OCULTISMO E ESOTERISMO

O ocultismo e o esoterismo nos dias atuais estão ao alcance de todos. Difundido de diversas formas e meios atinge a todos aqueles que se interessam pelo oculto e pelos mistérios do ser. Deixou de ser objeto de estudo exclusivo das ordens esotéricas e místicas que com todo cuidado e zelo apreciavam os seus ensinamentos. Isso de certa forma é bom e por outro lado ruim. Bom porque todos têm acesso a essa ciência. Ruim porque nem todos que tem acesso têm um preparo psíquico e espiritual para trilhar com segurança por esse caminho. Um preparo adequado é essencial para o sucesso esotérico e espiritual. E é esse preparo que é negligenciado que torna o ocultismo e o esoterismo um perigo real tanto para a estrutura psíquica como espiritual de quem se propõe a estes estudos. A estrutura psiquica e espiritual do ser humano se encontram num estado estacionário. Esse  estado de dormência é derivado de seu estado mental. Esse estado mental é caracterizado pelo conjunto de dogmas, crenças e experiências que formam a base de sustentação de sua estrutura espiritual. E essa estrutura é que da origem a psique humana. Portanto, uma mudança no estado mental invariavelmente causara também mudanças na estrutura espiritual e consequentemente na psique. Uma mudança a fim de dinamizar e despertar toda essa estrutura do ser humano deve ocorrer de forma lenta e natural afim de que o processo de mudança possa atingir todo o conjunto e não apenas uma parte do todo. Quando se atinge apenas uma parte e não o todo acontece o desequilíbrio afetando dessa forma todo o conjunto. Isso então caracteriza muitos problemas e, entre eles o menor é o fracasso e o desanimo.
Nesses estudos o sucesso daquilo que se propõe é gradativo, galgando aos poucos os degraus consecutivos da realização do objetivo á que se deseja alcançar. Portanto, esperar resultados rápidos na maioria das vezes é algo utópico. Salvo algumas ocasiões raras que por motivos superiores fogem a regra. Tudo na natureza acontece por etapas e gradativamente, o mesmo principio se aplica ao homem no que se relaciona ao seu desenvolvimento espiritual. Não dar importância a esse detalhe é a causa do desanimo e do desinteresse que leva ao abandono e a descrença, ou no pior, á procura de métodos mais fáceis dentro do ocultismo, a Magia Negra.
A magia negra é o uso dos conhecimentos ocultos para o mal. É caracterizado por qualquer meio que atinja direta ou indiretamente o livre arbitro do próximo, seja por dominação ou  qualquer interferência em sua estrutura espiritual para causar mal psíquico, espiritual ou físico. E é sem duvida muito atraente para o iniciante despreparado e leigo e naturalmente perigoso.

Postagens mais visitadas deste blog

ENTIDADES III (Entendendo a vampirização II )

UM CASO DE VAMPIRISMO

Enoch e os Sentinelas: A Real Historia dos Anjos e Demonios.