VISUALIZAÇÃO CRIATIVA

Uma das ferramentas mais usadas em exercícios espirituais é a Visualização Criativa. Mas porque ela funciona? Qual é seu fundamento?

O que é a visualização? É a capacidade de criar ou recriar uma imagem mental. Não só uma imagem, mas sons, odores, gostos, sensações, por vezes de forma tão vívida que mal há diferença de algo real. Ela se diferencia da imaginação, pois a imaginação é vaga, se formos comparar as duas.

1-A Visualização como ferramenta de Evocação


Finalmente um ponto em que os Conscienciólogos e eu concordamos. O ato de pensar em alguém, quando o pensamento é intenso a ponto de recriar a sensação da pessoa estar do nosso lado, cria um contato mental à distância com a pessoa-alvo. Mas isso não funciona só pra pessoas, e sim para energias em geral. Não se trata de imaginar a mariazinha do seu lado, e sim de recriar o rosto dela na sua cabeça, sentir o cheiro, a energia da mariazinha, como se ela de fato estivesse ali com você. É uma das formas de entrar em contato com as energias dos Elementos, deuses, egrégoras...

Os rituais são uma forma empaparicada de fazer a mente funcionar dessa forma.

Nas práticas ocultistas, num RMP, por exemplo, quando são evocados os 4 elementos, e se visualiza 4 arcanjos, um representando cada elemento, nos cantos do Círculo, o arcanjo é somente uma Imagem Telesmática (imagem mental, que é usada para representar uma energia). Um xamã visualizaria animais específicos em cada canto, um Celta ou Wiccan visualizaria os reis elementais, e por aí vai. São só formas da mente objetiva (lado esquerdo do cérebro) entender e chamar essas energias. O que importa, na verdade, é a sensação que se passa.


2-A Visualização como ferramenta de criação

Outro uso prático e comum da visualização criativa, é a criação de formas-pensamento (ou elementares, ou elementais artificiais, espíritos servidores... escolha um nome.)

Nesse ponto, é um pouco complicado de entender. Mas cito o Geraldo Medeiros (do Instituto Medeiros de Pesquisas Avançadas, uma fonte legal pra pesquisar sobre assuntos como Bioenergias):

Quando pensamos, fazemos duas coisas. Pra cada pensamento, irradiamos energia para o nosso alvo mental, e também criamos uma forma flutuante da imagem que formamos”

É basicamente isso. E com a visualização fixa, concentração e Thelema, criamos, de fato, uma forma mental, e através da nossa vontade, damos um objetivo a essa forma.

A visualização também é uma forma de programar formas-pensamento ou direcionar um objetivo para a energia que irradiamos (ou exteriorizamos, como quiser...). Por exemplo, quando você visualiza uma energia (na verdade, você visualiza uma luz, porque não sabe como a energia é realmente) azulada, para tranquilizar alguém, e funciona, é porque para você, a cor azul passa tranquilidade, é símbolo de tranquilidade, e então, você imprime essa característica na energia. Se alguém conseguir ver essa energia emanada por você, e a mesma “impressão” energética o lembrar a cor verde, ele vai ver essa energia verde, e não azul. Porque na verdade, as energias não tem cores, da mesma forma que nada tem cores, são ondas eletromagnéticas captadas pelo seu nervo ótico e interpretadas pelo seu cérebro de forma que você possa entender, e possa se comunicar com os outros através desses símbolos pessoas.

A programação de formas-mentais e o uso de visualizações funciona por isso. É como uma percepção inversa. Invés de perceber as coisas pela limitação do seu cérebro, você manipula o que não pode entender completamente, através de mecanismos da nossa mente. Nós não conhecemos o mundo como ele realmente é, e muito menos o mundo espiritual, que é muito mais volátil, suscetível ao pensamento e subjetivo. Temos que conviver com isso... vemos tudo por trás de nossos prismas pessoais.

3-A Visualização como forma de manipular a Bioenergia.

Muito usada em técnicas projetivas, energéticas, Chi Kung, técnicas de clarividência pela energização do chakra frontal...

O fundamento é o mesmo... você não sabe como são as suas energias, você não as sente. Mas você acha que elas são da forma que as visualiza. E isso acaba criando uma movimentação delas mesmo, porque a visualização, mais uma vez, funciona só como um símbolo, um intermédio entre o Real que nós não conhecemos, e o que nós imaginamos. E conforme for trabalhando com isso, a sensibilidade vai surgindo, e as coisas vão ficando mais fáceis.

Exercício para desenvolver a Visualização.

1°-Memória visual: Pegue um objeto de sua preferência, observe-o durante 5 minutos, com atenção. Guardando todos os detalhes. Após os cinco minutos, fechar os olhos e recriar todos os detalhes. O objetivo é conseguir criar a imagem de forma tão forte a ponto de parecer que está com os olhos abertos olhando o objeto, ou sonhando acordado, se desligando do mundo exterior.

2º-Memória tátil: Pegue um objeto nas mãos, sinta a textura, o peso, o formado, durante alguns minutos, após fechar os olhos, recriar todas as sensações (peso, textura, temperatura, etc.).

O ideal é conseguir unir a visualização tátil com a visual, de forma que fique o mais realista possível.



Postagens mais visitadas deste blog

ENTIDADES III (Entendendo a vampirização II )

UM CASO DE VAMPIRISMO

Enoch e os Sentinelas: A Real Historia dos Anjos e Demonios.