CURSO DE MAGIA (Básico e Intermediário) Módulo I




Curso Básico De Magia

Módulo I

O que é Magia?

Magia é a mais elevada ciência existente em nosso planeta, pois ensina o metafísico assim como as leis metafísicas validas em todos os planos. Esta ciência tem sido chamada magia desde que os registros humanos começaram.

Mas isto tem sido reservado à círculos especiais principalmente compostos de altos sacerdotes e altos governantes.



Magia é a ciência que ensina a aplicação prática das leis mais baixas da natureza até as mais altas leis do espírito. A pessoa que tem a intenção de aprender sobre Magia deve primeiro entender o funcionamento das leis mais baixas da natureza de modo a conceber as leis baseadas nela e finalmente as leis mais elevadas. Franz Bardon.

Magia é a Ciência e a Arte de provocar mudanças de acordo com a Vontade.
Aleister Crowley.

Ao iniciarmos nossos estudos na Arte, o primeiro conceito que devemos apagar de nossas mentes é que a Magia é algo sobrenatural. Absolutamente, a magia é exatamente o contrário, é a Arte de utilizarmos as energias e forças disponíveis no universo para realizarmos a nossa vontade.

Porém para que a nossa vontade seja de maneira eficiente, um certo conhecimento e treinamento são necessários. Há que tomar muito cuidado para não obter resultados indesejáveis.

Primeiro devemos saber os tipos de magia existentes e quais as vantagens e desvantagens de se trabalhar com cada uma delas.

Outra coisa importante é distinguir magia de bruxaria / feitiçaria. Pode-se até certo ponto dizer que um mago ou magista seja um bruxo ou feiticeiro, mas um feiticeiro ou bruxo não é um mago. Por quê? Porque ele não compreende o mecanismo de como se realiza a magia, ele não busca desenvolver de forma adequada e equilibrada o conjunto de qualidades herméticas do ser humano além do que se busca nos elementos materiais mais densos a essência dos Elementos dos quais emanam.

Tampouco podemos classificar a magia simplesmente como “branca” ou “negra”. Ela é sim Dogmática ou Pragmática.

Dogmática: é a forma de Magia que faz uso de símbolos alheios aos pessoais, simbologia que não pertence ao subconsciente do operador.

Pragmática: é a que faz uso apenas dos símbolos pessoais, do simbolismo presente no subconsciente do operador.

As escolas mais modernas são as que seguem o sistema pragmático como os Thelemitas, por exemplo, que são seguidores de Aleister Crowley.


Tanto a Magia Dogmática como a Pragmática, podem estar presentes em quaisquer dos 5
Níveis Operacionais de Magia, a saber: Feitiçaria; Xamanismo, Magia Ritual, Magia Astral e Alta Magia.

Dentro destes 5 níveis de Magia podemos encontrar também os 5 atos mágicos clássicos em todos os níveis. Os 5 atos mágicos são: Evocação; Divinação; Encantamento; Invocação e Iluminação.

Para definir melhor o que foi dito nos dois itens acima, vejamos a seguir breves definições de ambos: (versão livre do " Liber KKK", contido na obra Liber Kaos, de autoria de Peter James Carroll).

"Nível de Feitiçaria"

Evocação – o Mago cria, artesanalmente, uma imagem, uma escultura, um assentamento; as funções podem ser as mais diversas, definidas pelo Mago; o fetiche é tratado como um ser vivo; pode ou não conter elementos do Mago.

Divinação – um modelo simples do universo é preparado pelo Mago, para usá-lo como ferramenta divinatória; Runas parecem adequadas; Geomancia é o ideal; I-Ching e Tarot são bons também; usar bastante, em todas as situações, mantendo um diário com todos os resultados obtidos sendo anotados.

Encantamento – para essa função pode-se utilizar uma série de instrumentos, mas em especial deve-se obter uma ferramenta especial, de significado distinto para o Mago; para fazer o encantamento, o Mago faz uma representação física do objeto do desejo, usando as ferramentas mágicas para realizar a teatralização do ato; por exemplo, o bonequinho representando a pessoa, é batizado ou coisa que o valha, depois roga-se pragas sobre o mesmo, então se espeta ele todo com alfinetes, representando ferimentos na vítima.

Invocação – aqui o Mago testa os limites de sua habilidade de criar mudanças arbitrárias causadas por modificações estudadas do ambiente e de comportamento; por exemplo, decorar todo o Templo como se fosse um Templo de um Deus Egípcio, vestir-se como tal Deus, personificando-o durante determinado período de tempo. É o que os iniciados fazem quando incorporam seu Orixá.

Iluminação – aqui o Mago busca a eliminação das fraquezas e o concomitante fortalecimento de suas virtudes. Algo como uma introspecção deve ser realizada, para conhecer as próprias qualidades e os próprios defeitos.

"Nível Shamânico"

Evocação – o Mago busca estabelecer uma visualização de uma entidade por ele projetada, para realizar seus desejos; muitas vezes, pode-se visualizar a mesma Entidade que se "assentou" no nível de feitiçaria. Pode-se interagir com essas entidades em sonho, donde se tira o conceito do parceiro astral.

Divinação – consiste, basicamente, em visões respondendo a questões específicas; o Mago interpreta a visão de acordo com seu simbolismo pessoal.

Encantamento – o Mago tenta imprimir sua vontade no mundo exterior por uma visualização simbólica ou direta do efeito desejado.

Invocação – aqui o Mago retira conhecimento e poder do atavismo, em geral do atavismo animal; para isso, o Mago deve ser "tomado" por alguma forma de atavismo animal. A imitação da atitude do animal em questão ajuda muito esta operação.

Iluminação – o Mago visualiza sua própria morte, seguido do desmembramento de seu corpo; então, deve visualizar a reconstrução de seu corpo e a seguir seu renascimento. É a chamada "jornada" dos Shamãns.

"Nível de Magia Ritual"

Evocação – o Mago pode evocar a Entidade já trabalhada nos dois níveis anteriores, ou então qualquer outra. Em geral, um sigilo desenhado em papel, simbolizando a Entidade evocada, é o que basta para criar o vínculo necessário entre a mente do Mago e a Entidade que se deseja evocar.

Divinação – qualquer instrumento de divinação serve, mas o Mago deve, antes da prática, sacralizar os instrumentos da divinação, por meio de algum tipo de prática. Métodos complexos servem tão bem quanto os simples, mas uma atitude da mente, mantendo um estado de consciência algo alterado, é imprescindível.

Encantamento – aqui entram em ação as " Armas Mágicas", que variam de acordo com o Mago, dentro, é claro, de um simbolismo universal. A concentração deve ser no ritual, ou no sigilo, ao invés de na realização do desejo; o sigilo é traçado com a ferramenta mágica, no ar, e a mente é levada a um estado alterado de consciência. Assim, entra em ação a mente inconsciente, mais poderosa nessas operações.

Invocação – o Mago busca saturar seus sentidos com as experiências correspondentes a, ou simbólicas de, alguma qualidade particular que busca invocar; no caso, pode ser dos Arquétipos Universais, através da decoração do Templo e de sua pessoa com cores, aromas, símbolos, pedras, plantas, metais e sons correspondentes aquele Arquétipo desejado. O Mago tenta ser "possuído" pela Entidade em questão; as clássicas Formas-Divinas ou Posturas-Mágicas tem uso aqui; antes de qualquer Evocação Mágica, o Mago deve Invocar Deus, tornando-se ele.

Iluminação – tem a característica de buscar (e encontrar) esferas de poder dentro de nós mesmos; aqui cabe o sistema de iniciação hermética ensinado por Franz Bardon em seu " Initiation Into Hermetics".

"Nível de Magia Astral"

Todas as operações deste nível são idênticas a todas as praticadas nos três níveis anteriormente descritos, exceto que são realizadas apenas em âmbito mental, isto é, na mente do Mago. Portanto, tudo ocorre nos planos interiores do Mago, desde a construção de seu Templo, até as OPERAÇÕES mais práticas.

"Nível de Alta-Magia"

As operações neste nível são elevadas, devendo ser praticadas somente por quem já seja um Iniciado pelo sistema de Franz Bardon; as OPERAÇÕES neste nível são as cobertas pelos três trabalhos subseqüentes de Franz Bardon ( Frabato The Magician; The Practice Of Magical Evocation, The Key To The True Quabbalah).

A Alta Magia seria a magia do controle, a magia do domínio da realidade pelo homem. O Mago Cerimonial da Alta Magia escraviza entidades, ordena coisas, e para tal tem que ter
controle absoluto dos 4 elementos, de si mesmo e conhecimento de seu Anjo Guardião e ou entidades simpáticas.

A Magia é ainda dividida em vários sistemas mágicos, a saber:

SISTEMA DA GOLDEN DAWN (AURORA DOURADA)
SISTEMA THELÊMICO (THELEMA, ALEISTER CROWLEY)
SISTEMA AURUM SOLIS
SISTEMA SALOMÔNICO
SISTEMA DA MAGIA PLANETÁRIA
SISTEMA SANGREAL
SISTEMA DOS TATTWAS
SISTEMA DE PATHWORKING
SISTEMA SATANÍSTICO (SATANISMO)
SISTEMA DA MAGIA SAGRADA DE ABRAMELIM (OS QUADRADOS MÁGICOS)
SISTEMA ENOQUIANO (MAGIA ENOQUIANA, ENOCHIAN)
SISTEMA DA BRUXARIA (WITCHCRAFT)
SISTEMA DRUIDA (DRUIDISMO):
SISTEMA XAMNICO (XAMANISMO)
SISTEMA DEMONÍACO (GOETIA, GOÉCIA)
SISTEMA SOLAR:
SISTEMA BON-PO (BON-PA)
SISTEMA ZOS-KIA-CULTUS
SISTEMA RÚNICO (MAGIA DE RUNAS, RUNE MAGICK, RUNES
SISTEMA ICÔNICO ou ICONOGRÁFICO
SISTEMA DO VUDÚ (VOUDOUN, VOODOO):
SISTEMA DE MAGIA DO
SISTEMA DE MAGIA NATURAL
SISTEMA NECRONOMICÔNICO (DO NECRONOMICON)
SISTEMA LUCIFERIANO (LUCIFERIANISMO, FRATERNITAS SATURNI)
SISTEMA HERMÉTICO (HERMETISMO, FRANZ BARDON
SISTEMA CABALÍSTICO (QUABBALAH, KABALAH, TANTRA, FÓRMULAS
MÁGICAS):
MAGIA ELETRÔNICA:
SISTEMA PSICOTRÔNICO (PSICOTRÔNICA):
SISTEMA DE EMISSÕES DE ONDAS-DEVIDAS-ÀS-FORMAS (SISTEMA DE
ONDAS-DE-FORMA
SISTEMA RADIÔNICO (RADIÔNICA)
SISTEMA DO CANDOMBLÉ
SISTEMA DA UMBANDA
SISTEMA DA QUIMBANDA
SISTEMA DA WICCA
SISTEMA DE MAGIA SEXUAL
SISTEMA DA O.T.O
SISTEMA DA O.T.O.A
SISTEMA MAATIANO
SISTEMA DA FRATERNITAS SATURNI (F.S.)
SISTEMA ANSARIÉTICO
SISTEMA DE EULIS
SISTEMA ZOS-KIA
SISTEMA PALLADIUM

Os Elementos

Segundo a filosofia Hindú, os elementos eram chamados de Tattwas. Sabemos que os elementos em magia ou Tattwas como são chamados pelos hindus nãos e referem exatamente aos elementos que conhecemos hoje ar, terra agua e fogo e sim às energias similares e emanados pelos mesmos. De acordo com a doutrina Hindú os 4 Tattwas mais densos formaram-se à partir do quinto Tattwa, o princípio Akashico. Por isso o Akasha é o princípio original e é chamado também de Quinta essência.

Akasha – O princípio etérico – Símbolo Ovo Negro

O Akasha, ou o Princípio Etérico

É a origem, o fundamento de todas as coisas e de toda a criação. O Akasha é isento de espaço e de tempo. Ele é o não criado, o incompreensível, o indefinível. As religiões chamam-no de Deus. Ele é a quinta força, a força primordial; ele é aquilo que contém tudo o que foi criado a que mantém tudo em equilíbrio. É a origem e a pureza de todos os pensamentos e idéias, é o mundo das coisas primordiais no qual se mantém tudo o que foi criado, desde as esferas mais elevadas até as mais baixas. É a quintessência dos alquimistas. É tudo em todas as coisas.


Tejas – O princípio do fogo

Símbolo Triangulo Vermelho

Princípio do Fogo

O primeiro elemento que de acordo com os escritos orientais nasceu do Akasha, é Tejas, o princípio do fogo. Esse elemento, como todos os outros, não age só em nosso plano denso, material, mas em tudo o que foi criado. As características básicas do princípio do fogo são o calor e a expansão; é por isso que no começo da criação tudo era fogo a luz. A bíblia também diz: "Fiat lux - que se faça a luz". Naturalmente a base da luz é o fogo. Cada elemento, inclusive o fogo, possui duas polaridades, a ativa e a passiva. Sempre deve-se considerar essas duas características básicas de cada elemento.


Waju – O princípio do Ar

Símbolo Círculo Azul

O Princípio do Ar

Outro elemento que se formou a partir do Akasha é o ar. Os iniciados encaram esse princípio não como um elemento real, mas colocam-no numa posição intermediária entre o princípio do fogo e o da água; o princípio do ar, como meio, por assim dizer, produz um equilíbrio neutro entre os efeitos passivo a ativo do fogo a da água. Através dos efeitos alternados dos elementos passivo a ativo do fogo a da água, toda a vida criada tomou-se movimento.

Em seu papel intermediário, o princípio aéreo assumiu do fogo a característica do calor, a da água a da umidade. Sem essas duas características a vida não seria possível; além disso, elas também conferem ao princípio aéreo duas polaridades: no efeito positivo a da doação da vida, a no negativo, a exterminadora.

Quanto aos elementos citados, devemos acrescentar que não se tratam de fogo, água a ar comuns - na verdade só aspectos do plano material denso - más sim de características universais dos elementos.

Apas – O princípio da Água

Símbolo Crescente Prateada

O Princípio da Água

Assim como o fogo, ele também se formou a partir do Akasha, o princípio etérico. Em comparação com o fogo porém, ele possui características totalmente opostas; suas características básicas são o frio e a retração. Aqui também se tratam de dois pólos: o pólo ativo, que é construtivo, doador de vida, nutriente a preservador; e o negativo, igual ao do fogo, desagregador, fermentador, decompositor, dissipador. Como o elemento água possui em si a característica básica da retração, ele deu origem ao fluido magnético. Tanto o fogo quanto a água agem em todas as regiões. Segundo a lei da criação, o princípio do fogo não poderia existir se não contivesse um pólo oposto, ou seja, o princípio da água. Esses dois elementos, fogo e água, são aqueles elementos básicos com os quais tudo foi criado. Por causa disso é que em todos os lugares sempre temos que contar com dois elementos principais como polaridades opostas, além do fluido magnético a elétrico.

Prithivi – O princípio da Terra

Símbolo Quadrado Amarelo

O Princípio da Terra

Já dissemos que o princípio do ar não representa propriamente um elemento em si, a essa afirmação vale também para o princípio da terra. Isso significa que, do efeito alternado dos três elementos mencionados em primeiro lugar, o elemento terra formou-se por último, pois através de sua característica específica, a solidificação, ela integra em si todos os outros três. Foi justamente essa característica que conferiu uma forma concreta aos três elementos.

Ao mesmo tempo porém foi introduzido um limite ao seu efeito, o que resultou na criação do espaço, da dimensão, do peso, e do tempo. Em conjunto com a terra, o efeito recíproco dos outros três elementos tomou-se quadripolar. O fluido na polaridade do elemento terra é eletromagnético. Como todos os elementos são ativos no quarto elemento (o da terra) toda a vida criada pode ser explicada. Foi através da materialização da vida nesse elemento que surgiu o "Fiat", o "faça-se".

Sabemos que a Astrologia trabalha corn os quatro elementos, Fogo, Terra, Ar e Água, que estão presentes em qualquer ser da natureza.


Os Elementos e a Astrologia

Como é que se formam os elementos?

Para formar os elementos, partimos de quatro unidades primitivas presentes na natureza que são quente, frio, úmido e seco. E a cada uma delas, associamos os sinais de positivo e negativo, que significam um funcionamento mais masculino ou mais feminino, mais ativo ou mais passivo, mais "yang" ou mais "yin", como se diz em linguagem taoista, no mundo oriental.

Acreditamos que o gráfico abaixo descreve bem como elas se relacionam, além de representar claramente a união de duas a duas, para dar origem aos quatro elementos básicos da Astrologia.

O Fogo:

É formado das qualidades primitivas quente e seco, com três sinais de mais e um de menos, que o fazem um elemento de polaridade masculina ou de atividade extrovertida.

A Terra:

É formada das qualidades primitivas fria e seca com dois sinais de cada, sendo considerado um elemento de polaridade feminina ou de atividade introvertida.

O Ar:

É formado das qualidades primitivas quente e úmido, com dois sinais de cada, sendo considerado um elemento de polaridade masculina ou de atividade extrovertida.

A Água:

É formada das qualidades primitivas fria e úmida com três sinais de menos e um de mais, que o fazem um elemento de polaridade feminina ou de atividade introvertida.


Assim sendo, temos agora constituídas as quatro naturezas fundamentais - fogo, terra, ar e água. Não devemos confundir esses conceitos com os elementos químicos.

E o que significam os quatro elementos?

Os elementos Fogo, Terra, Ar e Água descrevem funções básicas da personalidade: a intuição, a sensação, o pensamento e o sentimento, respectivamente.

Fogo é intuição ou a capacidade de antecipar o futuro através de imagens e insights. Entendimento imediato ou não de qualquer situação.

Os signos de fogo são Áries, Leão e Sagitário.

Terra é sensação ou a capacidade de lidar com os aspectos materiais e concretos da vida e ainda de expressar suas sensações ou sentidos físicos.

Os signos de Terra são Touro, Virgem e Capricórnio.

Ar é pensamento maior/menor capacidade intelectual, ordenação mental e aprendizado, maior/menor interesse em atividades intelectuais e capacidade de se relacionar.

Os signo de Ar são Gêmeos, Libra e Aquário.

Água é sentimento maior ou menor capacidade de expressar sentimentos e emoções, maior ou menor capacidade de envolvimento com pessoas, ambientes e atividades.

Os signos de Água são Câncer, Escorpião e Peixes.

Os Elementais

Os Elementais são seres sutis que habitam nos 4 Elementos conhecidos. Eles têm inteligência, tem livre-arbítrio, não são imortais. Os elementais são relacionados à cada elemento são respectivamente:

Ar: Silfos
Agua: Ondinas
Fogo: Salamandras
Terra: Gnomos

Eles têm um papel dos mais importantes na Magia, porque podem ser bastante úteis ao magista. Pode-se também Dominar os elementais, mas isso deve ser feito com toda a responsabilidade possível, pois estes são seres que possuem livre-arbítrio e estão também em evolução de forma que voce está interferindo no livre arbítrio de um ser em evolução e isso gerará Carmas. Tudo o que é preciso é que esse indivíduo saiba invocá- los e fazer os procedimentos corretos. Não se pode esquecer que esses Elementais tem um Regente, que é uma entidade evoluída encarregada de dirigir a evolução desses seres.

Tendo sido verificada a violação e o desrespeito aos Elementais o seu Regente autorizará a retaliação, que é a resposta deles ao seu agressor. Os Regentes são respectivamente:

Ar: Aerani - Paralda
Água: Acquatanis - Nicksa
Fogo: Flamir - Djin
Terra: Gaielis - Gob

Segundo Eliphas Levi em seu livro Dogma e Ritual de Alta Magia para governar espíritos elementares e se tornar o rei dos elementos ocultos, é preciso ter sofrido as quatro provações de iniciações antigas primeiro; e vendo isso tais iniciações não existem mais, nós devemos substituí-las por experiências análogas, como se expor corajosamente em um fogo, cruzar um abismo por meio do tronco de uma árvore ou uma tábua, escalar uma montanha perpendicular durante uma tempestade, nadar por um remoinho de água perigoso ou catarata. Um homem que é tímido com a água nunca reinará em cima do Ondinas; um que tem medo de fogo nunca comandará Salamandras; enquanto tivermos medo de altura nós temos que deixar os Silfos em paz e não irritar os Gnomos; pois os espíritos inferiores apenas obedecem a um poder que os superou no próprio elemento deles/delas. Conquistado pela audácia e exercício esse poder indiscutível, será necessário impor os elementos ao verbo de nossa vontade mediante consagrações especiais do ar, do fogo, da água e da terra e este é o início indispensável de todas as operações mágicas. Exorciza-se o ar soprando do lado dos 4 pontos cardeais dizendo:?

Spiritus Dei ferebatur super aquas et inspiravit in faciem hominis spiraculum vitae. Sit Michael dux meus, et Sabtabiel servus meus, in lucem et per lucem. Fiat Verbum halitus meus et imperabo spiritibus aeris bujus, et refroenabo equos solis voluntate cordis mei, et cogitatione mentis meae et nutu oculi dextri. Exorciso igitur te, creatura aeris, per pentagrammaton et in nomine Tetragrammaton, in quibus sunt voluntas firma et fides recta. Amém. Selá Fiat.

Que assim seja!

A Oração dos Silfos deve ser recitada logo depois de traçar no ar seu signo com a pena de uma águia.

Oração dos Silfos

Espírito de Luz, Espírito de Sabedoria Cuja respiração dá e toma a forma de todas as coisas; Tu diante de quem e a vida dos seres é uma sombra que transforma e um vapor que passa; Tu que te ergues sobre as nuvens e voam nas asas do vento; Tu que expiras e os espaços sem fim povoas; Tu que aspiras e tudo que de ti procede a ti retorna; movimento infinito na estabilidade eterna, sê eternamente bendito! Nós te louvamos e te bendizemos no império móvel da luz criada, das sombras, dos reflexos e das imagens; e aspiramos incessantemente a tua imutável e imperecível claridade. Deixa penetrar até nós o raio da tua inteligência e o calor de teu amor, então, o que é móvel se verá fixado, a sombra será um corpo o espirito do ar será uma alma, o sonho será um pensamento. Nós não nos veremos mais transportados pela tempestade, mas manteremos as rédeas dos alados cavalos matutinos e dirigiremos o curso dos ventos vespertinos para voar ante ti. Oh espirito dos espiritos! Oh alma eterna das almas.! Oh hálito imperecível da vida, suspiro criador, boca que aspira e expiras existências de todos os seres no fluxo e refluxo de tua eterna palavra que é o oceano divino do movimento e da verdade! Amém.”


A Água é exorcizada por imposição de mãos, pelo sopro e pela palavra; colocando-se o sal consagrado com um pouco das cinzas que ficam no recipiente dos perfumes. O aspersório é feito de ramos de verbena, pervinca, sálvia, hortelã, cinza, e manjericão, amarrou por uma linha levada do fuso (fiação) de uma virgem com o cabo de amendoeira que ainda não tenho produzido frutos e sobre o qual gravareis com o punhal mágico os caracteres dos 7 espíritos. O sal e cinza deve ser consagrado separadamente, enquanto dizendo:

Em cima do Sal

In isto sale sit sapientia et ab omni corruptione servet mentes nostras et corpora nostra, per Hochmael et in virtute Ruach Hochmael, recedant ab isto fantasmata hylae ut sit sal coelestis, sal terrae et terra salis ut nutrietur bos triturans et addat spei nostrae cornua tauri volantis. Amem.

Em cima da Cinza

Reveratur cinis ad fontem aquarum viventium, et fiat terra frutificans, et germinet arborem vitae per tria nomina, quae sunt Netsah, Hod et Jesod, in principio et in fine, per Alpha et Omega qui sunt in Spiritu AZOTH. Amen.

Ao misturar a Água, Sal e Cinza

In sale sapientiae aeternae, et in agua regenerationis, et in cinere germinante terrant novam, omnia fiant per Elohim, Gabriel, Rafael et Uriel, in saecula et aeonas. Amén.

Exorcismo da Água

Fiat firmamentum in medio aquarum et separet aquas ab aquis, quae superius sicut quae inferius, et quae inferius sicut quae superius ad perpetranda miracula rei unius. Sol ejus pater est, luna m,ater et ventus banc gestavit in utero suo, ascendit a terra ad coelum et rursus in coelum in terram descendit. Exorciso te, creatura aquae, ut sis mihi speculum Dei vivi in operibus ejus, et fons vitae, et ablutio peccatorum. Amén.

Oração das ondinas

Rei terrível do mar, vós que tendes as chaves das cataratas do céu e que encerrais as águas subterrâneas nas cavernas da terra; rei do dilúvio e das chuvas das primavera , vós que abris o manancial dos rios e das fontes ; vós que comandais a umidade, que é como o sangue da terra, para que se converta na seivas das plantas , nós vos adoramos e o invocamos!

A nós, vossas instáveis e móveis criaturas, falai-nos nas grandes comoções do mar e tremeremos diante de vós; falai-nos também no murmúrio das águas límpidas e desejaremos vosso amor. Oh, imensidade na qual perder-se-ão todos os rios do ser,que renascem sempre em vós! Oh, oceano de perfeição infinita! Altura que se contempla na profundidade, profundidade que exalais na altura , conduzi-nos à verdadeira vida pela a inteligencia e pelo amor! Conduzi-nos à imortalidade pelo sacrifício para que cheguemos a ser dignos de vos oferecer algum a água, /o sangue e as lágrimas para remissão dos erros. Amén.”

Exorciza-se o fogo lançando-lhe o sal, incenso, resina branca, cânfora e enxofre, e pronunciado 3 vezes.

Os 3 nomes dos gênios do fogo: Miguel, rei do sol e raio; SAMUEL, rei dos vulcões; e ANAEL, príncipe da Luz astral. Recita-se em seguida a oração das Salamandras.

Oração das Salamandras

Imortal, eterno, inefável e incriado pai de todas as coisas, que és transportado sem cessar no rodopiante carro dos mundos sempre giratórios. Dominador das imensidades etéreas, onde se encontra elevado o trono de teu poder, desde cuja altura teus formidáveis olhos que descobrem tudo, e que com teus belos e santos ouvidos tudo escutas, atende teus filhos aos quais amas desde o nascimento dos séculos! Porque tua adorada grande e eterna majestade resplandece em cima do mundo e do céu das estrelas; estás erguido sobre elas, óh, fogo rutilante! Tu te iluminas e te conservas a ti mesmo com teu próprio esplendor que saem de tua essência arroios inesgotáveis de Luz, que nutre em teu espírito infinito, este espirito infinito que também nutre todas as coisas e forma este inesgotável tesouro de substância sempre pronto para a geração que trabalha e que se apropria das formas das quais tu a impregnaste desde o princípio. Neste espirito tem também sua origem estes santíssimos reis que estão ao”. redor de teu trono e compõem tua corte. Óh, Pai Universal! Óh Único! Óh, Pai dos bem aventurados mortais e imortais! 

Tu criaste em particular potências que são maravilhosamente semelhantes ao teu eterno pensamento e tua essência adorável; Tu as estabeleceste superiores aos anjos que anunciam ao mundo tuas vontades, nele por último, nos guiastes em terceira ordem em nosso império elementar. Nele, nosso contínuo exército é o de louvar-te e adorar teus desejos e nele também ardemos por possuir-te. Óh, Pai, Òh, Mãe, a mais terna das mães! Óh arquétipo admirável das maternidades e do puro amor! Óh filho, a flor dos filhos! Òh forma de todas as formas! Óh alma, espírito, harmonia e número de todas as coisas. Amém.”

Exorciza-se a terra pela aspersão da água, pelo enxofre e pelo fogo, com os perfumes próprios a cada dia, e se diz a oração dos Gnomos.

Oraçãodos Gnomos

Rei invisível que tomaste a terra por apoio e que escavastes seus abismos para preenchê- los com vossa onipotência; vós cujos nomes faz tremer as abóbadas do mundo, vos que fazeis correr os sete metais nas veias da pedra, monarca das sete luzes, remunerador dos objetos subterrâneos, transportai-nos ao ar anelado e ao reino da claridade! Velamos e trabalhamos sem descanso, buscamos e esperamos pelas doze pedras da cidade santa, pelos 15 talismãs que estão escondidos , pelo cravo imantado que atravessa o centro do mundo.

Senhor, senhor, senhor, tende piedade daqueles que sofrem, dilatai nossos peitos, desembaraçai e erguei nossas cabeças, engrandecendo-nos, oh estabilidade e movimento, Oh dia envolto de noite! Oh, obscuridade velada de luz! Oh mestre que não deteis jamais o salário de vossos trabalhadores! Oh alvura argentina, esplendor dourado! O coroa de diamantes vivos e melodiosos! Vós que levais o céu em vosso dedo, como se fora um anel de safira, vós que ocultais sobre a pedra do”. reino das pedrarias a maravilhosa semente das estrelas, vivei, reinai e sede o eterno dispensador de riquezas, das quais nos fizestes guardiões! Amém!”

Como já dissemos anteriormente: “Tendo sido verificada a violação e o desrespeito aos Elementais o seu Regente autorizará a retaliação, que é a resposta deles ao seu agressor.” 
Quando um espirito elemental passa a atormentar ou inquietar os habitantes desse mundo, é preciso conjurá-lo pelo ar, pelo fogo, pela água e pela terra, soprando, aspergindo, queimando perfumes e traçando sobre a terra a estrela de Salomão e o Pentagrama Sagrado. Estas figuras devem ser perfeitamente regulares e feitas com os carvões do fogo consagrado ou com um caniço embebido em tinta de diversas cores, ao que se misturará imã pulverizado. Em seguida, tendo o pentáculo de Salomão à mão, e tomando por sua vez, a espada, a varinha mágica e a taça, se pronunciará nos termos seguintes e em voz alta o conjuro dos 4:

Faz –se o sinal da cruz cabalístico e em seguida recita-se em voz alta:

Caput mortuum imperet tibi Dominus per vivum et devotum serpentem. Cherub, imperet tibi Dominus per Adam Iot-Chavah! Aquila errans, imperet tibi Dominus per alas Tauri. Serpens, imperet tibi Dominus tetragrammaton per angelum et leonem!

Michael, Gabriel, Raphael, anael!
FLUAT UDOR per spiritum ELOHIM.
MENEAT TERRA per Adam IOT –CHAVAH.
FIAT FIRMAMENTUM per IAHUVEHU-ZEBAOTH.
FIAT JUDICIUM per ignen in virtue MICHAEL.

Anjo dos olhos mortos obedece ou escorre-te com esta santa água. Touro alado trabalha ou volte a terra se não queres que te pique com esta espada.

Aguia acorrentada obedece a este signo ou retira-te ante este sopro. Serpente móvel arrasta-te aos meus pés ou sê atormentada pelo fogo sagrado e evapora-te com os perfumes que nele queimo.

Que a água volte a água, que o fogo arda, que o ar circule, que a terra caia sobre a terra pela virtude do pentagrama que é a estrela matutina, e em nome do tetragrama que está escrito no centro da cruz luminosa. Amém.”

Termina-se fazendo novamente o sinal da cruz Cabalístico.

Sinal da Cruz Cabalístico

Levando a mão à testa: à ti (respira) pertence (respira)
Levando a mão ao peito: o reino
Levando a mão ao ombro esquerdo: a justiça
Levando a mão ao ombro direito: e a misericórdia
Depois une as mãos acrescentando: nos ciclos geradores. Tibi Sunt Malchut est geburah et chesed per aeonas.

Outra forma de se fazer os sinal da cruz cabalístico:

Levando a mão à testa: Atheh
Levando a mão ao peito: Malkut
Levando a mão ao ombro esquerdo: Ve Geburah
Levando a mão ao ombro direito: Ve Gedulah
Depois cruzando as mãos sobre o peito acrescentando: le olam, Amém.
Para dominar os elementais, antes o magista deve dominá-los dentro de si mesmo, ou seja não pode jamais sucumbir aos defeitos que o caracterizam.

A adivinhação pelas 4 formas elementares se chamam respectivamente: aeromancia, hidromancia, piromancia e geomancia.

A aeromancia se confirma pela oniromancia ou adivinhação pelos sonhos.
A piromancia pelo magnetismo.
A hidromancia pela cristalomancia.
A geomancia com a cartomancia..

Neste ponto sugiro que o estudante inicie a confecção de seu Livro-Espelho para análise junto aos elementos de suas qualidades negativas e positivas e buscar o equilíbrio dos elementos.

O exercício consiste em autoanálise no tempo mínimo de um mês. O estudante vai anotar todas as suas reações diante das mais diversas situações que a vida lhe impõe e vai anotar da foma mais detalhada possível, por exemplo: em que lua estava, período menstrual ou não, tipos de humor mudam conforme o horário, por exemplo, mau humor de manhã? Procure ser sincero consigo mesmo, ninguém vai ler o teu livro espelho só você mesmo, então assuma teus erros caso vc tenha defeitos que considere muito grave. É duro assumir às vezes que somos desonestos ou falsos, ou mentirosos ou frios e calculistas, não importa o que você tenha feito, anote. Da mesma forma anote as boas qualidades, mas sem vem glórias. 

Depois de um mês, se achar necessário prolongue o tempo de análise, faça uma lista de suas qualidades negativas e positivas e classifique-as de acordo com cada elemento. O objetivo é que haja equilíbrio entre defeitos e qualidades e não apenas qualidades como você poderia ter imaginado. Depois de feito isso analise quais os elementos estão em desequilíbrio em ordem decrescente. – Raramente os elementos vão estar equilibrados. E à partir daí trabalhar um por um separadamente para alcançar o equilíbrio.

Não vamos abordar agora a maneira de trabalhar cada elemento para alcançar o equilíbrio mesmo porque são diversas as formas, mas ao decorrer do curso o próprio aluno estará preparado para descobrir a melhor forma para seu caso devido à várias opções e técnicas aprendidas durante o curso.

FIM DO PRIMEIRO MÓDULO

Próximo Módulo:



Energias

Postagens mais visitadas deste blog

ENTIDADES III (Entendendo a vampirização II )

BREVE INTRODUÇÃO MAGICA III

UM CASO DE VAMPIRISMO