SONHOS LUCIDOS EM 30 DIAS (1 e 2 dias)




SONHOS LÚCIDOS EM 30 DIAS

Introdução

Você gostaria de voar como o Super-homem, cruzar a Terra para visitar a Grande Pirâmide, os Alpes Suíços ou uma distante praia do Taiti? Você anseia por um romance com seu astro (ou estrela) de cinema favorito, tendo como cenário o pôr-do-sol da Califórnia e acrescido de piscinas com água quente e lugares especiais na platéia para assistir à entrega dos Prêmios da Academia? Você gostaria de discutir física com Einstein, ser psicanalizado por Freud ou multiplicado em clones por Watson e Crick? Não importa qual seja a sua fantasia, você poderá, com treinamento apropriado e prática, aprender a realizá-la em seus sonhos.


Viagem Alem | Fazer Viagem Astral | Paranormal | Ocultismo | Espiritualidade |
Técnicas de Projeção Astral e Exercicíos para a Espiritualidade


Na maioria das vezes em que sonha, você não percebe que esteve sonhando até o momento de acordar. Nessa altura, porém, o sonho já chegou ao fim. No entanto, algumas pessoas têm consciência de que sonham enquanto o sonho está evoluindo. E pesquisas recentes revelam que esses sonhadores lúcidos podem dirigir os sonhos, de forma semelhante àquela de um diretor cinematográfico que dirige seu filme. Estes sonhadores podem criar ou destruir personagens, voar a locais distantes, mudar seu comportamento e o de outros, e até modificar o clima, o cenário e detalhes do sonho.
Para os não-iniciados, estas acrobacias mentais podem parecer, no mínimo, difíceis. No entanto, ao longo da década passada, pesquisadores desenvolveram uma série de exercícios e técnicas simples de sonho lúcido. Tais métodos, de fácil compreensão, apresentados, ponto a ponto no decorrer do Programa do Sono Criativo, deverão transformar você numa pessoa que domina seus próprios sonhos.
Ao seguir os exercícios apresentados neste livro, você aprenderá a forma de acordar no sonho. No final do nosso programa de quatro semanas, será capaz de induzir e manter sonhos lúcidos, voar para lugares distantes, tomar parte em aventuras maliciosas e altamente excitantes, explorar suas mais íntimas fantasias sexuais com vários amantes oníricos, pesquisar soluções criativas para problemas pessoais e profissionais e até incrementar seu sistema imunológico para melhorar a saúde. Você também poderá descobrir-se transcendendo as percepções comuns da realidade, na medida em que entrar em harmonia com suas idéias e sentimentos mais íntimos e profundos sobre a morte, existencialismo e Deus. Como prêmio, os participantes do Programa do Sono Criativo aprenderão nosso método para induzir uma forma especialmente intensa da experiência do sonho lúcido - que é um estado alterado de consciência que chamamos de alta lucidez - baseada em princípios aplicados, originalmente, há séculos, pelos iogues do Tibete.
Antes que comece a experiência, gostaríamos que encarasse o sonho de forma semelhante à que encara o ato de dirigir um carro. Lembre-se de todas as vezes em que dirigiu na estrada, sem prestar, aparentemente, qualquer atenção. De repente, olhou para a estrada e percebeu que alguém esteve, durante todo o tempo, emitindo opiniões e exercendo controle - e que este alguém, percebe num lampejo, era você.
O sonho funciona de forma semelhante. De regra não se sabe, conscientemente, da existência do controle; mas é óbvio que você é o único autor e planejador de seus sonhos, seja em relação às palavras ditas pelos personagens, o último tijolo colocado na casa imaginária e o número exato de pétalas que possui uma flor de seu jardim onírico. Perceber este fato é muito semelhante a perceber, de repente, que é você quem está dirigindo o carro; em outras palavras, acordar nos sonhos exige uma sutil mudança de atitude, de forma que você aprenda a se tomar mais consciente do que está fazendo.
Na Primeira Semana do Programa do Sono Criativo, esta mudança sutil de atitude vai começar. Você aprenderá, em primeiro lugar, técnicas básicas para recordar e anotar seus sonhos. Aprenderá também a se harmonizar com a diferença que existe entre a consciência em estado de vigília e o sono com sonhos. Finalmente, os exercícios da Primeira Semana deverão levá-lo à beira da consciência onírica, ensinando-o a predeterminar temas para sonhar e até a se apossar de uma pequena quantidade de controle enquanto você sonha.
A Segunda e a Terceira Semana lhe ensinarão como ter e controlar sonhos lúcidos desenvolvidos. Na medida em que praticar os exercícios que se encontram nestes capítulos, você deverá tomar-se cada vez mais perito em vôos oníricos, o que lhe possibilitará navegar pelo terreno da fantasia; em rodopiar no sonho, o que o ajudará a manter seus sonhos lúcidos; em tecer o sonho, que é a arte de manipular os detalhes dos sonhos. Na medida em que você evoluir do estado de consciência do sonho lúcido comum para o estado de consciência alerta mais intenso da alta lucidez, a intensidade e força de sua experiência de sonho lúcido vão aumentar.

Finalmente, na Quarta Semana, você desenvolverá a consciência criativa, através da qual usará seus conhecimentos para explorar as mais remotas áreas do seu potencial de sonho lúcido. Afinal, se o sonho lúcido apenas o habilitasse a transformar maçãs oníricas em laranjas ou a vivenciar vôos para o Ártico, seria como adquirir uma capacidade limitada. Os sonhadores lúcidos mais experientes, no entanto, usam suas capacidades não só para mudar a paisagem onírica mas também para explorá-la. Desta forma pode-se realizar viagens regulares, com o fim de exploração, ao fundo do subconsciente, sem um psicoterapeuta e sem drogas.
Lembre-se, por favor, de que, em última análise, o sonho lúcido e o altamente lúcido devem ser vistos como uma oportunidade para entrar em contato com uma ampla esfera interior. Na verdade, quem dirige, de forma regular, personagens oníricos e altera cenários oníricos sem pesquisar seu significado simbólico mais profundo pode, em última análise, reprimir suas necessidades subconscientes, em vez de permitir que elas se exprimam.
Para compensar estas dificuldades em potencial, recomendamos que você alterne sonhos lúcidos dirigidos com o sonho livre - aquele que não é deliberadamente controlado. Eis aí por que incluímos duas noites de sonho livre no Programa do Sono Criativo, e lhe recomenda-mos, também, que integre esta forma de abordagem equilibrada a qualquer investigação a longo prazo que fizer sobre o sonho lúcido que decidiu criar.
A melhor forma de aprender a manejar sonhos lúcidos é avançar um passo de cada vez. Dê um tempo a si mesmo para se concentrar em cada um dos exercícios de Sono Criativo, sem pressa. Embora o programa seja planejado para ser posto em prática ao longo de trinta dias, não se sinta constrangido se preferir fazê-lo em mais tempo.
No entanto, não recomendamos terminar o programa em menos de trinta dias, nem tentar comprimir o número de exercícios equivalentes a uma semana em um único final de semana. Embora muitos exercícios de Sono Criativo sejam, conceitualmente, bastante simples, seu impacto combinado pode ser profundo. Recomendamos-lhe também permitir que suas aptidões evoluam gradualmente, dando a si mesmo a oportunidade de se adaptar. Além do mais, já que sonhos - sejam eles comuns ou sonhos lúcidos - refletem seu estado de espírito, uma abordagem equilibrada deve aumentar o prazer e a esfera de ação de suas aventuras noturnas.
Na verdade, a melhor forma de alcançar o sonho lúcido não é fazendo pressão sobre si mesmo para tê-los. Se você se sentir ansioso em relação a estes sonhos, as probabilidades de tê-los serão menores. Lembre-se de que os sonhos lúcidos podem surgir em qualquer momento do Programa do Sono Criativo; afinal, o sonho lúcido não é um processo rigorosamente linear, no qual o objetivo é ou não alcançado ao final de cada exercício. Ademais, este programa interage de forma dinâmica com cada pessoa que dele faz uso, ajudando a estabelecer as condições adequadas para ter sonhos lúcidos e profundamente lúcidos. Enfim, o esquema de atividades que seguirá vai depender de você e da sua predisposição pessoal. Os sonhos lúcidos podem começar logo para alguns. Para outros chegarão mais tarde, no decorrer do programa; e para outros ainda, só depois que o roteiro tiver sido completado.
Queremos enfatizar que é extremamente raro o fato de uma pessoa dizer que teve problemas em conseqüência da prática do Programa do Sono Criativo, principalmente porque o programa não tenta, de nenhum modo, substituir a psicoterapia. Portanto, se em sua vida existem problemas emocionais ou psiquiátricos, ou se você se sentir mal ao praticar qualquer um dos exercícios, sugerimos que consulte o seu terapeuta ou psiquiatra antes de prosseguir. Neste caso, talvez você queira praticar o Programa do Sono Criativo sob permanente orientação clínica.

Não importa quem você seja, o Programa do Sono Criativo foi planejado para seu prazer. Na medida em que for ganhando experiência, seus sonhos lúcidos deverão tomar-se cada vez mais vívidos e poderosos. Eles também lhe darão maior acesso às reservas ocultas de energia, sabedoria e experiência que você acumulou ao longo da vida.

Primeira Semana

Despertando para os Sonhos

A maioria das pessoas pensa no mundo cotidiano de forma positiva, concreta e previsível. Por outro lado, os sonhos são considerados fantasias, ilusões mutáveis que podem dissolver-se como névoa. Na verdade, o mundo em estado de vigília está cheio de imagens imprevisíveis, bizarras e surrealistas, incluindo tanto crises aberrantes quanto obras de arte colossais, que parecem ser a matéria dos sonhos. Os sonhos, por sua vez, contêm a mais profunda verdade sobre nossos pensamentos inconscientes em relação à realidade. Se pudéssemos captar o significado dos nossos sonhos, entenderíamos nosso relacionamento com outras pessoas e o mundo que nos rodeia com muito mais precisão e profundidade.
De fato, o estado de sono onírico e o de vigília são apenas dois estados ao longo do continuum da consciência que experimentamos todos os dias. Durante muitos sonhos, nós nos vivenciamos como se estivéssemos acordados; e às vezes, enquanto acordados, pomo-nos a imaginar se realmente não estamos sonhando. É lógico, portanto, que se devemos, alguma vez, acordar nos sonhos - para nos tornarmos lúcidos -, temos que aprender a diferenciar o estado de sonho do estado de vigília de forma certa e segura.
A Primeira Semana do Programa do Sono Criativo vai ajudá-lo a alcançar este objetivo, ensinando-o a observar profundamente a natureza da realidade no estado de vigília e a natureza dos sonhos. Na primeira parte da semana, você aprenderá a recordar seus sonhos e registrá-los num diário onírico. Aprenderá também a submergir nas imagens surrealistas que assombram a realidade do estado de vigília, dando-lhe, freqüentemente, muitas das qualidades subjetivas que existem num sonho.
Os exercícios da Primeira Semana também introduzirão alguns dos princípios básicos do controle do sonho. Você criará, por exemplo, um meio ambiente próprio para dormir que irá conduzi-lo ao sonho mais consciente. Aprenderá a alterar o tema geral de seus sonhos através de um processo conhecido como incubação onírica e também uma abordagem eficiente para a resolução de problemas; concentre-se num tema de sua vida usando a técnica descrita na Primeira Semana e uma solução poderá, possivelmente, aparecer em seus sonhos.
Finalmente, ao confrontar as imagens negativas que algumas vezes surgem em seus sonhos, você aprenderá como sair do mal-estar para um estado de semiconsciência. Na medida em que desenvolver a capacidade de examinar seus inimigos oníricos, um véu começará a se erguer e você aprenderá a acordar em seus sonhos.
Uma observação importante: embora as técnicas da Primeira Semana tenham sido planejadas para servir de prelúdio para o sonho lúcido, elas são ferramentas valiosas em si mesmas e para si mesmas. Na verdade, mesmo se alguém nunca teve um sonho lúcido, manter um diário onírico pode proporcionar uma base para a exploração profunda do eu interior. Sonhos incubados sobre dilemas criativos e românticos podem proporcionar caminhos valiosos para alcançar o insight e sucesso profissional e pessoal. E ao examinar ou interrogar imagens oníricas assustadoras, você poderá chegar a compreendê-las melhor e dessa forma eliminar sonhos repetitivos e até pesadelos.
Por favor, não subestime a importância das técnicas da Primeira Semana em relação ao resto do Programa do Sono Criativo. Elas formam os alicerces sobre os quais as semanas vindouras de sonho lúcido estão baseadas.

1º e 2º Dias - Recordação do Sonho

Antes de conseguir tornar-se consciente em seus sonhos, você terá que dominar alguns princípios básicos para controlá-los. Uma exigência fundamental para o controle onírico bem-sucedido é a capacidade de lembrar, valorizar e registrar os sonhos. Portanto, nos 1º e 2º Dias do Programa do Sono Criativo, você aprenderá exercícios de concentração específicos para ajudá-lo a recordar seus sonhos. Aprenderá ainda a anotar os sonhos em seu diário onírico particular.
Alerta. Pelo fato de ser necessária alguma preparação, leia as instruções para os 1º e 2º Dias antes de começar.
Parte 1 : montando seu diário de sonhos. A primeira tarefa, a ser executada no 1º Dia, é a preparação do diário onírico que você usará ao longo de todo o Programa do Sono Criativo. Seu diário de sonhos pessoal deve ser uma agenda que possa guardar sob o travesseiro ou ter consigo durante o dia. Nos Estados Unidos, sugerimos Dreams and Waking Visions, de Mary Michael e Barbara Andrews, ou um caderno de anotações em espiral, fácil de carregar. Você deve também escolher uma caneta especial para seu diário de sonhos. Sugerimos uma esferográfica bem macia, que deslize livremente sobre o papel e lhe permita escrever mesmo deitado. A caneta destinada a escrever seu diário de sonhos não deve ser usada para nada além dele. Você também poderá achar proveitoso prender uma mini lanterna em seu diário de sonhos, para o caso de se lembrar de um sonho no meio da noite.
Leve seu novo diário para casa e coloque-o, junto com a caneta macia e a pequena lanterna, em cima da cama, sob o travesseiro. Depois, diga a si mesmo: Este é o lugar em que anotarei os sonhos que recordar Em seguida, deixe a agenda debaixo do travesseiro até estar pronto a ir para a cama.
Parte lI: recordando seus sonhos. A segunda parte do exercício de recordação dos sonhos poderá começar a qualquer momento, logo após você ter disponível o seu diário de sonhos. Ela terá início no 1º Dia e continuará através da manhã do 2º dia.

Comece por sentar-se sozinho, num lugar público, durante uma parte tranqüila de seu dia e observe a si mesmo e às coisas em volta. Observe também as pessoas que estão ao seu redor e repita as seguintes palavras: Todos aqui têm sonhos. Reflita sobre o significado desta frase e tente imaginar o que as pessoas que o cercam podem ter sonhado na noite anterior. Pense naqueles que lhe são próximos e pergunte a si mesmo: o que eles sonharão esta noite? E você, o que sonhará esta noite?
Em seguida, diga silenciosamente a si mesmo: De agora em diante eu me lembrarei de meus sonhos. Assim que admitir sua disposição de recordar seus sonhos, deixe-a de lado e esqueça-se dela pelo resto do dia, até o momento em que estiver deitado na cama, mergulhando no sono.
Alerta. Se você deseja Intensamente recordar seus sonhos, pode sugerir a si mesmo que acorde durante a noite, quando os sonhos terminarem. Quando tiver prática, você poderá acordar depois de um certo número de sonhos sucessivos, em determinada noite, e recordar cada um deles. Mesmo que não queira praticar este exercício intenso em base regular, ele pode ocasionalmente conduzir a alguns lnsights surpreendentes e também aumentar de forma significativa a sua capacidade de recordar os sonhos.
Mais tarde, depois que tiver ido para a cama, reafirme suavemente sua disposição para se lembrar dos sonhos que teve. Assim que admitir esta disposição, deixe-a novamente de lado e evite fazer qualquer pressão psicológica sobre si mesmo. Em seguida adormeça.
Para reter os sonhos na memória de forma tão completa quanto possível, você deve entender, em primeiro lugar, que as lembranças oníricas podem ser tão fugazes quanto a passagem do ar através de suas narinas. Portanto, sempre que começar a acordar - seja no meio da noite ou de manhã - não abra os olhos nem se mexa. Em vez de fazê-lo, pare e concentre-se inteiramente na recordação de seus sonhos.
Com este objetivo, você deve arruinar seu dormitório de forma a evitar a menor distração. Se dorme habitualmente com outra pessoa ou perto dela, peça-lhe para não perturbá-lo antes de você sair da cama na manhã seguinte. Se você costuma acordar com a ajuda de um despertador, sugerimos que use uni radiodespertador e o sintonize numa estação que o acorde com música clássica, em vez de pelo alarme. Uma sugestão ainda melhor é a de pedir a um amigo ou membro da família que o acorde suavemente.
Não se force a lembrar de descrições detalhadas e na ordem cronológica exata. Como você provavelmente já descobriu quando tentava recapturar outras lembranças, como as do título de alguma canção esquecida, as recordações oníricas devem ser abordadas com sutileza e elegância. Deve-se permitir que elas mergulhem, para depois emergir, gradual e espontaneamente, em sua percepção consciente quando em estado de vigília.
É mais provável que você se lembre de detalhes ou fragmentos do seu sonho mais recente ao despertar. Os pensamentos, sentimentos e imagens relativos a este sonho podem, freqüentemente, ser seguidos em ordem inversa, levando-os paulatinamente em direção a lembranças sutis de sonhos anteriores.
No entanto, lembranças de sonhos anteriores são tão frágeis e efêmeras corno bolhas de sabão. Afinal, estes sonhos são compostos de sentimentos e imagens que sopram suavemente através de passagens ocultas de sua mente inconsciente. Qualquer movimento súbito em seus pensamentos, qualquer distração momentânea, qualquer tentativa de forçar a memória, podem estourar as bolhas e fazer com que as imagens se evaporem antes que surjam em sua percepção consciente.
Lembre-se: você deve relaxar e, mais importante, deve dar um tempo a si mesmo para recordar seus sonhos. Se as imagens oníricas não vêm instantaneamente à superfície de sua percepção consciente, fique deitado silenciosamente durante um tempo e veja o que acontece antes de desviar sua atenção para qualquer outra coisa que possa estar em sua mente.
Parte III: narrando seus sonhos. Diários do sonho têm sido mantidos, de uma forma ou de outra, ao longo de toda a história humana. Embora não possamos provar absolutamente a teoria, estamos dispostos a apostar que até as pinturas das cavernas criadas pelos seres humanos primitivos representaram, ao menos ocasionalmente, imagens que surgiram primeiro nos sonhos.
Na medida em que a civilização evoluiu, os diários do sonho assumiram a forma de narrativas escritas, detalhando e analisando as experiências noturnas do sonhador. A maioria dos modernos pesquisadores dos sonhos considera essa narrativa escrita como um meio eficiente para facilitar a recordação dos sonhos e acompanhar o desenvolvimento de temas e imagens oníricos.
Para manter seu diário de sonhos, dê um título a cada sonho enquanto você o narra. Certifique-se sempre de que registrou a data em que o sonho ocorreu e seu tempo aproximado de duração. Acompanhe todas as noites o desenvolvimento dos sonhos que teve mais cedo e mais tarde no ciclo do sono. Enquanto escreve, certifique-se de estar observando o cenário ou cenários no qual cada sonho aconteceu, os personagens que apareceram, os adereços ou símbolos que lhe chamaram a atenção e quais emoções o sonho desencadeou em você. Recomendamos também, enfaticamente, que use seu diário de sonhos para investigar a relação que existe entre seus sonhos e preocupações e atividades diárias. Por favor, deixe uma ou duas páginas em branco depois de cada narrativa, de forma a acrescentar pensamentos suplementares, lembranças ou interpretações que possam lhe ocorrer com a passagem do tempo.
Embora não seja obrigatório, sinta-se livre para desenhar figuras que se relacionem com seus sonhos. Imagens visuais podem exprimir o significado subjacente de um sonho em forma gráfica e até desencadear a liberação de lembranças mais profundas.
Desde a manhã do 2º Dia, adquira o hábito de anotar as descrições de seu sonho logo após acordar, antes mesmo de sair da cama. Quanto mais você esperar, mais provável é que as lembranças se tornem distorcidas ou simplesmente desapareçam.
Considere o seu diário de sonhos como um livro secreto, no qual você narra e interpreta as criações mais profundas de sua mente inconsciente. Tente manter o diário à mão em todos os momentos, pelo menos nas próximas três e meia semanas do Programa do Sono Criativo. Você poderá recordar um sonho a qualquer momento do dia; e tampouco há limites de tempo para os flashes de insight que você provavelmente terá, uma vez que iniciou o processo de recordação do sonho como primeira coisa que faz ao acordar de manhã.

Alerta. Como a recordação do sonho pode aumentar sensivelmente com a prática, insistimos que você pratique os aspectos mais importantes dos 1º e 2º Dias ao longo de todo o Programa do Sono Criativo. Em primeiro lugar, todos as noites, quando estiver adormecendo, afirme silenciosamente para si mesmo que você pretende se lembrar dos sonhos que teve ao acordar de manhã. Em segundo lugar, arrume tempo, com a máxima freqüência possível, para se lembrar de suas experiências oníricas e refletir sobre elas assim que acordar, antes mesmo de abrir os olhos, mexer-se ou se ocupar com quaisquer outros pensamentos. Em terceiro lugar, use conscientemente o diário para anotar seus sonhos.

Postagens mais visitadas deste blog

ENTIDADES III (Entendendo a vampirização II )

UM CASO DE VAMPIRISMO

BREVE INTRODUÇÃO MAGICA III