CHI (KI)



KI

Chi (Ki) diz respeito a todas as práticas taoístas e artes e é um dos conceitos mais fundamentais em todo o taoísmo. Os antigos místicos taoístas entendiam que todo o universo que percebemos é energia em um constante estado de fluxo e transformação. A experiência de energia em todas as formas é o que a mente taoísta foi orientada para, e, naturalmente, a sua linguagem evoluiu para utilizar as diversas formas de chi. Usa-se a palavra chi tanto como um prefixo e sufixo para tratar indivíduos com qualidades de ar, respiração, vitalidade, combustão, ou poder sobre todas as formas de chi. Chi é a energia que permeia o universo e  está em tudo e em todos. Chi no homem é estabelecido de muitas maneiras, por meio do ar, a respiração, o sangue e os nervos. É a essência da vida. Outras culturas têm palavras como prana, shakti, kundalini que quer dizer mais ou menos a mesma coisa. Na ioga taoísta, manifesta-se chi em 2 forças que são pólos opostos. Ching-chi é uma energia potencial não refinada solta pela função do metabolismo do corpo. Shen é percepção psíquica ou consciência projetada da mente que não pode ser percebida diretamente, porque é uma função da mente e se projeta através dos olhos. Ching atua como o yin e yang como o Shen. Ching não pode assumir uma forma a não ser na presença de Shen e não tem forma, mas pode constituir ching em chi em um ciclo simbiótico. Quando as duas forças interagem, a energia da mente e a energia do corpo, elas formam a consolidação ocidental ideal da união concluída, a de um microcosmo do universo macrocósmico.
A diferença entre a filosofia oriental e ocidental é que as opiniões do pensamento ocidental acredita que a mente e o corpo são duas entidades diferentes. O homem ocidental vê a si mesmo com sua mente como separado de todo o resto. A filosofia oriental vê que todos os fenômenos é energia e que a energia é sempre preservada e, portanto, os eventos estão interligados. Os chineses acreditam que o corpo humano é regido por 12 esferas de energia ou circuitos que se manifestam atravez dos 12 meridianos que percorrem cada um dos principais órgãos do corpo. A Medicina Tradicional Chinesa (TMC) especifica mais de 36 formas que funcionam dentro do corpo. Assim como muitas outras línguas têm muitas palavras que descrevem o mesmo aspecto, os chineses também têm muitas formas de chi identificadas ao longo dos séculos com rigoroso diagnóstico médico e observação.
Em Manfred Porkert de "Os Fundamentos Teóricos da Medicina Chinesa", ele lista algumas das formas mais importantes de chi como segue:
Chi Nativum: Chi que é a constituição inata, a potencia vital que está gradualmente sendo utilizada no curso da vida . Pode ser conservado pela higiene, mas nunca pode ser reabastecido.
Chi Cardinale: Energia Movendo através dos meridianos e integrado a um ciclo fisiológico.
Chi Frumentarium: Energia derivada de alimentos e assimilados.
Chi Magnum: A energia derivada através respiração, ou que a energia cósmica que foi assimilado pela respiração (similar à definição indiano de prana).
Chi Genuinum: O movimento fisiológico do organismo resultante da concordância do Chi Magnum e Chi Frumentarium.
Chi Mersum: O chi manifestado nos pulsos.
Os antigos chineses viram a vida humana como uma estrutura de energia. O aspecto material (ching) que está sendo realizada no local através do pensamento ou ação do espírito (shen). Esta estrutura de energia humana é composta de certos potenciais de energia inatas que constituem as qualidades e a força de sua vida (Chi Nativum) foi criada pela energia derivada do processo de respiração e alimentação. O resultado foi o bem-estar da estrutura essencial e a eficiência para funcionar a partir da qualidade de energia que atravessa os meridianos, artérias e veias. A combinação de todas estas energias vitais constituem o movimento fisiológico total da estrutura. O modelo holístico do funcionamento humano para os antigos chineses assume que os pensamentos próprios, consciência espiritual, dieta adequada, ar não poluído fresco e exercício são essenciais para uma boa saúde e vida longa.

***EM BREVE **Manipulação Energetica***

Leia Também

- MERIDIANOS -
- AURA -
- PROJEÇÃO ASTRAL -
- INDUÇÃO EXPERIÊNCIA FORA DO CORPO -

|Viagem Astral | Energia Ki | Chi | Projeção Astral | Ocultismo | Esoterismo |

Postagens mais visitadas deste blog

ENTIDADES III (Entendendo a vampirização II )

UM CASO DE VAMPIRISMO

BREVE INTRODUÇÃO MAGICA III