SONHOS LUCIDOS EM 30 DIAS (7 e 8 dia)



      1. 7º Dia - À Margem da Consciência

Se tudo correr bem, o 7º Dia o levará à margem da consciência onírica. Para chegar lá, você terá que aprender a enfrentar e examinar as imagens negativas ou desagradáveis que, freqüentemente, aparecem em sonhos. Essas imagens - pelo fato de serem, às vezes, bastante poderosas - normalmente desencadeiam um nível de despertar da consciência que resulta no fim de um determinado sonho. (Você já deve ter observado, por exemplo, que os pesadelos desencadeiam freqüentemente um despertar súbito.) No entanto, ao se concentrar nessas poderosas imagens oníricas e aprender a abordá-las com curiosidade em vez de medo, você poderá alcançar um nível mais alto de consciência onírica, sem voltar à plena consciência da condição de vigília. Uma vantagem adicional é que a compreensão destas imagens oníricas assustadoras ou simplesmente desagradáveis poderá ajudá-lo a resolver problemas que lhe pareciam particularmente transgressivos.


Viagem Alem | Fazer Viagem Astral | Paranormal | Ocultismo | Espiritualidade |
Técnicas de Projeção Astral e Exercicíos para a Espiritualidade


Para alcançar um nível mais alto de vigília em seus sonhos – talvez expurgando alguns demônios internos no processo - acorde na manhã do 7º Dia e diga a si mesmo que vai enfrentar e examinar conscientemente todas as imagens negativas que moram em seus sonhos. Enquanto o dia for passando, pense nas imagens assombradas que povoaram seus sonhos no passado e quando essas imagens vagarem por sua mente, diga-lhes que você pretende descobrir os segredos que elas escondem. Afinal - você pode lhes dizer -, eu criei vocês para transmitirem algo à minha mente inconsciente; e se não cooperarem comigo, posso destruí-las e substituí-Ias por outra coisa qualquer.
À noite, antes de ir para a cama, recolha-se ao quarto onde costuma sonhar. Escolha uma imagem ou objeto que lhe lembre o objetivo especial dessa noite e coloque-o em seu quarto de dormir. Este símbolo de incubação deve ser algo que lhe recorde uma imagem hostil ou negativa com a qual se confrontou num sonho antigo. Usando sua caneta especial, escreva estas palavras em seu diário de sonhos: Esta noite investigarei o significado das imagens hostis que aparecem em meus sonhos, enfrentando-as e pedindo-lhes que se expliquem. Em seguida, apague a luz e durma.
Enquanto você mergulha no sonho, pense novamente em algumas das imagens oníricas negativas com as quais você se confrontou no passado. Comprometa-se a comparar estas imagens, ou outras semelhantes a elas, e empenhe-se em ficar tão consciente quanto possível desta atividade dentro do sonho.
Quando você enfrentar uma imagem onírica hostil, faça o melhor que puder para se lembrar de que a imagem é uma criação de sua própria mente. E provável que você ache que a intensidade desta comparação aumenta seu nível de autoconsciência, talvez até motivando a espécie de resposta automática de luta ou fuga que pode estimular uma saída súbita em direção à realidade no estado de vigília. É essencial, para os objetivos deste exercício, que você faça o melhor que puder dentro do sonho, para pôr fim a esta reação. Em vez de fugir ou enfrentar seu inimigo onírico de frente, use seu elevado nível de consciência para invocar calmamente sua energia pessoal. Dirija-se à imagem onírica hostil e pergunte-lhe o que ela realmente quer de você. (É interessante observar que alguns sonhadores tentam, de verdade, destruir seus inimigos oníricos; no entanto, como qualquer aluno estudioso de Freud pode afirmar, esta técnica em geral elimina o pesadelo, mas não o problema, que continua a agir de outras formas.)
Ao praticar este exercício pela primeira vez, você verá que é natural uma volta à consciência do estado de vigília no início do sonho. Se começa a acordar em resposta a um sonho ameaçador, você deve - se possível - continuar deitado na cama, enquanto mantém um estado de semiconsciência. Nesta condição entre a vigília e o sono, concentre-se em enfrentar e interrogar quaisquer imagens oníricas negativas que surjam em seu intelecto, semiconsciente. Este processo poderá levá-lo a uma compreensão ainda melhor de suas imagens oníricas negativas, embora não esteja realmente sonhando naquele momento, porque neste estado você deve facilitar o acesso à sua mente inconsciente. Na Segunda Semana você vai aprender o modo de seguir este estado meio consciente da consciência onírica, voltando para o sono e um sonho plenamente lúcido.
Alerta. Não se esqueça de registrar todos os sonhos que tiver em seu diário de sonhos. Se você obtiver algum insight através de uma experiência onírica, lembre-se de registrá-la junto com o sonho. lembre-se também: se você não se sentir bem à vontade para investigar o significado de seus sonhos sozinho, considere-se livre para procurar a ajuda de um terapeuta competente.

PRIMEIRA SEMANA - DESPERTANDO PARA OS SONHOS
1º Dia - Recordação do Sonho
Compre uma agenda, uma esferográfica macia e uma lanterna de bolso. Coloque a agenda, a caneta macia e a pequena lanterna debaixo do travesseiro.
Observe o mundo ao seu redor.
À noite, quando for para a cama, prometa solenemente que se lembrará dos sonhos que teve.
Vá dormir.
2º DIA – RECORDAÇÃO DO SONHO
Ao acordar, pela manhã, fique deitado silenciosamente na cama e deixe que as imagens oníricas lhe venham à mente.
Dê um título a cada sonho relembrado e anote os detalhes de forma verbal ou pictórica.
Carregue seu diário do sonho com você ao longo do dia, para anotar detalhes adicionais que surgirem.
À noite, antes de ir para a cama, prometa lembrar-se de seus sonhos.
3º Dia - Templo de Sonhos
De manhã, recorde e anote os sonhos que teve durante a noite.
Examine o quarto em que habitualmente
dorme.
Torne seu quarto de dormir tão calmo e confortável quanto possível.
Sente-se em seu quarto de dormir e concentre-se numa questão de interesse pessoal sobre a qual você gostaria de sonhar.
Coloque o diário de sonhos e a caneta sobre a cama.
Selecione objetos que simbolizem o sonho que deseja ter.
Escreva o tema do sonho que deseja ter em seu diário de sonhos, repetindo-o mentalmente enquanto adormece.
4º Dia - Em Busca do Sonho
De manhã, lembre-se e registre os sonhos que tiver à noite.
Reflita sobre uma séria necessidade criativa.
Expresse seu dilema criativo no diário de sonhos antes de ir para a cama.
Antes de adormecer, prometa solenemente que se lembrará dos sonhos que tiver.
5º DIA - A VIDA E APENAS UM SONHO
De manhã, relembre e narre os sonhos que teve à noite.
Escolha um lugar próximo, no mundo real, que seja como num sonho, e passe parte de seu dia lá, observando o cenário e a ação.
Leia as instruções para o 6º Dia.
Antes de ir para a cama, prometa solenemente que recordará os sonhos que teve durante a noite.
6º Dia – Narrativa do Sonho
Ao acordar, antes de abrir os olhos, diga a si mesmo que você está adormecendo.
Recorde os sonhos que teve.
Levante-se e anote seus sonhos.
Prepare um script para sonho.
Represente o script para sonho em algum momento, durante o dia.
Vá para a cama, e quando estiver quase adormecendo, diga a si mesmo que na verdade você está acordando.
7º Dia - À Margem da Consciência
De manhã, relembre e anote os sonhos que teve à noite.
Durante o dia, diga a s'! mesmo que você investigará conscientemente as imagens negativas da próxima vez que sonhar.
Escolha um símbolo adequado para colocar no quarto onde sonha e escreva seu propósito no diário de sonhos.
Concentre-se em seu objetivo quando estiver começando a mergulhar no sono.
Pergunte às imagens e entidades desagradáveis de seus sonhos o que elas significam para você.

  1. 2º Semana

    1. Sonho Lúcido

Na Segunda Semana você aprenderá as seguintes técnicas essenciais para o Programa do Sono Criativo: como iniciar e manter um sonho lúcido e mudar seu rumo. Em essência, as técnicas descritas neste capítulo lhe ensinarão a pegar um sonho já em andamento e transformá-lo em sonho lúcido através de uma simples mudança na consciência.
É claro que quando estiver no meio de um sonho lúcido você não desejará apenas sentar-se e observar. Assim, a Segunda Semana lhe ensinará também a como percorrer o terreno onírico através do vôo, a exorcizar imagens oníricas através do rodopio e a manter o estado de lucidez olhando fixamente para as mãos ou para o céu.
Você também aplicará as técnicas de incubação que aprendeu na Primeira Semana para o sonho lúcido. Concentrando-se em palavras e símbolos adequados antes de adormecer, você poderá exorcizar personagens oníricos, numa variedade que pode incluir a princesa Diana, sua falecida tia Millie e Átila, o rei dos Unos.
Mas talvez o mais importante disto tudo é que você aprendera a arte da criação do sonho - que significa alterar conscientemente detalhes do seu sonho. Depois de dominar os exercícios da Segunda Semana, você deverá estar apto a transformar suas rosas oníricas em margaridas e sua banheira onírica na nave espacial Enterprise. Na medida em que praticar o exercício de criação do sonho, você poderá tornar-se perito em criar enredos completos de sonho lúcido, abrangendo desde grandes aventuras e apaixonadas cenas de amor até uma série policial que se repetirá todas as noites.
Uma palavra de advertência: os sonhadores lúcidos mais avançados não modificam, necessariamente, seus sonhos apenas para observar mudanças de estação ou paredes desmoronando. De fato eles usam, mais freqüentemente, o vôo onírico, o giro onírico e habilidades de criação de sonhos para investigar posteriormente seu panorama onírico: escalar uma montanha do sonho ou abrir um cofre de sonho, de forma que possam obter insights além e dentro do universo inconsciente.

Finalmente, não fique aborrecido se não começar a ter sonhos lúcidos logo no primeiro dia da Segunda Semana. Dê tempo a si mesmo e relaxe. O gesto de pressionar-se apenas retardará o delicado mecanismo interior, tão crucial para o sonho lúcido. Lembre-se de que cada pessoa é diferente. Se você não praticar os exercícios da Segunda Semana cuidadosamente, e se souber usufruir do processo, suas experiências de sonho lúcido logo começarão.
      1. 8º Dia - Teste de Realidade

Sonho lúcido é aquele no qual você está conscientemente informado do fato de que está sonhando. Como já dissemos antes, ter consciência dos pensamentos enquanto se dorme e sonha pode ajudar a nos tornarmos ainda mais conscientemente informados quando estivermos plenamente acordados. Uma forma de alcançar este estado mais amplo de consciência é perguntar-se regularmente se estamos acordados ou sonhando enquanto nos ocupamos de atividades cotidianas. Esta abordagem, muitas vezes sugerida por pesquisadores do sonho, é uma extensão natural do exercício da narrativa do sonho que se praticou no 6º Dia. Ao fazer "testes de realidade" e questionar-se sobre se poderia estar sonhando, você finalmente se encontrará fazendo a pergunta enquanto está no meio de um sonho.
Comece o 8º Dia tão normalmente quanto de hábito, tomando o café da manhã e cuidando de seus afazeres em casa ou indo trabalhar. Mas a cada meia hora, mais ou menos, pare, olhe em volta e pergunte-se: Isto é um sonho? Suponhamos que você está tomando O metrô ao lado de sua casa com destino à empresa em que trabalha, no centro da cidade. Em primeiro lugar, preste atenção às pessoas que o rodeiam. Seus rostos lhe parecem normais, comuns? Ou será que aquele severo homem de negócios à sua esquerda tem um terceiro olho brilhante no meio da testa? E que tal o quadro de anúncios coloridos à sua direita? Olhe para as imagens nele exibidas e depois volte a olhar. Será que as imagens se alteraram a cada observação ou permaneceram sempre as mesmas? Se ficaram diferentes de um momento para outro, e o quadro de anúncios não é de algum tipo super moderno, dotado de alta tecnologia, então você deve estar sonhando.
Quando entrar no seu escritório, examine-o detalhadamente. O panorama visto da janela exibe o mesmo cenário familiar de todos os dias ou você está surpreso por ver lá fora uma vala cheia de jacarés, o Mágico de Oz ou o mar da Tranqüilidade na lua? Se a cena que se vê da sua janela está absurdamente inclinada, você pode apostar que é um sonho.
Uma das melhores maneiras de testar se você está ou não sonhando é tentar modificar deliberadamente algum aspecto do lugar em que está usando apenas o pensamento. Por exemplo: digamos que você está sentado num restaurante e o garçom lhe traz quatro almôndegas para o almoço. Antes que você dê uma mordida numa delas, olhe para o prato e deseje, mentalmente, que as quatro almôndegas se transformem em oito. Se a transformação acontecer, certamente você estará sonhando. Continue a se perguntar, ao longo do dia: Isto é um sonho? Em seguida, faça a pergunta acompanhada de um adequado teste de realidade.
Lembre-se de que você pode reconhecer um sonho através da ocorrência de qualquer coisa misteriosamente inadequada ou bizarra particularmente se você provocar tal ocorrência deliberadamente. Por exemplo: se você está voando por sua própria conta, se está respirando embaixo d'água ou no espaço sideral sem equipamento especial, se está erguendo um pesado caminhão Mack sem ajuda de um guindaste ou fazendo amor de forma apaixonada e ardente com um gnomo de cor púrpura, o mais provável é que você esteja tendo um sonho. Se seus sentimentos e pensamentos parecem estranhamente contraditórios, ou se a estrutura da realidade apresenta mutações contínuas, provavelmente você está sonhando.
Se seu teste de realidade sugerir que você não está sonhando naquele momento, lembre-se de que está acordado e consciente de tudo que se passa à sua volta. A cada vez que perceber que está acordado, diga para si mesmo: Isto não é um sonho. Em seguida, concentre-se nas sensações e percepções da consciência em estado de vigília. Se, por outro lado, você sentir que está no meio de um sonho, diga para si mesmo: Eu estou sonhando.
Antes de ir para a cama, diga aos seus botões: Esta noite eu saberei que estou sonhando quando estiver no meio de um sonho. Escreva esta frase em seu diário de sonhos. Em seguida, coloque o diário ao lado da cama e repita a frase novamente, enquanto se deixa levar pelo sono. Mais importante ainda. lembre-se de realizar em seus sonhos lúcidos os mesmos testes de realidade que praticou durante o dia. Se você acordar durante a noite, depois de ter tido um sonho, pare para pensar sobre o que foi o sonho. Depois, repita a frase: Esta noite eu saberei que estou sonhando quando estiver no meio do sonho - e volte a dormir.
Alerta. Durante as próximas três semanas do Programa do Sono Criativo, lembre-se de fazer testes de realidade de forma regular, ao longo do dia, quando estiver em estado de vigília. Todas as noites, antes de ir para a cama e no momento em que estiver mergulhado no sono, dê a si mesmo, suavemente, permissão para ter sonhos lúcidos e lembrar-se de suas experiências oníricas ao acordar, Também é importante que você faça testes de realidade enquanto estiver sonhando; esta abordagem o ajudará a saber que está tendo um sonho, lembre-se de anotar os sonhos em seu diário assim que acordar.

Postagens mais visitadas deste blog

ENTIDADES III (Entendendo a vampirização II )

BREVE INTRODUÇÃO MAGICA III

UM CASO DE VAMPIRISMO