CURSO DE MAGIA (Básico e Intermediário) Módulo I
Curso
Básico
De
Magia
Módulo
I
O
que é Magia?
Magia
é a mais elevada ciência existente em nosso planeta, pois ensina o
metafísico assim como as leis metafísicas validas em todos os
planos. Esta ciência tem sido chamada magia desde que os registros
humanos começaram.
Mas isto tem sido reservado à círculos
especiais principalmente compostos de altos sacerdotes e altos
governantes.
Magia
é a ciência que ensina a aplicação prática das leis mais baixas
da natureza até as mais altas leis do espírito. A pessoa que tem a
intenção de aprender sobre Magia deve primeiro entender o
funcionamento das leis mais baixas da natureza de modo a conceber as
leis baseadas nela e finalmente as leis mais elevadas.
Franz Bardon.
Magia
é a Ciência e a Arte de provocar mudanças de acordo com a
Vontade.
Aleister
Crowley.
Ao
iniciarmos nossos estudos na Arte, o primeiro conceito que devemos
apagar de nossas mentes é que a Magia é algo sobrenatural.
Absolutamente, a magia é exatamente o contrário, é a Arte de
utilizarmos as energias e forças disponíveis no universo para
realizarmos a nossa vontade.
Porém
para que a nossa vontade seja de maneira eficiente, um certo
conhecimento e treinamento são necessários. Há que tomar muito
cuidado para não obter resultados indesejáveis.
Primeiro
devemos saber os tipos de magia existentes e quais as vantagens e
desvantagens de se trabalhar com cada uma delas.
Outra
coisa importante é distinguir magia de bruxaria / feitiçaria.
Pode-se até certo ponto dizer que um mago ou magista seja um bruxo
ou feiticeiro, mas um feiticeiro ou bruxo não é um mago. Por quê?
Porque ele não compreende o mecanismo de como se realiza a magia,
ele não busca desenvolver de forma adequada e equilibrada o conjunto
de qualidades herméticas do ser humano além do que se busca nos
elementos materiais mais densos a essência dos Elementos dos quais
emanam.
Tampouco
podemos classificar a magia simplesmente como “branca” ou
“negra”. Ela é sim Dogmática ou Pragmática.
Dogmática:
é a forma de Magia que faz uso de símbolos alheios aos pessoais,
simbologia que não pertence ao subconsciente do operador.
Pragmática:
é a que faz uso apenas dos símbolos pessoais, do simbolismo
presente no subconsciente do operador.
As
escolas mais modernas são as que seguem o sistema pragmático como
os Thelemitas, por exemplo, que são seguidores de Aleister
Crowley.
Tanto
a Magia Dogmática como a Pragmática, podem estar presentes em
quaisquer dos 5
Níveis
Operacionais de Magia, a saber: Feitiçaria; Xamanismo, Magia Ritual,
Magia Astral e Alta Magia.
Dentro
destes 5 níveis de Magia podemos encontrar também os 5 atos mágicos
clássicos em todos os níveis. Os 5 atos mágicos são: Evocação;
Divinação; Encantamento; Invocação e Iluminação.
Para
definir melhor o que foi dito nos dois itens acima, vejamos a seguir
breves definições de ambos: (versão livre do " Liber KKK",
contido na obra
Liber Kaos, de autoria de Peter James Carroll).
"Nível
de Feitiçaria"
–
Evocação – o Mago cria,
artesanalmente, uma imagem, uma escultura, um assentamento; as
funções podem ser as mais diversas, definidas pelo Mago; o fetiche
é tratado como um ser vivo; pode ou não conter elementos do Mago.
–
Divinação – um modelo simples do
universo é preparado pelo Mago, para usá-lo como ferramenta
divinatória; Runas parecem adequadas; Geomancia é o ideal; I-Ching
e Tarot são bons também; usar bastante, em todas as situações,
mantendo um diário com todos os resultados obtidos sendo anotados.
–
Encantamento – para essa função
pode-se utilizar uma série de instrumentos, mas em especial deve-se
obter uma ferramenta especial, de significado distinto para o Mago;
para fazer o encantamento, o Mago faz uma representação física do
objeto do desejo, usando as ferramentas mágicas para realizar a
teatralização do ato; por exemplo, o bonequinho representando a
pessoa, é batizado ou coisa que o valha, depois roga-se pragas sobre
o mesmo, então se espeta ele todo com alfinetes, representando
ferimentos na vítima.
–
Invocação – aqui o Mago testa os
limites de sua habilidade de criar mudanças arbitrárias causadas
por modificações estudadas do ambiente e de comportamento; por
exemplo, decorar todo o Templo como se fosse um Templo de um Deus
Egípcio, vestir-se como tal Deus, personificando-o durante
determinado período de tempo. É o que os iniciados fazem quando
incorporam seu Orixá.
–
Iluminação – aqui o Mago busca a
eliminação das fraquezas e o concomitante fortalecimento de suas
virtudes. Algo como uma introspecção deve ser realizada, para
conhecer as próprias qualidades e os próprios defeitos.
"Nível
Shamânico"
–
Evocação – o Mago busca
estabelecer uma visualização de uma entidade por ele projetada,
para realizar seus desejos; muitas vezes, pode-se visualizar a mesma
Entidade que se "assentou" no nível de feitiçaria.
Pode-se interagir com essas entidades em sonho, donde se tira o
conceito do
parceiro astral.
–
Divinação – consiste, basicamente,
em visões respondendo a questões específicas; o Mago interpreta a
visão de acordo com seu simbolismo pessoal.
–
Encantamento – o Mago tenta imprimir
sua vontade no mundo exterior por uma visualização simbólica ou
direta do efeito desejado.
–
Invocação – aqui o Mago retira
conhecimento e poder do atavismo, em geral do atavismo animal; para
isso, o Mago deve ser "tomado" por alguma forma de atavismo
animal. A imitação da atitude do animal em questão ajuda muito
esta operação.
–
Iluminação – o Mago visualiza sua
própria morte, seguido do desmembramento de seu corpo; então, deve
visualizar a reconstrução de seu corpo e a seguir seu renascimento.
É a chamada "jornada" dos Shamãns.
"Nível
de Magia Ritual"
–
Evocação – o Mago pode evocar a
Entidade já trabalhada nos dois níveis anteriores, ou então
qualquer outra. Em geral, um sigilo desenhado em papel, simbolizando
a Entidade evocada, é o que basta para criar o vínculo necessário
entre a mente do Mago e a Entidade que se deseja evocar.
–
Divinação – qualquer instrumento
de divinação serve, mas o Mago deve, antes da prática, sacralizar
os instrumentos da divinação, por meio de algum tipo de prática.
Métodos complexos servem tão bem quanto os simples, mas uma atitude
da mente, mantendo um estado de consciência algo alterado, é
imprescindível.
–
Encantamento – aqui entram em ação
as " Armas Mágicas", que variam de acordo com o Mago,
dentro, é claro, de um simbolismo universal. A concentração deve
ser no ritual, ou no sigilo, ao invés de na realização do desejo;
o sigilo é traçado com a ferramenta mágica, no ar, e a mente é
levada a um estado alterado de consciência. Assim, entra em ação a
mente inconsciente, mais poderosa nessas operações.
–
Invocação – o Mago busca saturar
seus sentidos com as experiências correspondentes a, ou simbólicas
de, alguma qualidade particular que busca invocar; no caso, pode ser
dos Arquétipos Universais, através da decoração do Templo e de
sua pessoa com cores, aromas, símbolos, pedras, plantas, metais e
sons correspondentes aquele Arquétipo desejado. O Mago tenta ser
"possuído" pela Entidade em questão; as clássicas
Formas-Divinas ou Posturas-Mágicas tem uso aqui; antes de qualquer
Evocação Mágica, o Mago deve Invocar Deus, tornando-se ele.
–
Iluminação – tem a característica
de buscar (e encontrar) esferas de poder dentro de nós mesmos; aqui
cabe o sistema de iniciação hermética ensinado por Franz Bardon em
seu " Initiation Into Hermetics".
"Nível
de Magia Astral"
Todas
as operações deste nível são idênticas a todas as praticadas nos
três níveis anteriormente descritos, exceto que são realizadas
apenas em âmbito mental, isto é, na mente do Mago. Portanto, tudo
ocorre nos planos interiores do Mago, desde a construção de seu
Templo, até as OPERAÇÕES
mais práticas.
"Nível
de Alta-Magia"
As
operações neste nível são elevadas, devendo ser praticadas
somente por quem já seja um Iniciado pelo sistema de Franz Bardon;
as OPERAÇÕES neste nível são as cobertas pelos três trabalhos
subseqüentes de Franz Bardon ( Frabato The Magician; The Practice Of
Magical Evocation, The Key To The True Quabbalah).
A
Alta Magia seria a magia do controle, a magia do domínio da
realidade pelo homem. O
Mago Cerimonial da Alta Magia escraviza
entidades, ordena coisas, e para tal tem que ter
controle
absoluto dos 4 elementos, de si mesmo e conhecimento de seu Anjo
Guardião e ou entidades simpáticas.
A
Magia é ainda dividida em vários sistemas mágicos, a saber:
SISTEMA
DA GOLDEN DAWN (AURORA DOURADA)
SISTEMA
THELÊMICO (THELEMA, ALEISTER CROWLEY)
SISTEMA
AURUM SOLIS
SISTEMA
SALOMÔNICO
SISTEMA
DA MAGIA PLANETÁRIA
SISTEMA
SANGREAL
SISTEMA
DOS TATTWAS
SISTEMA
DE PATHWORKING
SISTEMA
SATANÍSTICO (SATANISMO)
SISTEMA
DA MAGIA SAGRADA DE ABRAMELIM (OS QUADRADOS
MÁGICOS)
SISTEMA
ENOQUIANO (MAGIA ENOQUIANA, ENOCHIAN)
SISTEMA
DA BRUXARIA (WITCHCRAFT)
SISTEMA
DRUIDA (DRUIDISMO):
SISTEMA
XAMNICO (XAMANISMO)
SISTEMA
DEMONÍACO (GOETIA, GOÉCIA)
SISTEMA
SOLAR:
SISTEMA
BON-PO (BON-PA)
SISTEMA
ZOS-KIA-CULTUS
SISTEMA
RÚNICO (MAGIA DE RUNAS, RUNE MAGICK, RUNES
SISTEMA
ICÔNICO ou ICONOGRÁFICO
SISTEMA
DO VUDÚ (VOUDOUN, VOODOO):
SISTEMA
DE MAGIA DO
SISTEMA
DE MAGIA NATURAL
SISTEMA
NECRONOMICÔNICO (DO NECRONOMICON)
SISTEMA
LUCIFERIANO (LUCIFERIANISMO, FRATERNITAS SATURNI)
SISTEMA
HERMÉTICO (HERMETISMO, FRANZ BARDON
SISTEMA
CABALÍSTICO (QUABBALAH, KABALAH, TANTRA, FÓRMULAS
MÁGICAS):
MAGIA
ELETRÔNICA:
SISTEMA
PSICOTRÔNICO (PSICOTRÔNICA):
SISTEMA
DE EMISSÕES DE ONDAS-DEVIDAS-ÀS-FORMAS (SISTEMA DE
ONDAS-DE-FORMA
SISTEMA
RADIÔNICO (RADIÔNICA)
SISTEMA
DO CANDOMBLÉ
SISTEMA
DA UMBANDA
SISTEMA
DA QUIMBANDA
SISTEMA
DA WICCA
SISTEMA
DE MAGIA SEXUAL
SISTEMA
DA O.T.O
SISTEMA
DA O.T.O.A
SISTEMA
MAATIANO
SISTEMA
DA FRATERNITAS SATURNI (F.S.)
SISTEMA
ANSARIÉTICO
SISTEMA
DE EULIS
SISTEMA
ZOS-KIA
SISTEMA
PALLADIUM
Os Elementos
Segundo
a filosofia Hindú, os elementos eram chamados de Tattwas. Sabemos
que os elementos em magia ou Tattwas como são chamados pelos hindus
nãos e referem exatamente aos elementos que conhecemos hoje ar,
terra agua e fogo e sim às energias similares e emanados pelos
mesmos. De acordo com a doutrina Hindú os 4 Tattwas mais densos
formaram-se à partir do quinto Tattwa, o princípio Akashico. Por
isso o Akasha é o princípio original e é chamado também de Quinta
essência.
Akasha
–
O princípio etérico
– Símbolo
Ovo Negro
O
Akasha, ou o Princípio Etérico
É
a origem, o fundamento de todas as coisas e de toda a criação. O
Akasha é isento de espaço e de tempo. Ele é o não criado, o
incompreensível, o indefinível. As religiões chamam-no de Deus.
Ele é a quinta força, a força primordial; ele é aquilo que contém
tudo o que foi criado a que mantém tudo em equilíbrio. É a origem
e a pureza de todos os pensamentos e idéias, é o mundo das coisas
primordiais no qual se mantém tudo o que foi criado, desde as
esferas mais elevadas até as mais baixas. É a quintessência dos
alquimistas.
É tudo em todas as coisas.
Tejas
– O princípio do fogo
Símbolo
Triangulo Vermelho
Princípio
do Fogo
O
primeiro elemento que de acordo com os escritos orientais nasceu do
Akasha, é Tejas, o princípio do fogo. Esse elemento, como todos os
outros, não age só em nosso plano denso, material, mas em tudo o
que foi criado. As características básicas do princípio do fogo
são o calor e a expansão; é por isso que no começo da criação
tudo era fogo a luz.
A bíblia também diz: "Fiat lux - que se
faça a luz". Naturalmente a base da luz é o fogo.
Cada
elemento, inclusive o fogo, possui duas polaridades, a ativa e a
passiva.
Sempre deve-se considerar essas duas características
básicas de cada elemento.
Waju
– O princípio do Ar
Símbolo
Círculo Azul
O
Princípio do Ar
Outro
elemento que se formou a partir do Akasha é o ar. Os iniciados
encaram esse princípio não como um elemento real, mas colocam-no
numa posição intermediária entre o princípio do fogo e o da água;
o princípio do ar, como meio, por assim dizer, produz um equilíbrio
neutro entre os efeitos passivo a ativo do fogo a da água. Através
dos efeitos alternados dos elementos passivo a ativo do fogo a da
água, toda a vida criada tomou-se movimento.
Em
seu papel intermediário, o princípio aéreo assumiu do fogo a
característica do calor, a da água a da umidade. Sem essas duas
características a vida não seria possível; além disso, elas
também conferem ao princípio aéreo duas polaridades: no efeito
positivo a da doação da vida, a no negativo, a exterminadora.
Quanto
aos elementos citados, devemos acrescentar que não se tratam de
fogo, água a ar comuns - na verdade só aspectos do plano material
denso - más sim de características universais dos elementos.
Apas
– O princípio da Água
Símbolo
Crescente Prateada
O
Princípio da Água
Assim
como o fogo, ele também se formou a partir do Akasha, o princípio
etérico.
Em comparação com o fogo porém, ele possui
características totalmente opostas; suas características básicas
são o frio e a retração. Aqui também se tratam de dois pólos: o
pólo ativo, que é construtivo, doador de vida, nutriente a
preservador; e o negativo, igual ao do fogo, desagregador,
fermentador, decompositor, dissipador. Como o elemento água possui
em si a característica básica da retração, ele deu origem ao
fluido magnético. Tanto o fogo quanto a água agem em todas as
regiões. Segundo a lei da criação, o princípio do fogo não
poderia existir se não contivesse um pólo oposto, ou seja, o
princípio da água. Esses dois elementos, fogo e água, são aqueles
elementos básicos com os quais tudo foi criado. Por causa disso é
que em todos os lugares sempre temos que contar com dois elementos
principais como polaridades opostas, além do fluido magnético a
elétrico.
Prithivi
– O princípio da Terra
Símbolo
Quadrado Amarelo
O
Princípio da Terra
Já
dissemos que o princípio do ar não representa propriamente um
elemento em si, a essa afirmação vale também para o princípio da
terra. Isso significa que, do efeito alternado dos três elementos
mencionados em primeiro lugar, o elemento terra formou-se por último,
pois através de sua característica específica, a solidificação,
ela integra em si todos os outros três. Foi justamente essa
característica que conferiu uma forma concreta aos três elementos.
Ao
mesmo tempo porém foi introduzido um limite ao seu efeito, o que
resultou na criação do espaço, da dimensão, do peso, e do tempo.
Em conjunto com a terra, o efeito recíproco dos outros três
elementos tomou-se quadripolar. O fluido na polaridade do elemento
terra é eletromagnético. Como todos os elementos são ativos no
quarto elemento (o da terra) toda a vida criada pode ser explicada.
Foi através da materialização da vida nesse elemento que surgiu o
"Fiat", o "faça-se".
Sabemos
que a Astrologia trabalha corn os quatro elementos, Fogo, Terra, Ar e
Água, que estão presentes em qualquer ser da natureza.
Os
Elementos e a Astrologia
Como
é que se formam os elementos?
Para
formar os elementos, partimos de quatro unidades primitivas presentes
na natureza que são quente, frio, úmido e seco. E a cada uma delas,
associamos os sinais de positivo e negativo, que significam um
funcionamento mais masculino ou mais feminino, mais ativo ou mais
passivo, mais "yang" ou mais "yin", como se diz
em linguagem taoista, no mundo oriental.
Acreditamos
que o gráfico abaixo descreve bem como elas se relacionam, além de
representar claramente a união de duas a duas, para dar origem aos
quatro elementos básicos da Astrologia.
O
Fogo:
É
formado das qualidades primitivas quente e seco, com três sinais de
mais e um de menos, que o fazem um elemento de polaridade masculina
ou de atividade extrovertida.
A
Terra:
É
formada das qualidades primitivas fria e seca com dois sinais de
cada, sendo considerado um elemento de polaridade feminina ou de
atividade introvertida.
O
Ar:
É
formado das qualidades primitivas quente e úmido, com dois sinais de
cada, sendo considerado um elemento de polaridade masculina ou de
atividade extrovertida.
A
Água:
É
formada das qualidades primitivas fria e úmida com três sinais de
menos e um de mais, que o fazem um elemento de polaridade feminina ou
de atividade introvertida.
Assim
sendo, temos agora constituídas as quatro naturezas fundamentais -
fogo, terra, ar e água. Não devemos confundir esses conceitos com
os elementos químicos.
E
o que significam os quatro elementos?
Os
elementos Fogo, Terra, Ar e Água descrevem funções básicas da
personalidade: a intuição, a sensação, o pensamento e o
sentimento, respectivamente.
•
Fogo é intuição ou a capacidade de
antecipar o futuro através de imagens e insights.
Entendimento
imediato ou não de qualquer situação.
Os
signos de fogo são Áries, Leão e Sagitário.
•
Terra é sensação ou a capacidade de
lidar com os aspectos materiais e concretos da vida e ainda de
expressar suas sensações ou sentidos físicos.
Os
signos de Terra são Touro, Virgem e Capricórnio.
•
Ar é pensamento maior/menor
capacidade intelectual, ordenação mental e aprendizado, maior/menor
interesse em atividades intelectuais e capacidade de se relacionar.
Os
signo de Ar são Gêmeos, Libra e Aquário.
•
Água é sentimento maior ou menor
capacidade de expressar sentimentos e emoções, maior ou menor
capacidade de envolvimento com pessoas, ambientes e atividades.
Os
signos de Água são Câncer, Escorpião e Peixes.
Os
Elementais
Os
Elementais são seres sutis que habitam nos 4 Elementos conhecidos.
Eles têm inteligência, tem livre-arbítrio, não são imortais. Os
elementais são relacionados à cada elemento são respectivamente:
Ar:
Silfos
Agua:
Ondinas
Fogo:
Salamandras
Terra:
Gnomos
Eles
têm um papel dos mais importantes na Magia, porque podem ser
bastante úteis ao magista. Pode-se também Dominar os elementais,
mas isso deve ser feito com toda a responsabilidade possível, pois
estes são seres que possuem livre-arbítrio e estão também em
evolução de forma que voce está interferindo no livre arbítrio de
um ser em evolução e isso gerará Carmas. Tudo o que é preciso é
que esse indivíduo saiba invocá-
los e fazer os procedimentos
corretos. Não se pode esquecer que esses Elementais tem um Regente,
que é uma entidade evoluída encarregada de dirigir a evolução
desses seres.
Tendo
sido verificada a violação e o desrespeito aos Elementais o seu
Regente autorizará a retaliação, que é a resposta deles ao seu
agressor. Os Regentes são respectivamente:
Ar:
Aerani - Paralda
Água:
Acquatanis - Nicksa
Fogo:
Flamir - Djin
Terra:
Gaielis - Gob
Segundo
Eliphas Levi em seu livro Dogma e Ritual de Alta Magia para governar
espíritos elementares e se tornar o rei dos elementos ocultos, é
preciso ter sofrido as quatro provações de iniciações antigas
primeiro; e vendo isso tais iniciações não existem mais, nós
devemos substituí-las por experiências análogas, como se expor
corajosamente em um fogo, cruzar um abismo por meio do tronco de uma
árvore ou uma tábua, escalar uma montanha perpendicular durante uma
tempestade, nadar por um remoinho de água perigoso ou catarata. Um
homem que é tímido com a água nunca reinará em cima do Ondinas;
um que tem medo de fogo nunca comandará Salamandras; enquanto
tivermos medo de altura nós temos que deixar os Silfos em paz e não
irritar os Gnomos; pois os espíritos inferiores apenas obedecem a um
poder que os superou no próprio elemento deles/delas. Conquistado
pela audácia e exercício esse poder indiscutível, será necessário
impor os elementos ao verbo de nossa vontade mediante consagrações
especiais do ar, do fogo, da água e da terra e este é o início
indispensável de todas as operações mágicas. Exorciza-se o ar
soprando do lado dos 4 pontos cardeais dizendo:?
Spiritus
Dei ferebatur super aquas et inspiravit in faciem hominis spiraculum
vitae. Sit Michael dux meus, et Sabtabiel servus meus, in lucem et
per lucem.
Fiat Verbum halitus meus et imperabo spiritibus aeris
bujus, et refroenabo equos solis voluntate cordis mei, et cogitatione
mentis meae et nutu oculi dextri.
Exorciso igitur te, creatura
aeris, per pentagrammaton et in nomine Tetragrammaton, in quibus sunt
voluntas firma et fides recta. Amém. Selá Fiat.
Que
assim seja!
A
Oração dos Silfos deve ser recitada logo depois de traçar no ar
seu signo com a pena de uma águia.
Oração
dos Silfos
Espírito
de Luz, Espírito de Sabedoria Cuja respiração dá e toma a forma
de todas as coisas; Tu diante de quem e a vida dos seres é uma
sombra que transforma e um vapor que passa; Tu que te ergues sobre as
nuvens e voam nas asas do vento; Tu que expiras e os espaços sem fim
povoas; Tu que aspiras e tudo que de ti procede a ti retorna;
movimento infinito na estabilidade eterna, sê eternamente bendito!
Nós te louvamos e te bendizemos no império móvel da luz criada,
das sombras, dos reflexos e das imagens; e aspiramos incessantemente
a tua imutável e imperecível claridade. Deixa penetrar até nós o
raio da tua inteligência e o calor de teu amor, então, o que é
móvel se verá fixado, a sombra será um corpo o espirito do ar será
uma alma, o sonho será um pensamento. Nós não nos veremos mais
transportados pela tempestade, mas manteremos as rédeas dos alados
cavalos matutinos e dirigiremos o curso dos ventos vespertinos para
voar ante ti. Oh espirito dos espiritos! Oh alma eterna das almas.!
Oh hálito imperecível da vida, suspiro criador, boca que aspira e
expiras existências de todos os seres no fluxo e refluxo de tua
eterna palavra que é o oceano divino do movimento e da verdade!
Amém.”
A
Água é exorcizada por imposição de mãos, pelo sopro e pela
palavra; colocando-se o sal consagrado com um pouco das cinzas que
ficam no recipiente dos perfumes. O aspersório é feito de ramos de
verbena, pervinca, sálvia, hortelã, cinza, e manjericão, amarrou
por uma linha levada do fuso (fiação) de uma virgem com o cabo de
amendoeira que ainda não tenho produzido frutos e sobre o qual
gravareis com o punhal mágico os caracteres dos 7
espíritos. O sal
e cinza deve ser consagrado separadamente, enquanto dizendo:
Em
cima do Sal
In
isto sale sit sapientia et ab omni corruptione servet mentes nostras
et corpora nostra, per Hochmael et in virtute Ruach Hochmael,
recedant ab isto fantasmata hylae ut sit sal coelestis, sal terrae et
terra salis ut nutrietur bos triturans et addat spei nostrae cornua
tauri volantis. Amem.
Em
cima da Cinza
Reveratur
cinis ad fontem aquarum viventium, et fiat terra frutificans, et
germinet arborem vitae per tria nomina, quae sunt Netsah, Hod et
Jesod, in principio et in fine, per Alpha et Omega qui sunt in
Spiritu AZOTH. Amen.
Ao
misturar a Água, Sal e Cinza
In
sale sapientiae aeternae, et in agua regenerationis, et in cinere
germinante terrant novam, omnia fiant per Elohim, Gabriel, Rafael et
Uriel, in saecula et aeonas. Amén.
Exorcismo
da Água
Fiat
firmamentum in medio aquarum et separet aquas ab aquis, quae superius
sicut quae inferius, et quae inferius sicut quae superius ad
perpetranda miracula rei unius. Sol ejus pater est, luna m,ater et
ventus banc gestavit in utero suo, ascendit a terra ad coelum et
rursus in coelum in terram descendit. Exorciso te, creatura aquae, ut
sis mihi speculum Dei vivi in operibus ejus, et fons vitae, et
ablutio peccatorum. Amén.
Oração
das ondinas
“Rei
terrível do mar, vós que tendes as chaves das cataratas do céu e
que encerrais as águas subterrâneas nas cavernas da terra; rei do
dilúvio e das chuvas das primavera , vós que abris o manancial dos
rios e das fontes ; vós que comandais a umidade, que é como o
sangue da terra, para que se converta na seivas das plantas , nós
vos adoramos e o invocamos!
A
nós, vossas instáveis e móveis criaturas, falai-nos nas grandes
comoções do mar e tremeremos diante de vós; falai-nos também no
murmúrio das águas límpidas e desejaremos vosso amor. Oh,
imensidade na qual perder-se-ão todos os rios do ser,que renascem
sempre em vós! Oh, oceano de perfeição infinita! Altura que se
contempla na profundidade, profundidade que exalais na altura ,
conduzi-nos à verdadeira vida pela a inteligencia e pelo amor!
Conduzi-nos à imortalidade pelo sacrifício para que cheguemos a ser
dignos de vos oferecer algum a água, /o sangue e as lágrimas para
remissão dos erros.
Amén.”
Exorciza-se
o fogo lançando-lhe o sal, incenso, resina branca, cânfora e
enxofre, e pronunciado 3 vezes.
Os
3 nomes dos gênios do fogo: Miguel, rei do sol e raio; SAMUEL, rei
dos vulcões; e ANAEL, príncipe da Luz astral. Recita-se em seguida
a oração das Salamandras.
Oração
das Salamandras
“Imortal,
eterno, inefável e incriado pai de todas as coisas, que és
transportado sem cessar no rodopiante carro dos mundos sempre
giratórios. Dominador das imensidades etéreas, onde se encontra
elevado o trono de teu poder, desde cuja altura teus formidáveis
olhos que descobrem tudo, e que com teus belos e santos ouvidos tudo
escutas, atende teus filhos aos quais amas desde o nascimento dos
séculos! Porque tua adorada grande e eterna majestade resplandece em
cima do mundo e do céu das estrelas; estás erguido sobre elas, óh,
fogo rutilante! Tu te iluminas e te conservas a ti mesmo com teu
próprio esplendor que saem de tua essência arroios inesgotáveis de
Luz, que nutre em teu espírito infinito, este espirito infinito que
também nutre todas as coisas e forma este inesgotável tesouro de
substância sempre pronto para a geração que trabalha e que se
apropria das formas das quais tu a impregnaste desde o princípio.
Neste espirito tem também sua origem estes santíssimos reis que
estão ao”. redor de teu trono e compõem tua corte. Óh, Pai
Universal! Óh Único! Óh, Pai dos bem aventurados mortais e
imortais!
Tu
criaste em particular potências que são maravilhosamente
semelhantes ao teu eterno pensamento e tua essência adorável; Tu as
estabeleceste superiores aos anjos que anunciam ao mundo tuas
vontades, nele por último, nos guiastes em terceira ordem em nosso
império elementar. Nele, nosso contínuo exército é o de louvar-te
e adorar teus desejos e nele também ardemos por possuir-te. Óh,
Pai, Òh, Mãe, a mais terna das mães! Óh arquétipo admirável das
maternidades e do puro amor! Óh filho, a flor dos filhos! Òh forma
de todas as formas! Óh alma, espírito, harmonia e número de todas
as coisas. Amém.”
Exorciza-se
a terra pela aspersão da água, pelo enxofre e pelo fogo, com os
perfumes próprios a cada dia, e se diz a oração dos Gnomos.
Oraçãodos
Gnomos
“Rei
invisível que tomaste a terra por apoio e que escavastes seus
abismos para preenchê-
los com vossa onipotência; vós cujos nomes
faz tremer as abóbadas do mundo, vos que fazeis correr os sete
metais nas veias da pedra, monarca das sete luzes, remunerador dos
objetos subterrâneos, transportai-nos ao ar anelado e ao reino da
claridade! Velamos e trabalhamos sem descanso, buscamos e esperamos
pelas doze pedras da cidade santa, pelos 15
talismãs que estão
escondidos , pelo cravo imantado que atravessa o centro do mundo.
Senhor,
senhor, senhor, tende piedade daqueles que sofrem, dilatai nossos
peitos, desembaraçai e erguei nossas cabeças, engrandecendo-nos, oh
estabilidade e movimento, Oh dia envolto de noite! Oh, obscuridade
velada de luz! Oh mestre que não deteis jamais o salário de vossos
trabalhadores! Oh alvura argentina, esplendor dourado! O coroa de
diamantes vivos e melodiosos! Vós que levais o céu em vosso dedo,
como se fora um anel de safira, vós que ocultais sobre a pedra do”.
reino das pedrarias a maravilhosa semente das estrelas, vivei, reinai
e sede o eterno dispensador de riquezas, das quais nos fizestes
guardiões! Amém!”
Como
já dissemos anteriormente: “Tendo sido verificada a violação e o
desrespeito aos Elementais o seu Regente autorizará a retaliação,
que é a resposta deles ao seu agressor.”
Quando
um espirito elemental passa a atormentar ou inquietar os habitantes
desse mundo, é preciso conjurá-lo pelo ar, pelo fogo, pela água e
pela terra, soprando, aspergindo, queimando perfumes e traçando
sobre a terra a estrela de Salomão e o Pentagrama Sagrado. Estas
figuras devem ser perfeitamente regulares e feitas com os carvões do
fogo consagrado ou com um caniço embebido em tinta de diversas
cores, ao que se misturará imã pulverizado. Em seguida, tendo o
pentáculo de Salomão à mão, e tomando por sua vez, a espada, a
varinha mágica e a taça, se pronunciará nos termos seguintes e em
voz alta o conjuro dos 4:
Faz
–se o sinal da cruz cabalístico e em seguida recita-se em voz
alta:
“Caput
mortuum imperet tibi Dominus per vivum et devotum serpentem.
Cherub,
imperet tibi Dominus per Adam Iot-Chavah! Aquila errans, imperet tibi
Dominus per alas Tauri. Serpens, imperet tibi Dominus tetragrammaton
per angelum et leonem!
Michael,
Gabriel, Raphael, anael!
FLUAT
UDOR per spiritum ELOHIM.
MENEAT
TERRA per Adam IOT –CHAVAH.
FIAT
FIRMAMENTUM per IAHUVEHU-ZEBAOTH.
FIAT
JUDICIUM per ignen in virtue MICHAEL.
Anjo
dos olhos mortos obedece ou escorre-te com esta santa água. Touro
alado trabalha ou volte a terra se não queres que te pique com esta
espada.
Aguia
acorrentada obedece a este signo ou retira-te ante este sopro.
Serpente móvel arrasta-te aos meus pés ou sê atormentada pelo fogo
sagrado e evapora-te com os perfumes que nele queimo.
Que
a água volte a água, que o fogo arda, que o ar circule, que a terra
caia sobre a terra pela virtude do pentagrama que é a estrela
matutina, e em nome do tetragrama que está escrito no centro da cruz
luminosa. Amém.”
Termina-se
fazendo novamente o sinal da cruz Cabalístico.
Sinal
da Cruz Cabalístico
Levando
a mão à testa: à ti (respira) pertence (respira)
Levando
a mão ao peito: o reino
Levando
a mão ao ombro esquerdo: a justiça
Levando
a mão ao ombro direito: e a misericórdia
Depois
une as mãos acrescentando: nos ciclos geradores. Tibi Sunt Malchut
est geburah et chesed per aeonas.
Outra
forma de se fazer os sinal da cruz cabalístico:
Levando
a mão à testa: Atheh
Levando
a mão ao peito: Malkut
Levando
a mão ao ombro esquerdo: Ve Geburah
Levando
a mão ao ombro direito: Ve Gedulah
Depois
cruzando as mãos sobre o peito acrescentando: le olam, Amém.
Para
dominar os elementais, antes o magista deve dominá-los dentro de si
mesmo, ou seja não pode jamais sucumbir aos defeitos que o
caracterizam.
A
adivinhação pelas 4 formas elementares se chamam respectivamente:
aeromancia, hidromancia, piromancia e geomancia.
A
aeromancia se confirma pela oniromancia ou adivinhação pelos
sonhos.
A
piromancia pelo magnetismo.
A
hidromancia pela cristalomancia.
A
geomancia com a cartomancia..
Neste
ponto sugiro que o estudante inicie a confecção de seu
Livro-Espelho para análise junto aos elementos de suas qualidades
negativas e positivas e buscar o equilíbrio dos elementos.
O
exercício consiste em autoanálise no tempo mínimo de um mês. O
estudante vai anotar todas as suas reações diante das mais diversas
situações que a vida lhe impõe e vai anotar da foma mais detalhada
possível, por exemplo: em que lua estava, período menstrual ou não,
tipos de humor mudam conforme o horário, por exemplo, mau humor de
manhã? Procure ser sincero consigo mesmo, ninguém vai ler o teu
livro espelho só você mesmo, então assuma teus erros caso vc tenha
defeitos que considere muito grave. É duro assumir às vezes que
somos desonestos ou falsos, ou mentirosos ou frios e calculistas, não
importa o que você tenha feito, anote. Da mesma forma anote as boas
qualidades, mas sem vem glórias.
Depois
de um mês, se achar necessário prolongue o tempo de análise, faça
uma lista de suas qualidades negativas e positivas e classifique-as
de acordo com cada elemento. O
objetivo é que haja equilíbrio
entre defeitos e qualidades e não apenas qualidades como você
poderia ter imaginado. Depois de feito isso analise quais os
elementos estão em desequilíbrio em ordem decrescente. –
Raramente os elementos vão estar equilibrados. E à partir daí
trabalhar um por um separadamente para alcançar o equilíbrio.
Não
vamos abordar agora a maneira de trabalhar cada elemento para
alcançar o equilíbrio mesmo porque são diversas as formas, mas
ao decorrer do curso o próprio aluno estará preparado para
descobrir a melhor forma para seu caso devido à várias opções e
técnicas aprendidas durante o curso.
FIM
DO PRIMEIRO MÓDULO
Próximo
Módulo:
Energias