DICIONÁRIO MAÇÔNICO II


DICIONÁRIO MAÇÔNICO II


D -- Dar Entrada – Dar entrada ao Templo, é permitir a um Irmão, comissão ou autoridade para participar dos trabalhos de um Corpo Maçônico. Decoração – Ornamento que se faz no local onde as Lojas trabalham, variam conforme o Rito e o Grau em que funcionam. Degraus - Maçonicamente, subindo são as dificuldades para a vitória das idéias, e o esforço que se despende para chegar a “Luz”; descendo é a facilidade com que podemos cair na imperfeição ou vício. Delta – É o triângulo luminoso, símbolo do “Poder Supremo”, que se situa por trás da cadeira do Venerável Mestre. Deputação – Irmão de uma Loja, por ela nomeada, para representá-la em qualquer solenidade ou missão oficial.

Deputado – Irmão eleito por uma Loja, para representá-la na “Assembléia Legislativa” de uma Potência. Há Potências com Assembléia Estadual e Federal.

Diácono – Existem no Rito Escocês dois Diáconos: o 1º e o 2º; que são os encarregados da transmissão de Ordens do Venerável ao 1º Vigilante, e deste para o 2º Vigilante.

Dignitários – São os cincos primeiros oficiais de uma Loja Simbólica.

Diploma – Certificado que atesta, que seu portador é Mestre Maçom.

Direitos – Cada Potência Maçônica, em suas “Leis”, mencionam os direitos que concedem aos seus membros; direito de votar e ser votado, justa proteção moral e etc...

Dissidência – Sempre houve, e possivelmente haverá outras na Maçonaria, no Brasil em especial já houve muitas, destacando-se as maiores a de 1927, quando foram criadas as “Grandes Lojas”; e a de 1973, quando apareceram os “Grandes Orientes Independentes”.

Docel – É a cobertura colocada sobre o Altar do Venerável, que varia de cor ou formato, conforme o Rito.

Dualismo – É a existência de dois princípios opostos; o bem e o mal, o preto e o branco; que são princípios necessários para o equilíbrio do procedimento.


E


Elementos - São os quatros elementos usados nas provas da Iniciação, já conhecidos dos antigos: terra (matéria física), ar (matéria psíquica), água (matéria sensitiva) e fogo (matéria mental).

Elevação de Grau – Genericamente é a passagem de um Grau para o Superior, mas cada cerimônia tem denominação especial. Iniciação para o Grau de Aprendiz. Elevação para o Grau de Companheiro. Exaltação para o Grau de Mestre. Havendo outras designações para os “Graus Filosóficos”.

Elul – É o 12º mês do calendário judaico.

Emblemas – Figuras representativas, insígnias, distintivo de Loja ou “Corporação Maçônica”.

Encarnado – É a cor do R\E\A\A\, com o significado de zelo e fervor.

Encíclica – Circular que o Grão-Mestre, dirigi às Lojas, ou esta aos seus Obreiros. Modernamente este termo está em desuso, mas ainda em prática pela “Igreja Romana”.

Era Maçônica – Época da qual se começam a contar os anos na cronologia da Ordem. Expressão atualmente em desuso.(Ver Verdadeira Luz e Era Vulgar).

Era Vulgar – Assim designa o calendário, usado modernamente no mundo todo. Nos documentos Maçônicos após a data apõe-se a sigla (E\V\), o que quer dizer do “calendário gregoriano”, adotado mundialmente.

Escada – Símbolo de ascensão ou decadência, que é usada em Maçonaria.

Escada de Jacob – Emblema, figura no painel do Aprendiz, para lembrar as “sete” virtudes indispensáveis: temperança, prudência, justiça, fé, esperança, caridade e fortaleza da alma.

Escada de Mestres – Possui dois lances de “cinco degraus”, cada um representa: a candura, clemência, franqueza, temperança e descrição.

Escada Misteriosa – No Grau “30” do R\E\A\A\, há uma escada com sete degraus para subir, consagrada: à justiça, à pureza, à doçura, ao trabalho, à prudência, à sinceridade, à coragem. Para descer: à gramática, à retórica, à lógica, à aritmética, à geometria, à música e à astronomia.

Escocês – Nome de “Sete Ritos”, que geralmente são confundidos com um só:

- Rito Escocês Filosófico, fundado em Paris com “15” Graus.

- Rito Escocês Filosófico, criado em Marselha com “18” Graus.

- Rito Escocês Primitivo, fundado em Paris com “25” Graus.

- Rito Escocês Primitivo de Namur, concebido em Namur com “33” Graus.

- Rito Escocês Primitivo de Narbona, fundado em Narbona com “10” Graus.

- Rito Escocês Reformado, criado na Prússia com “7” Graus.

- Rito Escocês Antigo e Aceito, criado com “33” Graus.

Escocismo – É a prática dos Ritos Escocês, que trata dos Graus acima dos “Graus Simbólicos”. Atribui-se a André de Ramsay, a criação desses Graus, tendo seu desenvolvimento acontecido a partir de 1745, na França.

Escopro - Profissões industriais. Instrumento de aço com que se lavram madeira e pedra.

Escrutínio Secreto – Ato de recolher e contar as esferas, que entraram em uma urna. Este modo de votação é obrigatório, nos processos de ingresso na Ordem.

Escudo - Em Maçonaria, os Graus por ela concedidos.

Esferas - Ciência, regularidade, sabedoria. Servem para votação em escrutínio secreto: as brancas aprovam e as negras reprovam.

Esfinge - Segredo, silêncio. Monstro que no Egito era representado por uma estátua de leoa, com peito e cabeça de mulher; símbolo da deusa da sabedoria, “Neith”. É usada como símbolo dos trabalhos Maçônicos, que devem ser impenetráveis.

Esmola – (Ver Hospitaleiro).

Espada - Símbolo de honra e da proteção, recorda a combatividade.

Esperança – Uma das virtudes recomendadas aos Maçons em qualquer situação. “A esperança é a última que morre”.

Espiga - Recompensa do trabalho, fertilidade.

Espiga de Trigo – Emblema da recompensa de trabalho e ressurreição da vida.

Esquadria – Símbolo da retidão, recorda os deveres de vida reta.

Esquadro – Emblema da retidão e da conduta, pela qual deve o Maçom pautar as suas ações.

Esqueleto – Fim da vida, caos, eternidade. Símbolo da “morte” é usado nas “Câmaras de Reflexão”, para lembrar-nos de que a ambição, vaidade e orgulho, nada valem, tudo fica, pois a igualdade da vida não pode ser mudada.

Estandarte – Adornos usado pelas Lojas, em seus Templos e serve de “bandeira”, quando a Loja comparece a qualquer outra cerimônia de Co-Irmã.

Estar a Coberto – É o momento em que uma Loja está regularmente aberta, e isenta de olhares de profanos. Nos trabalhos da Loja, são os Vigilantes os responsáveis pela perfeita cobertura dos trabalhos.

Estar a Nível – Simbolicamente significa estar no lugar certo, estar em dia com as obrigações.

Estrela – Divindade. Tocha que servia para clarear a introdução de um Maçom, ao local onde a Loja estava reunida. Modernamente se usam velas, ou mesmo lâmpadas acesas por pilhas elétricas.

Estrela de cinco pontas - Em Maçonaria tem vários usos, representando o corpo do homem com as pernas e braços abertos; representam ainda os cinco sentidos do homem. A cabeça representa o Venerável, o braço direito o Orador, o braço esquerdo o Secretário, o pé direito o 1º Vigilante, e o esquerdo o 2º Vigilante.

Estrela de nove pontas - Formada por três triângulos eqüiláteros sobrepostos, que representam respectivamente: o Rei Salomão, o Rei Tiro, e Hiran Abiff o “Arquiteto do Templo”.

Estrela de seis pontas - Constituída por dois triângulos eqüiláteros sobrepostos, que significam a fonte reprodutora, a do macho e da fêmea, aparece em muitos símbolos Maçônicos. É também chamado “Estrela de David”.

Estrela Flamejante ou Resplandecente – Símbolo da Divindade.

Evangelho – Durante as Iniciações do passado, todos os Candidatos juraram sobre o “Evangelho”. Hoje juram sobre o “Livro Sagrado”, da religião adotada pelo país onde se situa a Loja; exceto no Rito Moderno, onde o juramento é feito sobre a “Constituição da Potência” a que pertence a Loja.

Exata Observância – Sistema Maçônico derivado da Estrita Observância, e tinha por fim a defesa do “jesuitismo”.

Exotérico – O que é ensinado de maneira particular, só aos Iniciados em qualquer filosofia.

Exoterismo – É o ensino que pode divulgar a filosofia, ou o lado oculto das coisas, ao vulgo em geral.

Expertos – São oficiais de uma Loja Simbólica. Há três: 1º, 2º, e 3º no R\E\A\A\.


F


Falso Irmão – Diz-se do Irmão que trai seus juramentos, profano que conhece alguns segredos da Ordem, ou que Iniciado em Loja Irregular.

Fênix - Ave da “mitologia” que renascia de suas próprias cinzas, por isso foi tomada como símbolo da imortalidade, ressurreição.

Festas – Na Maçonaria são as “Cerimônias Especiais”, destinadas à comemoração de datas ou acontecimentos. Há festas, destinadas só aos Maçons, mas há também as destinadas aos parentes e amigos, chamadas de “Sessões Brancas”.

Figuras Alegóricas – São os “Símbolos Maçônicos” representados por desenhos ou esculturas, com os quais são ornados os Templos Maçônicos.

Filhos da Viúva – Simbolicamente assim são chamados todos os Maçons do universo, por se considerarem Irmãos entre si. (Ver Viúva).

Filiação – É o ato pelo qual uma Loja admite em seu quadro um Irmão Regular, de outra Loja pertencente à mesma Potência. Não é conveniente que um Maçom pertença a várias Lojas.

Filiando Livre – No passado era o Irmão que obtinha o direito de freqüentar regularmente outra Loja, que não a sua, porém sem direito de voto. Posteriormente quando no Brasil só havia o “G.O.B.”, tais Irmãos tinham todos os direitos inerentes ao seu Grau. Hoje só existe a figura de “Membro Honorário”.

Fitões – São colares de pano, com desenhos atribuídos ao Cargo, em que está investido cada Irmão, sendo usados ao pescoço. (Ver Colares).

Flores - Alegria, beleza, virtude.

Fogo - O terceiro dos elementos da natureza, conhecido no passado como elemento de renovação. “O fogo renova a natureza toda”. Verdade, purificação, fervor, zelo...

Fogo Sagrado – Fogo que os antigos conservavam em seus Templos. Os romanos rendiam cultos a “Vesta”, deusa do fogo. A Ordem rende-lhe tributo de diversas formas, como a da purificação de um Candidato na “prova do fogo”; mas a principal delas é na “Cerimônia de Sagração” de um Templo, quando o “Fogo Sagrado”, é levado para iluminar simbolicamente os trabalhos, que ali serão realizados.

Força – Maçonicamente é um dos três “pilares” que sustentam um Templo, sendo representada por uma estátua de “Hércules”. É um título especial do 1º Vigilante, que representa a “Coluna da Força”.

Formiga – Economia e trabalho.

Fraternidade – É o principal axioma da Maçonaria, pois o espírito da Ordem é transformar toda a humanidade em uma “Grande Fraternidade”. Sem fraternidade não há Maçonaria.


G


Letra que se vê nos Templos, gravada no centro da” Estrela Flamejante “, também é a inicial da palavra geometria, e muitas outras para o Rito Escocês. No Rito Moderno foi substituída pela palavra “IOD” dos hebreus, ou seja, a inicial da palavra “JEOVÁ”.

Galo - Aparece no Ritual do Grau “1” do R\E\A\A\, nas “Câmaras de Reflexão” como símbolo da vigilância e perseverança. Na bíblia é citado pelo seu canto, quando “Pedro negou Cristo por três vezes”.

Gomel – Um dos deuses, gravados sobre as doze pedras do “sumo sacerdote hebraico”, e serve também de palavra sagrada de muitos Graus Maçônicos.

Goteira - Assim é chamado um profano, que está presente entre os Irmãos.

Gládio – (Em linguagem de Banquete) – Faca.

Globo – Símbolo Maçônico da regularidade e sabedoria, representa também a extensão da Ordem, que é universal.

Grande Arquiteto do Universo ou G\A\D\U\ – É o termo com que os Maçons designam o nome de “Deus”. Poder Supremo.

Grande Oriente – É a designação das “cúpulas”, que dirigem e governam as Lojas Simbólicas, de um país, estado ou território.

Grande Secretário – Assim é designado o Secretário de um Alto Corpo Maçônico, servindo o termo “Grande”, para indicar que o Cargo é exercido em uma “Câmara Superior”.

Grão-Mestrado – Cargo exercido por um Grão-Mestre.

Grão-Mestre – Título da maior autoridade que preside um “Grande Oriente”, assim também é chamado o presidente de algumas Oficinas Filosóficas do R\E\A\A\.

Graus – Estágio de aprendizagem dos Maçons, que variam de número conforme os Ritos. O Rito Escocês com “33” Graus, o Rito Moderno com “7” Graus, o Rito Adonhiramita com “13” Graus; havendo Ritos que admitem até “96” Graus. Porém todos eles possuem os três primeiros “Graus Simbólicos”: Aprendizes, Companheiros e Mestres.

Graus Capitulares – São os Graus concedidos pelos “Capítulos”, que no R\E\A\A\ são os dos Graus “15 ao 18”, podendo ser estendidos dos Graus “4 ao 14”; caso no local não haja uma “Loja de Perfeição”.

Guarda do Templo – Irmão encarregado da segurança interna de uma Loja.

Gravar – Escrever.

Guarda dos Selos – Oficial de um “Supremo Conselho”, que tem sob sua responsabilidade os selos, ou timbres que os apõem em documentos oficiais.


H


Harmonia – Música, concórdia e amizade entre os Irmãos da Ordem.

Hierarquia – Em Maçonaria são duas: “as dos Graus e as dos Cargos”. A primeira ensina aos Maçons respeitar os IIr\ de Graus Superiores; e a segunda, a respeitar os Cargos que exercem.

Hieróglifos – Escrita antiga do Egito, que conservada como mistério, acabou sendo decifrada após anos de estudos.

Hiram Abif – Arquiteto a quem “Salomão” confiou a construção do seu Templo, morreu assassinado por três maus operários que estavam a suas ordens.

Homem – O único animal racional que “Deus” criou, nele há três princípios: a alma, a vida e o corpo.

Honras – São prestadas às autoridades, na entrada dos Templos, quando em visitas; sendo reguladas pelo protocolo próprio conforme o Cargo ou missão que vão desempenhar.

Hospitaleiro – É o oficial da Loja incumbido de receber os donativos, para socorros aos necessitados, bem como visitar os Irmãos enfermos.

Humanidade – O cérebro da terra.

Huzza – Grito de alegria dos Maçons do R\E\A\A\. Esta palavra, com as muitas variações de Rituais tomaram várias grafias, mas não são corretas.


I


Idade Civil – De conformidade com os regulamentos conta-se para ingresso na Ordem, e alcançar alguns Graus ou Cargos na hierarquia Maçônica.

Idade Maçônica – Conta-se em anos a partir da data da Iniciação; em alguns casos prevalece para a ocupação de Cargo.

Ignorância – Um dos flagelos da humanidade, que a Ordem pretende exterminar, por ser uma das causas que afligem o homem.

Igualdade – Uma das três palavras que formam uma das “Trilogias Maçônicas” - Igualdade, Liberdade e Fraternidade.

Ilustre Irmão – Tratamento que se dá a um Irmão investido no Grau “33’; ou que ocupa posição de relevância na Ordem, ou no mundo profano”.

Inamovibilidade – Condição estabelecida na França em 1725, que considerava vitalícios altos cargos, inclusive o de Venerável; que podia nomear ou cassar arbitrariamente qualquer Cargo. Esta condição permaneceu até 1772, quando houve um grande cisma na “Grande Loja da França”.

Inativo – Assim é chamado o Maçom, que deixa de pertencer a uma Loja Regular.

Inauguração – É a cerimônia regulada por Rituais próprios, que se faz para dar uso aos edifícios Maçônicos recém construídos.

Iniciação – Cerimônia para admissão de um profano, nos “Mistérios Maçônicos”.

Iniciado – Aquele que passou pela cerimônia de Iniciação.

Insígnias – Fitas, faixas, colares, jóias e outros paramentos pessoais dos Maçons, para uso nos diversos Graus.

Instalação – Cerimônia especial para regularizar uma Loja recém fundada, dando-lhe caráter de Loja Regular, ou para instalar os Veneráveis eleitos.

Instância – Estado no qual se acha uma Loja que, tendo sido fundada, aguarda os trâmites legais para a sua regularização.

Instrução – É o ensino da doutrina Maçônica, que se passa aos Maçons em cada Grau que alcançam.

Interpretação - A interpretação dos símbolos e alegorias Maçônicas, constitui um difícil estudo, pois depende muito do preparo de cada Irmão; quer intelectual ou científico.

Interstício – Espaço de tempo que medeia dois atos de uma Loja. Espaço de tempo que separa a colação de dois Graus, na escala de cada Rito.

Introdução – É o ensino da doutrina Maçônica, que se passa aos Maçons em cada Grau que alcançam.

Intuição – Chama-se intuição a capacidade do homem, que o faz intermediário do raciocínio dedutivo, intuitivo ou por analogia, que o leva a uma percepção exterior.

IOD – Inicial de “IEVÉ”, colocada no centro do “delta sagrado”, para os judeus é a inicial da palavra “JEOVÁ”.

Irmão – Tratamento Maçônico que é mantido entre os Maçons de todo o mundo.

Irmão Gêmeo – Diz-se do Irmão ou Irmãos Iniciados na mesma Sessão.

Irmãos da Harmonia – Irmão músico ou cantores que abrilhantam as cerimônias Maçônicas.

Irregular - É o Iniciado em Loja clandestina, ou aquele que freqüenta uma Loja, sem a ela pertencer.


J


Jacques DeMolay – Último Grão-Mestre da “Ordem dos Templários”, que foi condenado à fogueira, quando da destruição da Ordem, pelo Papa Clemente V, aliado ao rei Felipe o Belo. (Ver Templários).

Jakin – Palavra hebraica que significa: estabilidade, firmeza ou força. Que se traduz - “minha força está em Deus”. Jakin foi o quinto filho de “Salomão”. A inicial de seu nome figurou em uma das “Colunas de Salomão”, cujo uso, se conserva até hoje nos Templos Maçônicos.

Janelas – São as três aberturas que figuram no painel da Loja de Aprendiz, para lembrar por onde os antigos Maçons observavam a marcha do Sol.

Jeová – “Deus” dos judeus, “Mitra” dos persas, “Osíris” dos egípcios, “Théos” dos gregos e G\A\D\U\ para os Maçons.

Jóia – Existem várias: “jóia da Loja, jóia da Ordem, dos Graus e jóia dos Cargos e Funções”; variam conforme o Rito que se pratica.

Justa e Perfeita – Diz-se de uma Loja regularmente constituída, isto é, a que é composta de no mínimo de “sete” Mestres.


K


Kabala (Cabala) - Ocultismo tradicional dos israelitas, transmitido oralmente pelos hebreus nos Templos bíblicos.

Kadesch - Santo, um dos grandes nomes de “Deus” do Rito de Heredon.

Kadmon - Segundo a antiga filosofia era uma emanação primitiva, e segundo a também antiga cabala é a imagem de “Deus”.

Kadosch - Cavaleiro Kadosch, serve para designar o Grau “30” do R\E\A\A\ (esta palavra é largamente usada nos vários Ritos da Maçonaria). Santo purificado.

Kama-Rupa – O instinto animal, a sede dos desejos sensuais que leva o homem a nivelar-se tão somente como macho.

Kanuca - Grau “69” do Rito de Menfis.

Karma - É a “Lei da causa e efeito”. Esta doutrina é o que determina a modificação do espírito em cada encarnação.

Ki ou Kaki - Palavra escrita sobre o túmulo de “Hiram Abiff”, representado por um quadro da Loja de Secretários Íntimos.

Kilwining - Assim se chamou uma torre da Escócia, que foi a primeira construção dos Maçons, naquele país.

Kislev - Nome do 3º mês do calendário hebraico, que também é usado na Maçonaria.


L


Lágrimas Brancas - Saudades.

Landmarks – São princípios imutáveis, que determinam todas as Leis que governam a Ordem.

Latitude – Os “Supremos Conselhos” do R\E\A\A\, determinam onde se situam suas sedes, sobre o globo terrestre; para datar seus documentos, indicando a longitude e latitude onde se situam.

Leão - Símbolo da força e do poder, é o nome de uma das constelações do zodíaco. Aparece no R\E\A\A\ muitas vezes, principalmente no Grau “20”, como símbolo da discrição, e no Grau “27” como guardião das chaves misteriosas; valor.

Lebre – Timidez.

Leo Taxil – Jornalista e farsante francês, que não conseguindo entrar para a Ordem, passou a atacá-la, por livros e artigos, relacionando-a como o culto “Bafomet”, ou seja, ao “diabo”.

Leste – Dentro do Templo, é o lado esquerdo, de quem do Oriente olha o Ocidente ou o Sul.

Levantar Colunas – Diz-se quando se funda uma Loja, ou quando se reativa os trabalhos de uma Loja adormecida.

Lira - Símbolo da música. É a jóia do Irmão encarregado da música, durante as Sessões de uma Loja.

Livre e de Bons Costumes – É a qualidade que deve ser inerente a todos aqueles que desejam ser Maçons. No passado, “ser livre”, queria dizer: não ser escravo. Modernamente quer dizer: não estar preso a preconceitos.

Livro da Lei Sagrada – (Ver Bíblia).

Livro de Arquitetura – Livro especial para registro de balaústre das Sessões Maçônicas.

Livro de Presença – Livro para tomada de assinaturas dos Irmãos, presentes às Sessões de uma Loja. Cada Loja deve possuir dois livros de presença: um para os Irmãos do quadro, e o outro, para os visitantes.

Livro Negro – Assim é chamado o registro dos profanos, recusado por uma Loja; e aos Maçons que por qualquer motivo, sejam eliminados da Ordem.

Liz – Candura.

Lobo - Crueldade.

Loja – São chamadas as reuniões dos Maçons, quando regularmente reunidos dentro dos Templos. (Ver Loja Aberta).

Loja Aberta – Diz-se de uma Sessão de Loja, quando regularmente aberta de acordo com o Ritual, e com a presença de no mínimo de sete Irmãos.

Loja de Perfeição – É a Câmara do R\E\A\A\, que confere os Graus Filosóficos (do Grau “4 ao 14”). A localidade onde trabalha uma Loja de Perfeição tem tratamento de “Vale”. A exemplo de um “Sublime Capítulo”, que também é denominado “Vale”, o lugar onde trabalha.

Loja Irregular – É uma Loja formada por Maçons, que transgridem as “Leis Maçônicas”, mas que trabalham sem estarem subordinadas a uma Potência Maçônica Regular.

Loja Mãe – É a Loja na qual o Maçom foi Iniciado.

Loja Simbólica – É a primeira Câmara do R\E\A\A\, que tem a responsabilidade de iniciar Candidatos nos “Mistérios Maçônicos”. Elevá-los ao Grau “2” e Exaltá-los ao Grau “3”.

Lojas da Correspondência – Lojas subordinadas a uma Potência, que trabalham regularmente.

Lojas de Adoção – São as Lojas Maçônicas de senhoras, que se estabeleceram na França em 1772. No Brasil, já existem essas Lojas, e até um “Grande Oriente Feminino”, que não é oficialmente Maçonaria Feminina.

Lojas de Instrução – É a Loja quando reunida para estudo das coisas Maçônicas.

Lótus - Planta sagrada, para muitos povos do passado principalmente na Índia. É a principal flor adotada como símbolo pelo “Rito Adonhiramita”.

Louro - Para os gregos foi à “planta sagrada” símbolo da vitória e do triunfo, ainda hoje é usada para a confecção de coroas que cingem os vencedores de provas esportivas. Em Maçonaria aparece em muitos símbolos, principalmente em “estandartes”. Recompensa do Mérito.

Lua - É considerada como “símbolo do princípio feminino do universo”, constância e regularidade.

Luvas – Candura. As brancas, usadas nos Graus Simbólicos, constituem no símbolo da pureza. Variam de cor nos diversos Graus Filosóficos do Rito Escocês Antigo e Aceito.

Luz - Simbolicamente se recebe de uma Loja, durante a cerimônia de Iniciação. Significa a verdade ou o conhecimento de todas as virtudes.

Luzes – Luzes de uma Loja são: o Venerável, os dois Vigilantes, o Orador e o Secretário.

Luzes Inanimadas – É o livro da “Lei Sagrada”, o Compasso e o Esquadro.

Luzes Materiais ou Litúrgicas – São as que servem para iluminar os Altares de uma Loja.


Luzes Místicas – São em números de três que devem circundar o Altar do Juramento.

Lowtons – Filho de Maçom, adotado por uma Loja Regular, que se incumbe da instrução e sustento do mesmo, até que se torne maior de idade.

Postagens mais visitadas deste blog

ENTIDADES III (Entendendo a vampirização II )

UM CASO DE VAMPIRISMO

BREVE INTRODUÇÃO MAGICA III