Como Desenvolver a Percepção, Interação e Manipulação Energética

Como Desenvolver a Percepção, Interação e Manipulação Energética


Percepção energética é algo tão básico na prática mágica que realmente é muito complicado que você se torne um magista real sem dominar ao menos o básico deste elemento. Esta costuma ser a fronteira que separa os estudantes do oculto dos magistas. Os estudantes não desenvolveram ainda a manipulação das energias e o magista sim. Também é um grande limitador, porque muitos simpatizantes das artes ocultas perdem tempo lendo vários tratados e livros de magia em geral, maravilham­se com o que é dito em cada um deles mas não encontram nenhum treinamento específico acerca do tema, ou ao menos, não encontram nenhum treinamento que seja claro e simples para iniciantes.


Não podemmos dizer que não existem tais treinamentos pois estaríamos mentindo, eles existem sim, há diversas obras escritas por autores excelentes que ensinam o beabá da percepção e manipulação energética, algumas vezes falta ao próprio estudante de ocultismo a perseverança de ir adiante. Escrevemos esta parte mesmo assim, pois este livro se propõe a ser um manual compacto, porém completo, não vamos apenas falar, falar, falar e não ensinar a estrada dos tijolos amarelos. Vamos ensinar exercícios básicos da forma mais simples que pudermos para que você possa efetivamente dar alguns passos em direção à efetiva prática.


Existem pessoas que já nascem captando energias de todo lado. Há os curandeiros naturais, as pessoas que tem dedo verde ou como se diz popularmente “mão boa para plantas”. Existem, ainda, pessoas que naturalmente possuem o poder de lançar mal olhado e quebranto e até mesmo feitiços complexos sem nunca ter ouvido falar de magia. Se você já tem algum tipo de habilidades do tipo naturalmente, os exercícios mesmo assim são úteis para que consiga controlar e dominar seus dons naturais, como diria o slogan da Pirelli, “potência não é nada sem controle”.


Antes de mais nada, elencaremos alguns fatores que influenciam na percepção energética, se você possui dificuldades com os exercícios ou mesmo sem se exercitar deseja melhorar sua percepção ­ pois trata­se apenas de melhorar porque percepção todos temos, em diferentes graus sugerimos começar por testar a força desses fatores, isolados ou em conjunto:


1. Alimentação: existem alimentos que embaçam e que limpam a nossa percepção energética. Carne vermelha, carne suína, alimentos picantes (cebola, alho, pimentas) são alguns que tradicionalmente são associados a tal tipo de bloqueio. A dieta vegetariana é conhecida por ser de grande auxílio a quem deseja melhorar sua percepção. As densas energias contidas na carne ao interagir com nosso campo espiritual, o tornam mais denso que o natural, eliminar alimentos de origem animal com o tempo faz com que nosso campo fique completamente limpo de tais energias negativas e como consequência, nossa percepção melhore bastante.


2. Descarregos: o dia­a­dia, o trabalho, os estudos e a convivência com as pessoas de modo geral são coisas que nos levam a diferentes níveis de estresse e carregamento energético. O estresse é um poderoso fator de bloqueamento também. É de vital importância cultivar alguma prática de descarrego na nossa rotina. Sejam rezas, defumações, banhos, participação de rituais religiosos ou outro método que você ache mais interessante, o que não pode é deixar a carga de inveja, raiva, tristeza, decepção e outras emoções se acumular no seu campo espiritual sem que nunca sejam limpas.


3. Meditação: magia é muito sobre domínio sobre a mente. A grande maioria das pessoas sequer para alguma vez na vida para refletir sobre como a mente funciona. Uma máquina de potencial tão grande é simplesmente ignorada durante toda a existência. Pra entender a mente é necessário aprender a observá­la. Você já parou para observar sua própria mente funcionando? Se não, procure alguma técnica meditativa e passe a desenvolver este lado. Além de diminuir estresse, ansiedade e outros males, irá aumentar consideravelmente a sua percepção energética.


4. Experiências Místicas: alguns ocultistas tratam as experiências místicas como meras crendices, estão ignorando mais uma vez o imensurável poder que a mente possui. Êxtases religiosos como transes xamânicos, incorporação de entidades e outros são excelentes formas de aprender os mecanismos da manipulação energética. Devendo, contudo, ser atentado para a responsabilidade quanto a tais experiências, procurando sempre locais, técnicas e pessoas confiáveis.


5. Técnicas de Cura Energética: existem diversas técncias de curas energéticas: Reiki, Joh Rei, passe magnético, só para citar alguns. Atuar como aplicador ou paciente de algumas dessas técnicas também uma forma preciosa de entender e sentir as energias ocultas funcionando ao nosso redor.


6. Mudança de Ambientes: a simples mudança de ambientes, como sair da praia para o sertão, do sertão para a mata, da mata para um rio, procurando notar a diferença em nosso corpo e estado mental que cada local apresenta, já nos habilita a sentir melhor as energias atuando.


Estes foram apenas alguns exemplos, há diversos outros fatores menores que também influenciam, mas começe por testar estes que você já obterá excelentes resultados. A seguir apresentamos técnicas simples e objetivas para melhor compreensão e desenvolvimento do tema. Você pode escolher aquela técnica que achar mais interessante e começar por ela. É aconselhável testar várias dessas técnicas, pois cada uma possui objetivos diferentes. Elas não seguem uma sequência de importância, você pode utilizar a que achar melhor, mais atraente e, porque não, mais divertida. Mas é recomendável ler todas antes de começar as práticas, assim você saberá qual delas supre melhor suas atuais carências. As técnicas relacionadas a energia elemental são exceção, se você não tem domínio sobre elas, é recomendável que estude e pratique uma por uma na sequência lógica em que são apresentadas. 



Técnica Básica de Meditação


 

Meditar é uma coisa realmente muito simples, apesar de haverem grandes escolas e tradições que tratam disto, o ocultista só precisa saber o básico e ir aprofundando de acordo com sua experiência pessoal.


1. Sente­se sentado no chão da forma mais relaxante que conseguir, você pode usar a famosa posição flor­de­lótus ou alguma variante, sentar em uma cadeira confortável ou até deitar­se, sendo esta última pouco recomendável em virtude da possibilidade de você pegar no sono sem terminar o procedimento.


2. Estando na posição de relaxamento, passe a prestar atenção em sua respiração, puxe o máximo de ar que conseguir e depois o solte, procure esvaziar sua mente de qualquer pensamento, de qualquer distração, procure apenas respirar e respirar, ignorando os demais processos mentais.


3. Leve o tempo que achar necessário, começe com pouco e vá aumentando de acordo com o acúmulo de experiência.


4. Você pode utilizar música de relaxamento para melhorar a capacidade de concentração ou até mesmo usar um áudio de meditação dirigida, onde, além da música, um narrador vai falando passo a passo como entrar no estado meditativo.


5. Você reconhecerá que alcançou o estado meditativo quando sentir um profundo relaxamento, como se seu corpo não existisse, apenas o espírito. Você sentirá como que mergulhado em um lago de águas relaxantes e não se importará com tempo, com dores físicas ou quaisquer outros fatores. Sair do estado meditativo é como sair de um transe, como acordar completamente relaxado.


Variante da meditação, Técnica de Visualização: muitas pessoas tem dificuldade em esvaziar a mente, alguma simplesmente não conseguem entender como é afinal que alguém pode parar sua mente e não pensar em nada. Isso é compreensível, nosso mundo não para, somos treinados desde criança a não parar, quem para é levado pela correnteza. Então você pode utilizar a reflexão, que é um processo mais fácil e igualmente frutífero.


1.   Sente­se em posição confortável, da mesma forma que na meditação.


2.   Concentre­se em sua respiração até sentir seu corpo completamente relaxado.


3. Visualize um local que associe a relaxamento, pode ser um sítio, o mar, uma montanha, concentre­se apenas neste local e reflita sobre ele, imagine­se nele.


4. Você também pode imaginar uma divindade ou ser espiritualmente evoluído com o qual tenha ligação. Visualize­se subindo uma montanha no topo da qual está a sua divindade ou santo de devoção. Ao chegar lá, imagine­se o que este ser teria a lhe falar, deixe sua mente livre para imaginar, ela pode te levar a locais que você nem imagina.


5. Caso tenha difiuculdades de visualizar as coisas mentalmente, experimente primeiro visualizar a si mesmo em uma sala branca dentro da sua mente. Paredes brancas, teto branco e chão branco, além de uma porta igualmente branca. Se preciso, visualize a si próprio com roupas brancas também. Quando estiver com a visualização bem firme, saia pela porta da sala para dentro de sua mente, deixando a mente guiar a experiência, sem imaginar o que verá. Utilize isso para explorar sua mente e descobrir mais sobre si mesmo. 



Técnica de Percepção Energética Elemental 



1. Sente­se para meditar em posição confortável estando diante de si com representações dos quatro elementos ­ terra(um cristal ou areia), fogo(vela), água(copo d'água) e ar(incenso).


2. Pratique a meditação por pelo menos cinco minutos para chegar a um estado de maior relaxamento.


3. Após isto, de olhos fechados para maior apuração do sexto sentido ou de olhos abertos se ainda não tem muita segurança com a técnica, realize imposição de mãos sobre cada elemento em separado, procurando sentir a diferença na energia de cada um dos deles.



Variação:


1. Dirija­se a uma grande massa de água e sente­se às suas margens procurando sentir a energia que emana do local, procure perceber de que forma esta energia interage com seu campo espiritual.


2. Sente em uma área com terra nua e procure sentir a pulsação da terra sob você. Tente perceber as correntes de energia telúricas que correm debaixo dos pés de todos, como esta energia interage com você.


3. Vá para um local alto ou baixo mas muito ventilado e fique se braços abertos procurando sentir a energia das correntes de ar. Existe algo ali além da mera força física do vento? Entre em estado meditativo para sentir a energia não só com o corpo mas com o espírito.


4. Não, não vou ensinar técnica para ir a um grande incêndio ou cratera vulcânica para sentir energia do fogo.


Outra variação:


1.  Usando a técnica de visualização, visualize­se diante de uma grande massa de água, uma grande floresta com os pés no chão, o alto de uma montanha enorme ou flutuando a 50 km de altura ou diante da cratera de um enorme vulcão em erupição e procure sentir a energia elemental destes locais.


2. Você saberá que a percepção energética está boa quando sentir a energia elemental em visualização com a mesma intensidade e realismo que     sente      com     ela     estando     diante     dela pessoalmente. 



Técnica de Percepção Energética Vegetal



É indicado tentar desenvolver esta técnica apenas após dominar com sucesso a percepção dos quatro elementos. A energia vegetal é uma combinação dos quatro elementos pois a planta se desenvolve absorvendo os nutrientes da terra, a força da água, o gás carbônico do ar e a luz do sol. Além de diversas magias lidarem com energia dos vegetais, ela por si só representa uma fonte de conhecimento e poder sem medida, não devendo ser ignorada por magista algum.


1. Sente­se diante de uma árvore para meditar. Entre em estado de relaxamente colocando uma das mãos em contato com o caule da árvore, procure sentir as energias que correm sob o caule, visualize a sua mão espiritual penetrando nesta energia e a puxando para si, observe e anote os resultados para verificar sua evolução.


2. Em uma variação, você pode sentar com a coluna reta em contato com o caule da árvore e realizar o mesmo procedimento.


3. Este item precisa da ajuda de uma terceira pessoa. Pegue um pequeno vaso com plantas e sente para meditar de olhos fechados. Peça para alguém colocar o vaso em qualquer das quatro direções (à sua frente, às costas, de um lado ou do outro) e procure expandir seu campo espiritual em cada direção para descobrir em qual delas está o vaso de plantas. Após ter uma posição sobre qual lado arriscar, abra os olhos e verifique.


4. Após desenvolver bem os itens anteriores, você pode partir para algo mais ambicioso. Porte­se diante de uma grande quantidade de árvores e visualize sem campo espiritual trocando energia com o campo espiritual dos vegetais, como em uma respiração, até sentir­se completamente recarregado. Após fazer isto pessoalmente, treine fazer através da técncia de visualização, neste caso, é interessante visualizar uma floresta em que você tenha estado pessoalmente, para aumentar a eficácia da técnica.



Técnica de Percepção Energética Animal e Humana 



Os animais possuem uma energia bem mais densa que a dos vegetais. Neles, além dos quatro elementos, o fator espírito está presente em intensidade muito superior à dos vegetais. Não é recomendado procurar absorver energia dos animais, como fazemos com os vegetais. Primeiro, porque a energia deles advém não apenas da combinação pura dos quatro elementos, mas da alimentação através da morte de outros seres vivos, além claro, do fator “espírito” como falado anteriormente.


Como os animais não possuem a ligação direta com os quatro elementos que os vegetais possuem, puxar a sua energia implica em perda para eles, configurando uma prática de vampirismo. O mesmo ocorre com a energia humana, afinal, o homem também é um animal.


O objetivo de ensinar técnicas de interação energética animal e humana é possibilitar a compreensão prática das curas energéticas. Infelizmente, o mesmo conhecimento pode ser usado para o desenvolvimento de práticas vampíricas, que não são recomendadas não apenas por fatores morais mas também por questões de eficácia mágica, pois, a não ser que você possua alguma deficiência na absorção de energia natural, as técnicas anteriores são capazes de fornecer muito mais energia em estado puro que qualquer técnica de vampirismo.


Então, toda técnica de doar energia também pode ser usada para puxar? Sim, se você vê um vegetal em estado de perda energética pode doar energia para ele. Nesse caso, a melhor opção não é doar a sua energia humana densa e sim puxar energia elemental ou vegetal para doar.


Após dominar a percepção dos quatro elementos e vegetal, você pode avançar para a energia animal.


1.   Pegue um animal de estimação e ponha sua mão sobre ele, procure sentir as energias que circulam em seu interior, apenas sentir, sem interagir.


2.   Realize o mesmo procedimento do item 3 da percepção vegetal utilizando como objeto um pequeno animal, cuidado para não aplicar qualquer sofrimento ao animal, ele é um ser vivo e merece respeito.


3.    Realize mais uma vez o procedimento do item 3 da percepção vegetal mas desta vez use como algo o amigo que lhe ajudou nas vezes anteriores. Sente­se em meditação e tente descobrir em que lado seu o amigo sentou-­se. 



Técnica de Percepção Energética Espiritual


Após dominar a percepção e interação com as energias que estão ao nosso redor no mundo material, é hora de voltar as atenções para fronteiras mais distantes. Mundos e realidades espirituais são uma realidade palpável ao nosso redor, com diversas evidências que podem ser verificadas pelos céticos. Claro que muitos cegos não querem ver, com relação a estes não podemos fazer nada.


Se você leu até aqui e não entendeu que deve investigar e verificar as coisas antes de julgar e decidir que elas não existem, talvez seja o caso de você e refletir sobre seu caminho e suas regras pessoais para definir paradigmas. Se o que foi falado antes não te fez refletir e ao menos decidir verificar por sí próprio a existência de mundos espirituais, não é voltando a bater na mesma tecla que você será convencido, então voltemos a explicação sobre a técnica.


O objetivo de tal técnica é te colocar em contato com as energias de entidades dos mundos espirituais, o princípio é o mesmo das técnicas elementais, porém é mais voltada a visualização.


1. Sente­se em posição de relaxamento e visualize uma divindade, santo ou espírito evoluído com o qual tenha afinidade, esvazie sua mente de outros pensamentos e concentre­se apenas nisto. Procure sentir a energia deste ser objeto da técnica, diferencie a energia deste ser da sua própria, procure banhar­se com esta energia como se fosse uma cachoeira. Verifique como se sente após terminar e registre. Dê preferência a seres de egrégoras mais antigas e sólidas, como deuses, santos e anjos, eles possuem mais força e você corre menos risco de estar se conectando a entidades vampíricas ao inves de entidades que vão te ajudar.


2. Como variação, você pode usar uma estátua, imagem ou símbolo do ser com o qual quer entrar em contato.


3. Como outra variação, você pode visualizar um plano espiritual diverso, como o Monte Olimpo dos Gregos, a Asgard dos Nórdicos ou qualquer outro com o qual tenha afinidade. Visualize­se nesta outra realidade, passeie por ela, conversa com habitantes da mesma, procure sentir e captar a energia do local.


4. O mesmo objetivo desta técnica pode ser alcançado através de uma prática espiritual relacionada a determinada divindade ou religião, como o ato de rezar o terço, assistir uma missa ou receber um passe magnético. Procure sentir a energia desses momentos, que diferenças elas possuem e como atuam em sem campo energético.


 


Técnica de Autopercepção Energética: Chacras e Aura


Entendido como as energias se manifestam na natureza, o próximo passo e entender como elas funcionam dentro do seu próprio corpo. Como absorvemos e liberamos energias? Como podemos recarregar nossa “bateria” de energia interna? Este é o objetivo do presente tópico.


Existem várias explicações para a forma como a energia circula em nosso corpo, uma das mais comuns e mais verificáveis na prática e a teoria dos Chacras. Os chacras são poderosos vórtices de energia presentes em todo o nosso corpo, eles são responsáveis por trocas de energia com o ambiente e possuem diferentes funções de acordo com sua localização, regendo cada um importantes órgãos e funções do corpo. 


Veja um diagrama com os 7 principais chacras.

Nome Usual
Nome Indiano
Localização
Chacra base/raíz
Muladhara Chacra
Base da espinha
Esplênico/sacro
Swadishthana
Abaixo do umbigo




Plexo Solar
Manipura Chakra
Região da barriga
Cardíaco
Anahata Chakra
Região do coração
Laríngeo
Vishuddha Chakra
Garganta
Frontal
Ajna Cracha
Testa
Coronário
Sahashara Chakra
Topo da cabeça


Existem várias formas de sentir, limpar e utilizar os chacras em práticas mágicas, seguem algumas delas:


1.  Sente­-se em posição de meditação e visualize o chacra básico. Concentre­se apenas na região onde ele está localizado, sinta sua rotação, sinta as energias que ele absorve e libera. Após perceber bem, passe para o chacra seguinte. Repita o processo com todos os chacras. Faça tal exercício diariamente até adquirir a capacidade de sentir todos os chacras e suas respectivas energias.




2. Existem chacras nas palmas de nossas mãos. Aproxime a palma de uma mão da outra e procure sentir a interação entre as rotações dos dois chacras.





3. Fique de pés descalços e em pé em uma área de terra nua. Sinta seus chacras das palmas dos pés interagindo com a energia da terra, procure puxar a energia da terra para seus pés e sinta como seus chacras interagem com a mesma.





4. Nas técnicas de perceção energética elemental, ao utilizar a palma da mão para sentir e absorver energias, procure sentir a rotação do chacra da referida mão, em que sentido ele gira, ele absorve a energia de forma rápida ou lenta?





5. Os chacras são um sistema, eles precisam estar sempre alinhados e equilibrados para melhor trabalharem, experimente o seguinte exercício de alinhamento e equilíbrio dos chacras: realize o procedimento 1 até sentir claramente todos os chacras funcionando. Visualize uma energia verde subindo do chacra básico até o coronário, preenchendo cada chacra e girando em todos eles da mesma forma. Após isto, visualize uma energia dourada entrando pelo chacra coronário e descendo até o básico, comportando­se da mesma forma que a energia verde.





6. Utilize variações no item 5. Visualize a absorção de energia por apenas um dos chacras, alterando também as cores. Recomenda­se estudar o básico de cromoterapia para aprender a utilizar as cores.





7. Incorpore seu conhecimento sobre chacras a todas as técnicas de percepção anteriores, procure perceber as diferentes energias através de seus chacras. Procure absorver as energias pelos chacras também.





Além dos chacras, temos como importante veículo de autoconhecimento energético: o chamado campo auríco. O campo aúrico ou aura é formado por várias camadas de energias sobrepostas que nos recobre e interage com o ambiente. A aura é uma espécie de impressão digital espiritual, ela registra nossos sentimentos, a natureza geral do nosso espírito e até mesmo pode revelar a presença de doenças e coisas do tipo.





A aura também é passível de ser contaminada com energias negativas e precisa de cuidados e limpezas regulares. Utilize as mesmas técnicas de descarrego, elas tem a função exatamente de limpar sua aura em primeiro lugar, que é a camada mais externa do campo espiritual.





Estando em dias com a limpeza de sua aura, é hora de aprender algumas técnicas importantes para a manipulação energética, você precisa ter domínio sobre sua aura. Para isto em primeiro lugar é necessário ter domínio sobre si mesmo, procurar se tornar calmo e ponderado é a melhor forma de manter a aura em equilíbrio, a partir daí, você pode passar a treinar as técnicas de controle.





1. Percebendo sua aura: realize sua meditação comum. Após estar em estado de relaxamento procure sentir todo o seu corpo, sinta as fronteiras que separam o seu corpo do ambiente. Percorra todo o corpo com a mente para sentir e ficar firme na percepção de tais fronteiras. Após cumprir este passo, apenas pare e perceba que a fronteira energética vai além do corpo físico, você sente coisas que estão além do limite da matéria que compõe o seu corpo. Sinta estes novos limites, explore­os e os incorpore ao seu conhecimento de si mesmo.





2. Ao usar técnicas de percepção energética, procure sentir a interação da sua aura com as diferentes energias. Ao se encontrar em uma floresta ou local com abundante energia da natureza, visualize sua aura fundindo­se com a aura do local e sinta a troca energética de tal experência.


Postagens mais visitadas deste blog

ENTIDADES III (Entendendo a vampirização II )

BREVE INTRODUÇÃO MAGICA III

UM CASO DE VAMPIRISMO