As Melhores Tecnicas para Ter Sonhos Lucidos





As Melhores Tecnicas para Ter Sonhos Lucidos

Esse método foi desenvolvido por Daniel Love, um sonhador lúcido britânico conhecido da área, autor de livro sobre o tema.

O CAT é um método fácil para aprender a ter sonho lúcido. Funciona com base no ajuste dos ciclos de sono e melhora da consciência nas manhãs, quando os períodos de fase REM são maiores. Realizado adequadamente, verificou-se ser possível até 4 sonhos lúcidos por semana.

Em um experimento conduzido por 10 estudantes, o método CAT obteve sucesso com 8 deles, em apenas 2 semanas, com uma média de 2 sonhos lúcidos por estudante. Com persistência esse método pode chegar a 4 sonhos lúcidos por semana.

Dois passos simples:
Passo 1: Programe o alarme para despertar 90 minutos antes do horário normal de acordar. Levante-se durante uma semana inteira, nesse novo horário. Isso irá restruturar seu relógio interno. Como resultado disso, você não experimentará sonho lúcido algum, durante essa primeira semana.

Passo 2: Começando no 8º dia, alterne sua hora de acordar com o seu dia normal. Acorde no horário normal num dia, acorde naquele horário mais cedo no dia seguinte. Siga alternando: dia com o horário normal para despertar, no outro mais cedo.

Durante os dias de horário de acordar normais, seu corpo antecipará um despertar mais cedo. Seu cérebro já estará estimulado, permitindo facilitar a lucidez. Isso vai melhorar as chances de ter sonhos lúcidos por semana.
O método não requer visualizações, uso de memória ou qualquer outro truque mental. A parte mais difícil é acordar mais cedo e se disciplinar com a nova rotina.


DEILD significa Dream Exit Initiated Lucid Dream, também é conhecido como "Dream Chaining".

Trata-sede uma versão menor do WILD. O DEILD parece possuir a vantagem de permitir multiplos sonhos lúcidos numa mesma noite. O método se beneficia do fato que o cérebro se mantém num estado de alerta de reconhecimento do sonho por alguns momentos, logo após sair de um sonho e claro desde que você não se mexa e insista em permanecer adormecendo. Com isso o cérebro poderá continuar aplicando as ondas cerebrais típicas das fases REM do ciclo do sono.

REQUISITOS:
Para maior eficiência do método DEILD é importante que você tenha boa capacidade de reconhecimento ou lembrança dos seus sonhos. Recomenda-se um mínimo de capacidade de recordação de 10 sonhos por semana ou mais, antes de começar a praticar o DEILD.

Despertando após um sonho: o método!

Assim que você acordar, não se mexa! Você provavelmente despertou após um sonho, mas talvez não se lembre. É fundamental que não se mexa e que procure se recordar no que estava pensando ou visualizando.... isso ajudará a retornar aos sonhos, mantendo seu cérebro nas ondas REM do sono.

Poderá acontecer alguma paralisia do sono ou alucinação hipnagógica... nada com o que se assustar afinal já tais sabendo que são estados neurofisiológicos do sono( e não diabinhos, ETs ou fantasminhas).
O sonho lúcido não virá apenas se coincidir de que a fase REM já se encerrou. Caso você tenha conseguido voltar pro sonho...
...você pode voltar a focar que sensações sentia no sonho anterior, visualizando e sentindo, quem sabe até ouvindo... caso não consiga é porque saiu da fase REM e o negócio é tentar na próxima vez.
Esse método é especial também para voltar a ter sonhos lúcidos, numa mesma noite, logo após cair fora de um.

Vantagens:
- Finalmente não é preciso interromper o sono lá pelas 6h e voltar a dormir...
- É possível se aproveitar da capacidade do nosso cérebro de voltar pro sonho e exercitar isso. Assim, há boas chances de sonhos lúcidos em sequência!


Desvantagens:
- Prepare-se para ter falsos despertar! São abundantes os relatos deles com esse método.
- Conseguir lembrar logo ao sair de um sonho que não é pra abrir os olhos e se manter imóvel.
- O método já começa exigindo mínimo de 10 sonhos por semana... com uma memória dessas a impressão que tenho é que nesse nível, qualquer método vai bombar.

FILD significa Finger Induced Lucid Dream ou Sonho Lúcido Induzido pelo Dedo.

A preparação:
1. Vá dormir. Não requer qualquer tipo de visualização.
2. Para otimizar o método, procure ir dormir quando estiver realmente caindo no sono. A melhor hora é no meio da noite ou de manhã. Entretanto, utilizando essa técnica pela manhã, pode-se provocar sonhos lúcidos curtos.
3. Se você quer tentar o FILD durante a noite, você tem encontrar uma maneira de acordar. Existem vários jeitos. Descubra aquele que funciona melhor com você.
4. Uma vez que você acordou, a primeira coisa que deve fazer é imediatamente relaxar, tentando voltar ao sono. O objetivo aqui é chegar ao ponto justamente antes de você cair no sono. Uma vez que alcance esse ponto, inicie o Método FILD. Caso você cair no sono diretamente, não se preocupe, você pode tentar novamente quando acordar.
O Método:
1. Imagine por um segundo que você está tocando um piano usando seu dedo indicador e o dedo do meio, da mesma mão. Seus dedos estão lado a lado, em duas teclas. Agora pressione seu dedo direito para baixo, deixando seu dedo esquerdo erguido. A seguir, pressione seu dedo esquerdo para baixo e deixe seu dedo direito para trás. Repita esse movimento para cima e para baixo.


2. Imagine que você está tocando o piano novamente(usando o mesmo movimento), mas desta vez, pressione as teclas levemente de tal modo que elas não desçam. Tente isto nas teclas do seu computador - você deve basicamente sentir seus músculos se contraindo, mas seus dedos mal e mal se movem.


3. Tudo que você tem que fazer é usar o movimento do dedo quando estiver desperto. Uma vez que você alcançou o passo 4 da etapa de preparação, comece a movimentar seus dedos. Concentre-se no movimento. Direcionando sua concentração, você cairá no sono em segundos. Não conte o número dos seus movimentos ou fale consigo mentalmente. Também, não tente se forçar a cair no sono, isso apenas o fará despertar.;

4. Passados 10 a 20 segundos, faça o teste de realidade(ou reality check) de trancar a respiração(fechando o nariz com a mão). Simplesmente tape o nariz e tente respirar. Se você puder, você está sonhando.



5. Se você descobrir que o reality check não funicona, não se preocupe, você pode tentar novamente. Apenas durma normalmente e tente novamente quando despertar.

Métodos mais conhecidos para conseguir sonhos lúcidos: MILD
Começando pelo método criado por Stephen LaBerge, o famoso MILD - menmonic induction of lucid dream ou indução mnemônica de sonhos lúcidos.

Passo-a-passo da técnica MILD:

.
1 - Diga a si mesmo para acordar cedo de manhã.
.
2- Se e quando fizer isso, faça voltar à sua mente qualquer sonho de que se lembre.
.
3 - Saia da cama e durante 15 minutos faça algo que exija toda a sua atenção desperta, como ler um livro(eu prefiro ler sobre sonhos lúcidos) ou relacionar "coisas a fazer".
.
4 - Volte para a cama e diga a si mesmo, antes de adormecer: "Da próxima vez em que sonhar, quero lembrar que estou sonhando".
.
5 - Ao fazer isso, visualize seu corpo deitado na cama, dormindo, e ao mesmo tempo se veja no sonho que acabou de ensaiar, reconhecendo que é um sonho.

A Supremacia Tholey: o Método de Tholey revisitado.

Paul Tholey foi um psicoterapeuta alemão com uma bagagem de apenas 30 anos de experiência no uso do que chamamos hoje de "Método de Tholey". A Dra. Jayne Gackenback, outra gigante no estudo dos sonhos, aponta esse método como de grande eficácia.

Tholey trabalhou com seus pacientes, em seu dia-a-dia, na sua clínica. Invariavelmente sua experiência e estudos, aplicados diretamente com os pacientes, resultaram em uma forte percepção do melhor caminho para recordação e controle dos sonhos.

Repare que nas orientações abaixo, os exercícios de imaginação/simulação visual, devem ser ao mesmo tempo, acompanhados de questionamentos e repetidos durante o dia, de tal forma, para que ao sonhar, esse modo de criticar a realidade, seja levado junto(numa espécie de incubação/reality check).


Apresentação do Método:

1) Questione para si: "Estou sonhando ou não?", de cinco até dez vezes ao dia.

2) Simultaneamente, procure visualizar-se num sonho, imagine intensamente que está no seu sonho e que percebe que tudo a sua volta, inclusive você mesmo, é um sonho seu.

3) Enquanto se questiona "Estou sonhando ou não?", concentre-se não só no agora, mas procure visualizar acontecimentos passados. Percebe algo incomum ou lacunas na memória?

4) O questionamento reflexivo "Estou sonhando o não?" deve ser repetido quando experimentar emoções mais fortes ou em situações do cotidiano que lembrem uma situação típica de sonho. Situações surpreendentes ou improváveis, durante as rotinas do dia-a-dia, devem ser aproveitadas.

5) Caso acontecimentos ou algum(ns) temas sejam repetitivos ou recorrentes nos seus sonhos - por exemplo o sentimento de medo ou a presença de um gato - aproveite quando estiver desperto, para se questionar "Estou sonhando ou não?", sempre que avistar um gato ou se sentir ameçado(ou quando se defrontar com a situação repetitiva dos sonhos enquanto desperto).


6) Alternativamente a situação anterior, se os temas mais recorrentes nos seus sonhos são experiências que raramente ou nunca ocorram no estado desperto, procure então se imaginar vivenciando aquelas cenas e dizendo para si que está sonhando.

7) Se a dificuldade é lembrar dos sonhos, deve usar técnicas para melhorar sua recordação. A insistência em obter a estrutura crítico-reflexiva(os questionamentos da realidade), irá contribuir para desenvolver essa memória dos sonhos.

8) Pouco antes de adormecer, não tente forçar a ocorrência da lucidez, martelando esse pensamento, mas apenas diga para si mesmo que ficará consciente no seu sonho. O método é especialmente eficiente quando você acorda no início da manhã e sente que dormirá fácil novamente.

9) Decida realizar uma ação ou algo especial nos seus sonhos. Qualquer ação é suficiente.

Objetivando facilitar os passos 8 e 9, Tholey sugere maneiras(escolha uma) de manter sua consciência enquanto adormece, focando atenção nas imagens hipnagógicas do começo do sono:

Técnica das Imagens. Focalize apenas nas imagens visuais enquanto adormece.

Técnica do corpo. Concentre-se totalmente no seu corpo enquanto adormece. Perceba sua respiração, a maneira como os músculos de suas pernas relaxam, o peso de seus braços.

Técnica das imagens e do corpo. Direcione toda sua atenção para as imagens visuais que surgem quanto para o seu corpo adormecendo.

Técnica do ponto do ego. Imagine que você é apenas um "ponto" do qual observa e reflete sobre o mundo dos sonhos.

Técnica das imagens e do ponto do ego. Junto do foco de se imaginar como um ponto, concentre-se nas imagens que surgem enquanto adormece.



Considerando a surpreendente inteligência desse método, pode-se notar também que é um pouco mais trabalhoso, porém pode ser incrivelmente eficaz. O livro de Jayne Gackenback e Jane Bosveld, Control Your Dreams, faz referência a dois cientistas franceses que trabalharam com o Método de Tholey e descobriram que os participantes, mesmo após abandonaram seus estudos, ainda assim, frequentemente obtiveram bons resultados.

Método VILD de Indução de Sonhos Lúcidos

O método VILD(Indução Visual de Sonhos Lúcidos), para indução de sonhos lúcidos, é um parente próximo do WILD. Foi criado por um onironauta conhecido como Peter Harrison ou simplesmente de Pedro.

Primeiro passo, ao ir para cama, deve-se relaxar. Pode-se utilizar técnicas próprias ou alguma utilizada no método WILD. Outra sugestão é imaginar a mente se descarregando e sentindo o sono chegar. Caso tenha dificuldade em adormecer rápido, talvez ajude ler sobre sonhos lúcidos antes de dormir, pelo menos até se sentir sonolento.

Tenha certeza que você sabe exatamente como gostaria que o sonho fosse. Sua amiga, as palavras ditas, o reality check realizado. Recomenda-se reality checks simples ou que funcionem bem pra você. Visualize o sonho planejado, serenamente, durante três vezes, para ter certeza que você sabe cada detalhe dele. Depois comece a visualizar esse sonhos uma vez atrás da outra.

Lembre-se de visualizar ele na primeira pessoa, através de seus próprios olhos. É você olhando para suas mãos ou seu reality check e não para outra pessoa fazendo isso. "Você olhando para suas mãos!".

Caso sinta seus pensamentos confusos, ignore isso e siga insistindo na visualização do sonho planejado. Será preciso um pouquinho de paciência e persistência nisso.

Quando você finalmente estiver sonhando com o que arquitetou, será bem possível que não perceba que já está sonhando... pelo menos até o momento em que fizer o reality check! Daí para diante é aproveitar o seu sonho enquanto está consciente!

Método Wake Back To Bed

Esse método é o mais simples que existe, ideal para quem ainda não teve um sonho lúcido. Talvez um dos métodos menos difundidos pelos sites em português, mas vem ganhando adeptos rapidamente e já pode ser encontrado facilmente pelas comunidades ou foruns de sonhadores lúcidos. Traduzindo grosseiramente, fica algo como: Acordar e voltar para cama.

Wake Back To Bed ou “WBTB” é uma variante do MILD(já tratado nesse blog) e também do CAT - Cycle Adjustment Technique ou Técnica do Ajuste do Ciclo, com um diferencial: os resultados podem ser bem rápidos. Pode-se utilizar o método durante a semana ou apenas nos finais-de-semana. Fica a critério de cada um. Como em qualquer outro método, seja o Tholey, MILD, WILD etc.. o importante é que ao optar por essa técnica, haja uma persistência nela.


Passo 1: Vá para a cama normalmente e programe seu despertador para tocar após 6 horas de sono.


Passo 2: Após seis horas de sono, levante-se da cama. Encontre algo para se ocupar, mantendo-se mentalmente ativo e alerta. Experimente ler algo sobre sonho lúcido(como esse blog). Permaneça alerta no mínimo por 20 minutos e no máximo por 60 minutos. Você deve sair da cama.



Passo 3: Vá para a cama e relaxe. Caso sua mente fique muito alerta, experimente meditar, aplicar o método MILD ou ainda fique se imaginando, serenamente, como poderia ser seu próximo sonho lúcido, até cair no sono novamente.

Postagens mais visitadas deste blog

ENTIDADES III (Entendendo a vampirização II )

UM CASO DE VAMPIRISMO

BREVE INTRODUÇÃO MAGICA III