Técnica do Portal

Relaxe o corpo e a mente. Use alguma técnica de relaxamento que você se adaptar melhor. O importante é que esteja bem relaxado. De preferência que esteja deitado, ou sentado e com roupas leves, enfim, você deve estar bem relaxado, roupas leves e bem confortáveis, de forma que, nada o possa incomodar.

Reproduzo aqui um método de relaxamento de Waldo Vieira.

Sono. Quando alguém está tenso é provável que se sinta cansado, mas acha-se também tão desperto interiormente que se torna difícil acalmar-se, desfazendo os nós interiores. Eis porque a queda do tônus muscular caracteriza o estado do sono natural.

Condições. A profunda relaxação muscular progressiva do seu corpo humano lhe permite alcançar a imobilidade completa, a semiletargia ou a indução do estado de anestesia em cada uma das áreas do corpo humano, superando as condições de tensão muscular e psíquicas, a ansiedade e a insônia, ao mesmo tempo que você esvazia a mente de tudo, exceto do desejo de sair consciente do corpo denso.

Passo. Tal procedimento constitui o primeiro passo, quase indispensável, para você produzir, voluntariamente, a experiência da projeção consciencial lúcida.

Iniciativa. Em muitos processos para se projetar, a consciência toma a iniciativa de deixar o corpo humano. Na técnica da auto-relaxação psicofisiológica, ao contrário, o corpo humano faz com que a consciência saia de dentro de si.

Alfa. A perfeita auto-relaxação corporal, concentrativa, progressiva e controlada predispõe a sua mente para o estado hipnagógico auto-sugestionado - correspondente ao ritmo alfa captado pelo eletrencefalógrafo - sendo também componente essencial das técnicas de controles mentais ou meditativas empregadas na ioga, no zen, na meditação transcendental e nos treinamentos autógenos.

Gravações. A técnica da auto-relaxação psicofisiológica pode ser praticada até mesmo através de instruções gravadas em discos ou fitas, bem como ouvindo gravação de ruídos especiais, por exemplo, os sons relaxantes das ondas do mar batendo contra a praia.

Imobilidade. Antes de tudo, a auto-relaxação psicofisiológica (dos nervos e dos músculos) tem de conduzir você à imobilidade total, quer dizer: a um estado de relaxamento geral, em posição confortável, deitado, com imobilidade, hipotonia muscular e passividade mental.

Tensão. A tensão - condição contrária à relaxação - é a responsável pelos movimentos inoportunos do praticante.

Inconveniências. Quando iniciado, o seu estado de auto-relaxação, você não pode ceder aos desejos inconvenientes e extemporâneos de coçar-se, engolir em seco, pigarrear, tossir ou mexer com dedos e articulações.

Progressiva. Um processo dos mais usados é a auto-relaxação progressiva através da qual você convence o seu corpo humano a distender-se, percorrendo mentalmente todas as áreas orgânicas e, por meio indireto, você expulsa a tensão contraindo e relaxando os músculos em determinada ordem, em um período de 30 (trinta) minutos, antes de iniciar o experimento projetivo, seguindo estas 8 etapas:

1. Isolamento. Isole-se em um quarto fechado onde você não seja perturbado enquanto estiver praticando os exercícios. Fique desnudo ou use apenas roupas leves e folgadas. Afrouxe o seu cinto, tire os óculos e o relógio. Lembre-se de manter os joelhos, a nuca e os dedos sem nada que os aperte.

2. Posição. Deite-se no leito ou sente-se em uma cadeira confortável ou poltrona. A posição sentada vem predispondo a produção da projeção consciente em muitas pessoas. Cerre as pálpebras.

3. Contração. Não contrai os seus músculos até o extremo de suas forças. Apenas enrijeça-os, contando devagar, de 1 a 5, e então relaxe por uns 20 segundos antes de exercitar outro grupo de músculos.

4. Respiração. Contraia e relaxe cada grupo de músculos duas ou 3 vezes, procurando inspirar o ar quando contrair, prender a respiração quando contar, e expirar quando relaxar. A sala ou o quarto devem ter boa ventilação.

5. Atenção. Concentre a sua atenção na sensação de contrair e relaxar, alternadamente, os seus músculos de uma área específica, mantendo o resto do corpo pacificado e quieto.

6. Imaginação. Faça de conta que todo o seu ser está localizado tão-somente na parte do corpo com a qual você está atuando. O processo deve constituir, ao mesmo tempo, um exercício mental (consciência) e físico (soma).

7. Seqüência. Retese e relaxe de repente a partir dos músculos dos dedos, da mão, do antebraço ou do braço (bíceps, tríceps), primeiro de um lado, depois do outro. A seguir, faça o mesmo com os músculos da cabeça, a começar pelo alto do crânio. Em seguida, com os músculos do rosto, ou seja: os da testa, os dos olhos e pálpebras, os das faces, do queixo e da boca; os do pescoço; os das costas; os dos ombros, para trás e para a frente; os do peito e os do abdome; e, por fim, os das nádegas, das pernas, dos pés e dos dedos dos pés, primeiro de uma lado, depois do outro.

8. Tempo. Não espere resultados imediatos, logo na primeira vez que você exercite a auto-relaxação. Procure aprender, pouco a pouco, o melhor processo que funciona para você, fazendo exercícios diários durante duas semanas.

Noite. Muitos praticantes, homens e mulheres, evitam fazer os exercícios de auto-relaxação à noite porque os mesmos são indutores do sono, e a pessoa acaba dormindo com tranqüilidade, sem se projetar conscientemente.

Flutuação. Se você é um bom nadador(a) será muito fácil criar os reflexos condicionados das técnicas da auto-relaxação física e mental necessários à produção da projeção consciencial lúcida. Basta entrar no mar, em pleno verão, pouco depois da arrebentação das ondas na praia (onde não tenha tubarões), deitar-se de costas na superfície da água, com o topo da sua cabeça voltado para o lado do Sol (a fim de evitar a ofuscação nos olhos), estender as pernas e os braços, e deixar o movimento das ondas mover o seu corpo humano à vontade, boiando ou flutuando completamente relaxado.

Estando bem relaxado, crie com sua imaginação uma imagem no teto do seu quarto, se estiver deitado, ou na parede se estiver sentado. A imagem pode ser um circulo, um pentagrama, ou qualquer uma do seu agrado. Comumente usa-se uma imagem que traz em si mesma uma simbologia mística para que possa meditar em seu significado. Após criar essa imagem, concentre-se nela, medite nela. O importante é sua mente não perder o foco, não divagar.
Depois de algum tempo assim, imagine que no meio da sua imagem aparece um buraquinho quadrado luminoso. Esse buraquinho é o seu portal. Concentre-se nele e bem devagarzinho vá aumentando o seu tamanho, mas tem que ser bem lento mesmo. Imagine que conforme ele se abre, uma energia sai dele e puxa você para dentro dele.

Postagens mais visitadas deste blog

ENTIDADES III (Entendendo a vampirização II )

UM CASO DE VAMPIRISMO

BREVE INTRODUÇÃO MAGICA III