há uma oportunidade para libertar-se dessas "amarras" pelo uso de drogas, mas veja o que ela produz - falta de discriminação resultante em um visual unissexual. É melhor apertar as amarras, é mais divertido. É por isso que os Satanistas celebram os assim chamados pecados. Nós transformamos as algemas da prisão em algemas de fetiches - os fundamentos que fazem nossa personalidade, nossos gostos, nossos desgostos e aquilo que somos. Nós gostamos de nossos fetiches e nos ressentimos de quem quer tirá-los de nós. É por isso que não somos uma religião de "amor" que proclama gostar de tudo e de todos. Nós sabemos que quando perdemos o sentido de discriminação nos tornamos como formigas em um formigueiro. Felizmente a maioria das pessoas ainda estão e continuaram a estar presas as suas algemas ou amarradas em alguma coisa. Mesmo os que se consideram 'livres' estão em geral trabalhando tanto nisso que se tornam escravos de sua 'liberdade'. Na semana que vem responderei algumas cartas que chegaram pedindo a opinião do Diabo sobre várias questões relativas a artes negras, modos e moral e outros assuntos para serem abordados de um ponto de vista Satânico. Também incluirei outros ingredientes em nosso estudo PRÁTICO da bruxaria. Até la, pequem bem!

[1]Nota do tradutor: "Cod Pieces" era uma espécie de cobertura enfeitada das genitais masculinas enfeitada usado pela nobreza da inglaterra.")



Postagens mais visitadas deste blog

ENTIDADES III (Entendendo a vampirização II )

UM CASO DE VAMPIRISMO

BREVE INTRODUÇÃO MAGICA III